O bom atendimento ao cliente é capaz de fidelizar e pode ser um significativo diferencial para sua empresa. Afinal, segundo pesquisa da Zendesk, 8 em cada 10 consumidores pagariam mais por um atendimento melhor.
Portanto, empresas que realmente se diferenciam no atendimento conseguem usufruir de muitos benefícios no mercado. Contudo, é preciso ter clareza sobre o que é um bom atendimento para que consiga alcançar esse público disposto a pagar por ele.
Nós trouxemos mais informações sobre o que de fato é considerado um bom atendimento. De modo que, possa identificar o que falta para melhorar a experiência dos seus clientes.
A Importância do Atendimento ao Cliente para o Sucesso do Negócio
Seja qual for o porte da empresa, o atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Tendo em vista que, o atendimento qualificado é responsável por construir a imagem que o público tem da marca. E isso faz toda a diferença para o sucesso do negócio no curto e longo prazo.
Uma vez que, é um fator determinante para que os clientes confiem na marca, tenham uma boa experiência de compra e se fidelizem. Se o consumidor é bem atendido, encontra honestidade nas informações e tem sucesso em suas compras, é natural que ele fique satisfeito.
E por isso, é comum que os clientes felizes com as marcas que compram habitualmente indiquem essas marcas aos amigos. O que faz toda a diferença para que se tenha bons resultados no crescimento da base de clientes fiéis à marca.
Características de um Atendimento ao Cliente de Qualidade
Para estabelecer um atendimento ao cliente de qualidade, antes de mais nada é preciso conhecer suas características, que são:
1. Agilidade e conhecimento profundo sobre o serviço ou produto
Nenhum cliente deseja esperar para ser atendido. É importante que o atendente tenha rapidez para resolver o problema e domínio sobre o produto ou serviço.
De modo que, possa passar as informações que o cliente necessita com agilidade, transparência e segurança. Uma dica útil é que o setor de atendimento e vendas precisam conversar. Se os profissionais se conhecem e trocam informações com facilidade, a qualidade da interação com o cliente aumenta.
2. Interação humanizada
Toda interação precisa ser necessariamente humanizada. O cliente precisa sentir que está recebendo atenção, seja na interação presencial ou virtual.
É interessante focar no atendimento, chamar o cliente pelo nome e oferecer uma experiência totalmente humanizada. De modo que, possa garantir a satisfação de seu consumidor.
3. Foco na solução do problema do cliente
O cliente chega até a marca com um problema e buscando um produto ou serviço que traga real solução. O atendimento sempre deve ser voltado para oferecer a solução ideal, deixando claras as características do produto ou serviço.
Dessa forma, o consumidor se sente atendido com honestidade por parte da empresa, o que faz toda a diferença para que se sinta bem.
4. Empatia: a palavra de ordem no bom atendimento ao cliente
A empatia é a capacidade de seu atendente se colocar no lugar do cliente para oferecer a solução ideal. Portanto, é indispensável que todos os atendentes treinem a própria empatia e consigam exercê-la no ambiente de trabalho.
O objetivo é que o cliente se sinta respeitado e entenda na interação que o atendente não está empurrando produtos ou serviços de alto custo. A empatia gera aproximação, sensação de confiança e ótimos resultados para a interação.
Estratégias para Melhorar o Atendimento ao Cliente
Existem algumas estratégias de atendimento ao cliente que podem fazer toda a diferença para melhorar a experiência do consumidor, como:
1. Treinar a equipe
É indispensável treinar a equipe, com o objetivo de garantir que todos ofereçam ao cliente o mesmo padrão de atendimento.
O treinamento contínuo é a única maneira de garantir qualidade de atendimento na instituição, adotando as melhores práticas do mercado. Afinal, lidar com o público é desafiador e o profissional precisa estar bem preparado.
2. Disponibilizar atendimento onde o cliente está
Outra estratégia de grande relevância para melhorar o atendimento ao cliente em sua empresa é atender o consumidor em múltiplos canais.
É possível oferecer atendimento no WhatsApp, chat do site, redes sociais e outros canais de interação. Sempre com foco em uma abordagem omnichannel para encantar o cliente e auxiliá-lo em sua jornada de compras.
3. Oriente a equipe a ouvir o cliente
Muitas vezes a pressão para alcançar metas financeiras acaba fazendo com que o atendente só foque em vender. Quando na verdade, ao ouvir o cliente é possível alcançar um resultado muito mais expressivo.
Uma vez que, o atendente poderá entender as dores de seu cliente, viabilizando que ofereça soluções realmente personalizadas. Aspecto que faz com que se tenha qualidade no atendimento e ao mesmo tempo o cliente tenha sucesso com a marca.
O que garante maiores chances de fidelizar o consumidor, alcançando ótimos resultados para a empresa e seus clientes.
O Papel da Tecnologia no Atendimento ao Cliente
A tecnologia é essencial no atendimento ao cliente, principalmente em empresas com maior fluxo de consumidores entrando em contato.
Afinal, como falamos anteriormente o cliente busca agilidade. Por meio de automações é possível oferecer atendimento rápido, humanizado e eficiente.
Contudo, é indispensável desenvolver uma estratégia personalizada para sua marca, com mensagens automáticas alinhadas ao seu tom de voz.
O objetivo é que o cliente sempre se sinta bem atendido, mesmo quando sabe que está interagindo com um robô de atendimento.
Como Medir a Satisfação do Cliente e Melhorar Continuamente
É indispensável que periodicamente a empresa invista em pesquisas de satisfação, com o intuito de melhorar continuamente.
Somente por meio de pesquisas será possível identificar pontos que precisam ser melhorados. De modo que, seja possível se destacar no mercado e manter os clientes fiéis.
Investir na experiência do cliente é sempre uma decisão estratégica, com o intuito de diferenciar a marca e beneficiar a fidelização.
Aproveite todas as estratégias e orientações que oferecemos para investir na melhoria no atendimento ao cliente.