Escolher a plataforma de atendimento ideal para seus clientes é uma decisão bastante delicada. Afinal, a cada dia os clientes esperam mais das empresas, o que faz com que o software de atendimento seja uma escolha muito relevante.
Diante disso, trouxemos algumas informações e dicas úteis sobre plataformas de atendimento, com o intuito de te auxiliar a melhorar a experiência do seu público.
Afinal, o software de atendimento ao cliente ideal terá grande impacto nos resultados de seu negócio. Confira tudo a seguir e se inspire para melhorar suas ferramentas de trabalho.
O que é uma plataforma de atendimento?
A plataforma de atendimento ao cliente é o local no qual a empresa desenvolve seu relacionamento com os clientes. Uma vez que, é através da plataforma que se consegue gerir as demandas do público.
Por isso mesmo, é importante ter uma boa plataforma, que seja capaz de disponibilizar tudo aquilo que o cliente espera da marca.
Existem vários tipos de softwares disponíveis no mercado, cada qual com as suas próprias características. O que faz com que seja relevante analisar, principalmente, os objetivos de sua marca, para escolher a melhor opção.
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Quais os tipos de plataforma de atendimento ao cliente
Existem alguns tipos de softwares de atendimento ao cliente disponíveis no mercado, como:
Helpdesk
Trata-se de um sistema que contribui para gerenciar os tickets de suporte, monitorando o progresso das solicitações dos clientes.
Através da plataforma é possível monitorar o histórico de interações com os clientes, viabilizando que o atendimento tenha qualidade.
Ideal para empresas com grandes volumes de solicitações de suporte, o sistema possibilita uma interação eficaz para a marca e para o consumidor. Uma vez que, através do histórico é possível gerenciar quais são as reclamações mais frequentes e assim, prestar o melhor suporte.
Chatbots
Outra opção possível são os chatbots, que automatizam o atendimento ao cliente usando inteligência artificial.
Dessa forma, é possível oferecer respostas instantâneas para os consumidores, auxiliando em dúvidas frequentes. O suporte básico passa a ser automatizado, evitando perda de tempo para os clientes e para os atendentes.
Os atendentes humanos, por sua vez, podem focar em demandas mais complexas, garantindo que se tenha um atendimento de alta qualidade.
VoIP
O VoIP é um sistema que permite que as empresas realizem chamadas telefônicas através da internet, o que elimina a infraestrutura tradicional.
De modo que, a tecnologia possa proporcionar flexibilidade, escalabilidade e recursos avançados. Portanto, é viável encaminhar chamadas, gravar e analisar as chamadas. Aspecto que torna o atendimento muito mais eficiente.
Qual o momento ideal para investir em uma plataforma de atendimento?
O investimento deve ser feito quando o objetivo da empresa é crescer e há condição financeira para viabilizar a qualidade de atendimento.
Tendo em vista que, é um investimento relativamente alto, que demanda planejamento e que impacta significativamente o cotidiano do negócio.
Todos os clientes que buscam atendimento são diretamente impactados pelo uso de uma boa plataforma de atendimento. Para além disso, é interessante perceber que o atendimento satisfatório manterá a base de clientes do negócio saudável.
O que possibilita que a equipe de vendas se concentre em captar mais clientes e o atendimento de qualidade seja capaz de mantê-los fiéis.
Portanto, é um investimento bastante estratégico para empresas que almejam crescimento de sua base de clientes.
Como escolher a melhor plataforma de atendimento para o seu negócio
A escolha da melhor plataforma é uma decisão que deve considerar uma série de pontos, como:
01. Usabilidade
É preciso escolher um software de atendimento ao cliente que seja intuitivo e fácil de usar, para que o treinamento da equipe seja otimizado.
A usabilidade agiliza os processos adotados pela equipe e melhora a qualidade do atendimento oferecido ao cliente. Portanto, escolha uma solução simples, que ofereça bons recursos e que possa ser personalizada para a rotina de sua empresa.
02. Escalabilidade
É interessante que a ferramenta ofereça escalabilidade. Justamente para que o crescimento de sua empresa seja acompanhado pelo software.
Caso contrário, a tendência será que a empresa necessite trocar o sistema e isso impacta em novos investimentos. Aspecto que normalmente é indesejado pelos negócios. O ideal é que os recursos usados possam ser flexíveis e continuem sendo usados conforme a empresa cresce.
03. Integração de canais
Empresas que focam em qualidade de atendimento costumam adotar o conceito omnichannel. Por isso mesmo, é importante ter uma ferramenta que integra e-mail, WhatsApp, telefone e outros recursos usados pela empresa.
De modo que, seja possível simplificar a gestão de todos os atendimentos, para que o profissional saiba quais são as demandas daquele cliente.
O objetivo é sempre que a experiência do cliente seja melhorada, fortalecendo a relação dele com a marca através da qualidade do suporte oferecido.
04. Análise de custos
É importante selecionar uma plataforma de atendimento que tenha um custo inicial acessível. Bem como, é preciso que o custo de manutenção, suporte e atualizações caiba no orçamento da empresa.
Não obstante, é útil ter um equilíbrio entre o custo e o benefício que a plataforma oferece para a empresa.
Dessa forma, quando a equipe calcular o retorno sobre o investimento o resultado será positivo, garantindo uma boa performance de uso da ferramenta.
Não é raro que investimentos como a melhora do atendimento tragam maior competitividade e impulsionam o crescimento do negócio.
Por isso mesmo, é uma aquisição que vale a pena, mas que precisa ser bem calculada para que se tenha o retorno esperado desde o início do processo.
05. Coleta de dados
Uma plataforma eficaz permite ao usuário a coleta de dados, com o intuito de viabilizar decisões bem informadas e estratégicas.
Saber quando há maior volume de clientes buscando atendimento, por exemplo, é fundamental para que se tenha assertividade na gestão da equipe.
Portanto, é indispensável ter uma ferramenta completa, simples e prática, para que a empresa possa ter um atendimento de qualidade. Seja qual for a sua decisão, invista com estratégia e beneficie o relacionamento da sua marca com os clientes.
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