Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e ter pessoas que consigam lidar com as demandas relacionadas ao mundo digital, e a construção da sua marca online se tornou essencial em diversas empresas.
Hoje vamos falar sobre o community manager, e como esse profissional pode te ajudar a fidelizar os seus clientes, e criar uma base forte para sua marca online.
O que é Community Manager?
O community manager ou gerente de comunidades, é um profissional responsável pela construção e gerenciamento de uma comunidade em torno de uma marca online. Ele tem como principal objetivo fazer com que o relacionamento entre a marca e os seus consumidores seja o mais próximo possível.
Um gerente de comunidades tem que nutrir, criar relacionamentos e fazer com que o público da sua marca esteja engajado com a mesma, criando um ambiente de confiança entre o cliente e a marca, e fidelizando essas pessoas.
O universo online gera muitas oportunidades, e um community manager busca fazer com que a marca tenha uma presença digital sólida, o que os ajuda a captar clientes através da internet.
Ser community manager vai além de gerenciar redes sociais e interagir com clientes, para executar um bom trabalho ele precisa transformar as informações que obtém através das comunidades em ações úteis que visem o fortalecimento da marca.
Porque ter um Community Manager
Ter um community manager vai ser essencial no desenvolvimento de processos na internet para sua empresa. Vai trazer uma relação de confiança com os clientes, o que auxilia no engajamento da sua marca.
Manter uma comunicação constante e cuidadosa com os clientes, traz uma valorização da empresa perante o público, além de auxiliar na conversão de leads para o negócio.
Ter um gerente de comunidades vai contribuir com a comunicação da empresa, evitando ruídos e falhas, além disso, vai enxergar também novas oportunidades de negócios e parcerias.
O que faz um community manager
Como já falamos, a consolidação desse profissional se deu pela chegada da era digital, e apesar de serem muito importantes no seu processo de trabalho, nem só de gerenciamento de redes sociais vive um community manager.
Existem diversas atividades que um gerente de comunidades desempenha, e separamos algumas delas abaixo:
- Fazer o gerenciamento da marca em todas as plataformas que ela se encontra;
- Criar relacionamentos com os clientes, fãs e interessados na marca;
- Promover encontros, eventos e diversas iniciativas junto ao público da marca;
- Ajudar na definição de estratégias de conteúdo para mídias sociais;
- Criar rituais, conexão e engajamento dentro da comunidade;
Considerando que nenhum profissional é igual, e as demandas e atividades mudam de acordo com a empresa e o seu estilo de negócio, nem todo community manager vai fazer todas essas atividades, assim como nem todos vão fazer somente essas.
O desempenho e as principais funções que esse profissional vai desempenhar, vão depender da necessidade de cada empresa.
Quanto ganha um Community Manager
O community manager é um cargo que ascendeu muito nos últimos anos,e por isso não tem uma base salarial bem definida como outras profissões já a mais tempo consolidadas, porém nós pesquisamos e trouxemos os valores mais recentes de quanto ganha esse profissional.
Segundo o portal Vagas.com um community manager ganha em média um salário de R $3.300,00 , mas normalmente começa com um salário inicial de R $2.119,00.
Já segundo o Glassdoor um community manager tem uma média salarial de R $3.448,00, o que não se diferencia tanto da média que foi falada anteriormente, porém mostrando um salário inicial de R $2.593,00.
Lembrando que esses valores são médias salariais, e que podem sofrer alterações ao longo do tempo, e variar muito a depender do cargo que se ocupa, e o nível profissional que esteja, seja ele, júnior, pleno ou sênior.
Devemos considerar também que muitos profissionais ainda ficam restritos aos cuidados das redes sociais, e por conta disso alguns salários ficam abaixo da média.
O community manager é um profissional que cresce, e tende a continuar crescendo muito dentro do mercado de trabalho.
Por conta da aceleração do mundo digital, e das empresas precisando cada vez mais fidelizar clientes, ter um gerenciador de comunidades é com certeza um diferencial para qualquer negócio.
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