Operador de Telemarketing: O que faz, salário e carreira

Operador de Telemarketing

O operador de telemarketing é um profissional que atua ligando ou recebendo ligações de clientes ao longo do dia. Sua atuação é fundamental no atendimento ao público consumidor de uma empresa, o que revela a importância de sua atuação.

A carreira de atendente de telemarketing costuma ser uma ótima opção para quem gosta de fazer atendimento ao cliente e busca um emprego. 

Todavia, é importante entender mais sobre as funções e dinâmicas de empresas de telemarketing, para que possa identificar se a carreira é ideal para você. Nós trouxemos todos os detalhes sobre o que faz, qual o salário e como é a carreira de telemarketing. Confira tudo a seguir.

O que é um operador de telemarketing?

Operador de telemarketing é o profissional que tem a função de interagir com clientes ou potenciais clientes por meio de ligações.

É comum que se tenha em empresas o operador de telemarketing ativo, que faz a ligação para uma lista e o passivo que recebe ligações. Ambos são extremamente importantes para o cotidiano de funcionamento do negócio. 

Uma vez que, o operador de telemarketing que recebe ligações geralmente está disponível para atender demandas do cliente.

Enquanto o profissional que atua no telemarketing ativo entra em contato com clientes e oferece produtos e soluções da empresa.

Portanto, é um profissional extremamente importante para o setor de vendas e de relacionamento com o cliente. 

O que faz um operador de telemarketing?

Depende do setor no qual o profissional está inserido. Mas como dito anteriormente, o profissional pode atender o cliente com o intuito de esclarecer dúvidas e auxiliar com o serviço ou produto da empresa.

Bem como, é possível que o profissional atue oferecendo soluções para clientes, gerando vendas para a empresa. Em ambos os casos, o profissional é de suma importância para que a empresa possa ter resultados que são acima da média.

Tendo em vista que, o profissional será uma ponte entre a marca e o cliente, possibilitando que a experiência proporcionada seja sempre a melhor possível.

Dessa forma, a marca alcança resultados que são acima da média no mercado. Aspecto que faz toda a diferença para que se possa ter bom faturamento e uma boa reputação no mercado.

Se a empresa tem uma equipe de alta performance no telemarketing, é natural ter clientes satisfeitos e fidelizados. Portanto, a atuação de um profissional de telemarketing é importante para negócios de diferentes nichos. Confira a seguir algumas das ações que o profissional desempenha:

  • Fornece informações gerais, tira dúvidas e resolve problemas dos clientes;
  • Dá suporte técnico para produtos e serviços variados;
  • Faz a venda direta dos produtos e serviços da empresa;
  • Efetua cobranças;
  • Oferece mudanças de planos de celular, televisão e outros serviços para aumentar o ticket médio.

Portanto, é uma atuação extremamente valiosa para a empresa, desde que a equipe de telemarketing seja bem treinada para o cargo que ocupa.

Quanto ganha um operador de telemarketing?

Segundo o Glassdor, a média de salário de um operador de telemarketing no Brasil é de R$1.564 em 2024.

Todavia, é importante considerar que o profissional poderá iniciar a carreira como operador de telemarketing e avançar para supervisor do setor, por exemplo. 

Conforme o profissional adquire experiência, desenvolve suas habilidades e alcançar as metas da empresa, é possível ter uma remuneração maior.

Além disso, dependendo da organização na qual o profissional trabalha existem pagamentos em espécie ou brindes por metas alcançadas. Portanto, vale a pena aproveitar as possibilidades na área, para que tenha uma boa remuneração.

A dedicação do profissional sempre fará a diferença na possibilidade de crescer em sua carreira e consequentemente ganhar mais.

Onde atua o operador de telemarketing?

É interessante destacar que o operador de telemarketing é um profissional que pode atuar internamente nas empresas, bem como, em empresas de telemarketing.

Muitos negócios terceirizam o setor de telemarketing, como é o caso de bancos, financeiras e outras grandes empresas.

Dessa forma, é possível aproveitar a qualidade do serviço especializado, contribuindo para que o setor de telemarketing seja responsável por bons resultados para a empresa.

Não é raro que empresas menores tenham um profissional interno, atuando em modelo híbrido. Afinal, negócios menores precisam de profissionais capazes de ligar para clientes e também atender chamados.

Seja para trabalhar internamente na organização ou em uma empresa de telemarketing que atende diferentes empresas, é preciso ter treinamento.

Afinal, os resultados são conquistados justamente por dominar informações sobre as soluções que o atendente representa. Se o operador não está capacitado para tirar dúvidas e auxiliar o cliente, dificilmente o atendimento será considerado excelente.

Seja para ofertar o produto ou receber uma ligação visando esclarecer dúvidas, o profissional precisa estar bem preparado.   

Leia mais em nosso blog:

Como se tornar um operador de telemarketing?

Para se tornar um operador de telemarketing é preciso ter o ensino médio completo, boa capacidade de comunicação e familiaridade com tecnologias.

Uma vez que, o profissional receberá ou fará as ligações usando um sistema interno. Dessa forma, é possível gerar protocolos de atendimento e registrar a interação com o cliente.

O setor de telemarketing é uma das áreas com alta rotatividade de profissionais. Não é raro que os egressos do ensino médio que buscam uma primeira oportunidade de emprego aproveitem para se inserir na área de telemarketing.

Uma vez que, é uma área com fácil inserção, mesmo quando o profissional não tem experiência prática no currículo.

Todavia, é necessário ter boa habilidade de se comunicar. Bem como, é indispensável que o profissional seja rápido em digitar e tenha expertise com tecnologia.

Se submeter aos treinamentos e seguir os protocolos de atendimento é um cuidado indispensável para que se mantenha na carreira. Afinal, os protocolos existem com o intuito de aumentar as chances de sucesso a partir das interações.

Agora que já sabe mais sobre a carreira, identifique se é compatível com as suas expectativas e certifique-se de procurar uma vaga na sua região. Tendo em vista que, é uma atividade importantíssima para as empresas e que possibilita desenvolvimento de habilidades importantes para o profissional.

Quer aprender mais sobre sucesso do cliente e atendimento de qualidade? Continue aproveitando nossos conteúdos.

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS