Saber o que é persona, como criar a sua, como usar essa ferramenta para se aproximar de seu público e ter sucesso nas vendas é fundamental.
De modo que, sua empresa possa gerar identificação para com o público-alvo e construir relações que ajudem a impulsionar as vendas.
Portanto, confira tudo sobre persona a partir de agora, para que possa identificar se vale a pena criar a sua persona e turbinar suas vendas a partir de estratégias usando essa ferramenta.
O que é persona?
A persona consiste em uma representação criada pela equipe de marketing sobre o que seria o cliente ideal.
A criação se baseia em dados que são coletados junto aos clientes reais da empresa. A persona
representa as motivações, objetivos, desafios e preocupações do cliente real.
Por isso, é uma ferramenta para gerar identificação entre a empresa e o público-alvo. Dessa forma, é possível estreitar relações com os consumidores.
Aspecto que contribui para que eles se sintam encorajados a continuarem comprando de sua empresa ao invés de recorrer ao concorrente direto.
Existe diferença entre persona e público-alvo?
Sim! Existe uma diferença significativa entre persona e público-alvo, que precisa ser respeitada, uma vez que, ambos são dados importantes para que você possa se comunicar com eficiência junto aos seus clientes. O público alvo é definido considerando:
- Sexo;
- Idade;
- Estado civil;
- Área de formação;
Enquanto a persona é mais específica por ser a criação de uma personalidade compatível com as características principais de seu público-alvo.
Por exemplo, uma empresa que atende mulheres de 25 a 30 anos, com renda média de R$5 mil, pouco tempo de formação e interesses em comum pode ter uma persona feminina com 27 anos e outras características conforme obtidos na análise do público-alvo.
Além disso, é importante saber que, também é possível ter mais de uma persona. De modo que, a sua empresa consiga produzir conteúdo adequado para se comunicar com essas pessoas gerando identificação.
Afinal, ter somente uma persona pode acabar limitando muito o seu público. Entretanto, ter personas em excesso pode dificultar a sua estratégia, gerando perda de foco no longo prazo.
Leia mais:
- Ideal Customer Profile Vs. Público-alvo Vs. User e Buyer Persona
- Público-Alvo: Como definir e qual a sua importância
Exemplos de persona
Sua empresa tem como público-alvo: mulheres, de 25 a 45 anos de idade, faixa de renda entre R$2.000 e R$6.000 que gostam de praticar esportes. Dito isso, é possível criar uma persona mais jovem e outra com idade mais avançada, como:
Ana Clara
Ana tem 26 anos, é solteira, mora em São Paulo, e trabalha como arquiteta, ganhando em média R$4 mil ao mês.
Ela sonha em abrir o prório escritório de arquitetura, e em seu tempo livre gosta de correr com as amigas e de escutar música.
Júlia Almeida
Júlia tem 40 anos, é casada, mora em Belo Horizonte, e trabalha com publicidade ganhando um salário de R$6 mil ao mês.
Ela pratica esporte por recomendação médica, e no seu tempo livre gosta de sair para dançar e passear ao ar livre.
Dessa forma, é possível ir direcionando a comunicação e criação de conteúdos de acordo com a persona que deseja atingir.
De modo que, possa ter engajamento das duas fatias de seu público, garantindo que cada uma delas se identifique com a persona que foi criada para justamente gerar esse engajamento.
Porque criar uma persona?
Criar uma persona ajuda sua empresa a ter a comunicação mais adequada para com seu público. E isso é fundamental para alcançar o sucesso na manutenção de uma relação que impulsiona as vendas.
A persona te ajuda a garantir que não está promovendo seu produto da forma errada. Afinal, você pode estar falando de esporte para quem é sedentário e com isso, acaba gerando somente perda de capital investido.
Uma vez que, não terá engajamento ou o sucesso pretendido em sua comunicação. Portanto, construir uma persona permite:
- Definir corretamente sobre o que a sua marca irá falar;
- Permite adotar um estilo de linguagem correto para atrair o público;
- Ajuda a traçar suas estratégias de marketing baseado no público que deseja focar;
- Permite entender melhor o que as pessoas buscam sobre informações em seu nicho e o que desejam consumir;
- Ajuda a desenhar quais tópicos são relevantes para seu público.
Portanto, uma estratégia de marketing depende diretamente da construção de uma persona de forma assertiva, para garantir que a comunicação com seu público seja coerente e estratégica.
Quando não existe essa criação, a tendência é que a empresa tenha um resultado ruim no custo de divulgação de suas campanhas. Afinal, por não direcionar corretamente o conteúdo ele não engaja.
Como criar sua persona
O processo de criação da persona depende diretamente de pesquisa de campo. É preciso contar com os clientes reais de seu negócio preenchendo informações pessoais em uma pesquisa para que possam contribuir para o desenvolvimento da persona.
Por isso, é indispensável criar uma pesquisa corretamente, para que possa usar os dados em prol de desenvolver o que é a persona real de seu negócio.
Não adianta idealizar uma faixa etária, faixa de renda e preferências do seu público. É preciso perguntar para quem realmente compra.
Com uma pesquisa enxuta e direta ao ponto, é possível obter as informações necessárias e beneficiar a sua empresa.
Portanto, não deixe que o receio de incomodar acabe dificultando o processo de desenvolvimento da persona. Afinal, somente usar informações baseadas em achismos não é suficiente.
Estabeleça um período de pesquisa, envie o formulário para seus clientes e use as respostas para desenvolver a persona de seu negócio. Algumas dicas de perguntas para o formulário são:
- Quais são os maiores desafios de sua rotina?
- Qual seu grau de instrução?
- Por onde se informa?
- O que influencia as suas decisões?
Persona não precisa ser uma só
Agora que já sabe o que é e como criar uma persona, aproveite que não precisa ser uma só e desenvolva as personas mais adequadas para seu negócio.
Geralmente empresas que trabalham com um público-alvo muito amplo precisam de mais de uma persona para que possam conversar com os múltiplos perfis de clientes.
Dessa forma, é possível garantir que a comunicação será sempre eficiente e você poderá aproveitar ao máximo a comunicação para com seu público, garantindo que a eficiência ajude a reduzir custos e potencializar resultados.
Afinal, toda empresa deseja ter uma comunicação digital mais eficiente que engaja, poupa recursos e possibilita bom retorno.
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