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O que é e como funciona o Call Center

Sumário

Entender o que é e como funciona o call center é indispensável quando se está estruturando um setor de atendimento ao cliente.

Afinal, o atendimento telefônico é um dos principais meios de se relacionar com consumidores, oferecendo atendimento rápido e eficiente.

Tendo uma central de atendimento bem estruturada é possível melhorar significativamente o atendimento ao cliente em seu negócio. E é por isso que trouxemos mais informações sobre a relevância do setor e seu objetivo. Confira tudo a seguir e esclareça suas principais dúvidas sobre o tema.

O que é um call center?

Um call center nada mais é que uma central de atendimento ao cliente, que permite manter um atendimento telefônico de qualidade.

Profissionais qualificados atuam no setor, com o intuito de manter a marca próxima do cliente, oferecendo:

  • Orientação ao consumidor;
  • Disponibilizando suporte técnico;
  • Conduzindo pesquisa de satisfação;
  • Realizando vendas de produtos.

Portanto é um setor relevante para a empresa, mantendo uma boa imagem da marca no mercado. Além disso, o fato de ter uma relação direta com o consumidor faz com que os profissionais do setor tenham uma visão global da empresa.

Diariamente esses colaboradores se conectam com informações passadas pelos clientes que podem contribuir significativamente para a marca. Afinal, insatisfações, elogios e todos os tipos de feedbacks são comuns na rotina dos colaboradores de atendimento ao cliente.

Qual o objetivo e a importância de um call center?

Um call center é capaz de melhorar o atendimento ao cliente e o relacionamento com a marca. Dessa forma, a atuação é de grande importância por contribuir para elevar a satisfação do consumidor com a empresa.

Dependendo da forma de estruturar o call center ele pode ser responsável por aumentar o ticket médio, gerando novas vendas. Além disso, o atendimento especializado contribui positivamente para a fidelização.

Aspecto que faz toda a diferença para que o negócio consiga crescer, mantendo uma base de clientes fiéis que é saudável para sua competitividade. Sabendo a base de clientes com a qual pode contar, a marca tem previsibilidade de receita e consegue crescer de forma sustentável.

Leia mais:

Como funciona a estrutura de call center?

Um call center pode ser um setor interno da empresa ou uma estrutura terceirizada. Em todos os casos, a equipe de atendimento é responsável por dar rápida resposta para os chamados dos clientes que ligam na central.

A equipe deve ter número suficiente de colaboradores para atender ao volume de ligações no caso do receptivo. Bem como, o número de funcionários deve ser compatível com a meta a ser atingida no caso de call center ativo.

Além disso, a estrutura demanda uma central que interligue os setores, para que as ligações sejam direcionadas aos profissionais corretos. Por exemplo: ao ligar para um banco é possível falar com atendentes especialistas em financiamentos ou cartões de crédito.

O correto direcionamento é parte fundamental para que se possa proporcionar uma boa experiência para o consumidor.

Quais os tipos de call center?

Existem diferentes tipos de centrais de atendimento ao cliente nas empresas, são eles:

Passivo ou receptivo

Trata-se de uma operação na qual o atendente apenas recebe as ligações do cliente, visando resolver as demandas.

Geralmente são solicitações de suporte, reclamações, clientes buscando comprar um produto ou serviço ou esclarecer dúvidas.

Ativo

É um tipo de call center no qual os profissionais ligam para os clientes visando oferecer produtos e serviços, efetuar cobranças ou responder solicitações.

Também é possível que a equipe esteja preparada para fazer o pós-vendas e pesquisas de satisfação junto ao público consumidor da marca.

Operação mista

Trata-se de um modelo no qual o operador poderá receber ou fazer ligações, com o intuito de alcançar as metas da empresa.

Por ser uma função mais complexa, a equipe precisa estar bem preparada para atender os diferentes tipos de situações e chamados de seus consumidores. 

Como ter um call center ajuda no crescimento do negócio

O call center pode impulsionar o crescimento da empresa de diferentes formas. Uma vez que, é um setor responsável pela relação com o público consumidor da marca. Por isso, os resultados entregues pelo setor tendem a ser os seguintes:

Fidelização dos clientes

Quando a empresa tem um bom atendimento, é possível fidelizar o público consumidor, tendo resultados acima da média.

O call center tanto pode atuar resolvendo problemas para manter a satisfação, quanto diretamente no pós-vendas para evitar problemas. Portanto, é uma atuação estratégica para a empresa que deseja manter a satisfação de seus clientes.

Aperfeiçoamento contínuo do atendimento

Quando bem estruturada, a central de atendimento consegue ser rápida e eficiente para resolver problemas dos clientes. Dessa forma, é possível reverter cenários que eram desfavoráveis para a marca.

Além disso, os profissionais recebem feedback constante dos clientes, com informações que são valiosas para a marca. Através dos relatórios da equipe é possível investigar os motivos pelos quais o público está apresentando insatisfações.

Portanto, é um setor que oferece informações valiosas para a marca, com o intuito de permitir um aperfeiçoamento constante das soluções oferecidas pela empresa.

Crescimento da base de clientes

Uma empresa que oferece qualidade de soluções e de atendimento consegue alcançar o crescimento da base de clientes.

Uma vez que, os consumidores estão satisfeitos e são fiéis ao negócio. Além disso, clientes felizes tendem a indicar a marca para amigos.

Outro viés da atuação de um call center que impulsiona o crescimento da base de clientes é justamente a oferta ativa de produtos e serviços. Portanto, é um setor bastante estratégico para negócios dos mais variados nichos.

Ter uma equipe de bons profissionais atuando em sua central de atendimento faz toda a diferença para impulsionar o negócio.

Empresas que almejam crescimento expressivo devem investir continuamente na melhoria do atendimento ao consumidor. Afinal, segundo pesquisa da Neoassist, 68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um bom atendimento.

O que revela a importância de as empresas investirem em estratégias adequadas para melhorar o atendimento aos seus clientes. De modo que, consigam fidelizar, encantar e aumentar a própria receita trazendo a qualidade de atendimento como um diferencial competitivo.

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