O chatbot é uma ferramenta de trabalho usada por grandes empresas. Entender o que é e como funcionam os assistentes virtuais poderá fazer toda a diferença para implementar a solução em seu negócio.
De modo que, tenha facilidade de utilizar bots como um aliado do atendimento de seus clientes. Afinal, muitas soluções podem ser oferecidas por assistentes digitais, sem precisar de interação humana. E é por isso que o uso de chatbots está transformando o mercado.
Confira absolutamente tudo sobre o que é e como funciona um chatbot a seguir, para que possa identificar se a ferramenta atende sua demanda.
O que é um chatbot?
De forma simples, podemos dizer que é um programa que simula conversas humanas, usado para dar respostas ao cliente.
Atualmente as empresas adotam o uso de chatbots controlados por inteligência artificial, que oferecem um atendimento mais humanizado.
Dessa forma, a interação ganha mais qualidade. Uma vez que, a cada nova resposta do cliente gera uma resposta assertiva para proporcionar o melhor atendimento possível.
Portanto, é uma ferramenta que ajuda a acelerar o atendimento ao cliente, viabilizando que dúvidas básicas sequer sejam transmitidas para atendentes humanos.
Aspecto que faz com que seja possível otimizar a experiência, viabilizando que os consumidores sejam atendidos com agilidade. E em casos de solicitações como segunda via de fatura, por exemplo, o cliente é perfeitamente atendido somente pelo chatbot.
Afinal, toda a sua demanda é resolvida pelo assistente virtual e o cliente não precisa perder tempo esperando atendimento de um humano.
Leia mais em nosso blog:
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- Canais de Atendimento: quais são e como definir o meu?
Como funcionam os chatbots?
Para entender o funcionamento do chatbot, é preciso entender que ele se dá em etapas principais, a seguinte forma:
- Recepção da mensagem: A partir do momento em que uma pessoa envia mensagem, o chatbot entra em ação para processar o que foi dito;
- Análise da mensagem: Usando algoritmos de IA, o chatbot faz a análise da mensagem. Dessa forma, conseguirá reconhecer a linguagem e entender o que a pessoa quis dizer.
- Resposta: Com base naquilo que foi analisado, o bot envia a resposta mais adequada que está disponível em seu banco de dados. Em alguns chatbots existe a possibilidade de criar uma resposta a partir do aprendizado que obteve analisando a pergunta.
Portanto, é um sistema bastante completo e que realmente é capaz de oferecer soluções para demandas básicas. De modo que, a equipe de atendimento possa ser pequena e ainda assim eficaz. Uma vez que, demandas mais básicas sequer são passadas para os profissionais.
Basta ter um chatbot fazendo o atendimento inicial e a equipe não ficará sobrecarregada. Justamente por garantir que a equipe responsável esteja focada apenas na demanda daqueles clientes que apresentam problemas mais complexos.
Como utilizar o chatbot na sua empresa
Praticamente todas as empresas podem utilizar assistentes virtuais para facilitar a dinâmica de atendimento, com o intuito de otimizar a interação. Existem múltiplas maneiras de usar a tecnologia, como:
Atendimento ao cliente
O uso mais comum, sem dúvidas, é para responder clientes resolvendo problemas mais simples. Uma vez que, o sistema poderá fazer toda a interação inicial e encaminhar para atendimento humano somente o que é mais complexo.
Aspecto que é importante para que a empresa possa ter um time de atendimento humanizado enxuto. E que ao mesmo tempo, é eficiente por atender somente aqueles clientes que realmente precisam de suporte.
Afinal, demandas como segunda via da fatura podem ser resolvidas com maior agilidade sem a necessidade de interação humana.
Setor de vendas
No setor de vendas, o chatbot pode ser implementado para recomendar produtos antes da finalização de transações. Isso já é muito comum em negócios que funcionam no modelo de e-commerce.
Ao colocar um item no carrinho, o assistente virtual recomenda combinações com outros produtos que fazem sentido. Como a compra de uma televisão combinada com seu suporte para fixação na parede. O objetivo, nesse caso, é aumentar o ticket médio.
Agendamentos
Em empresas prestadoras de serviços, é importante ter um agendamento eficiente. Para tal, os chatbots são úteis auxiliando na marcação, cancelamento e alteração de compromissos. Além disso, o sistema pode ser configurado para o envio de alertas de confirmação de presença.
Automação de tarefas
Com uma lista de FAQs atualizada, é possível usar o chatbots para responder perguntas frequentes. Dessa forma, a sua equipe não perde tempo com atendimentos desse tipo.
Para análise de dados
É possível implementar o chatbot com o objetivo de analisar os dados coletados durante interações com clientes. Dessa forma, é possível monitorar métricas e avaliar resultados com expressiva precisão.
Vantagens de ter um chatbot
Usar uma ferramenta como um chatbot na empresa oferece muitas vantagens competitivas para o negócio, entre elas, podemos destacar:
- Disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Possibilidade de trabalhar com uma equipe de poucos colaboradores;
- Automação de processos repetitivos;
- Disponibilidade de múltiplos canais de atendimento;
- Manutenção de um atendimento rápido;
- Satisfação do cliente que tem sua demanda atendida com agilidade.
Portanto, é uma tecnologia que realmente veio para ficar e que tem muito potencial, quando bem utilizada. É óbvio que é importante investir em assistentes virtuais que ofereçam um atendimento de excelência.
De modo que, as interações sejam positivas para os clientes que entram em contato com a marca. Afinal, o objetivo é encantar, auxiliar e fidelizar.
O que faz com que seja importante ter um sistema que está em constante aperfeiçoamento, para que se possa garantir que todos os usuários fiquem satisfeitos.
Melhorar continuamente o atendimento ao cliente é uma demanda que exige atenção e esforço da equipe responsável. Uma vez que, interações eficientes, rápidas e resolutivas servem justamente para encantar seu público e fidelizar.
Portanto, é válido lançar mão de treinamento dos profissionais, ferramentas como chatbots e muito mais. Aproveite que agora já conhece a solução para que possa estudar sua implementação no negócio.
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