Customer analytics, tambĂ©m conhecido como anĂĄlise do cliente, Ă© uma variĂĄvel que vem se destacando nos Ășltimos meses como um indicador importante.
Analisar esse indicador pode fazer total diferença para que uma empresa se mantenha competitiva em seu nicho.
Por isso mesmo, nós vamos trazer mais informaçÔes sobre o customer analytics para que possa compreender a importùncia dessa informação na tomada de decisÔes de um negócio.
Entenda o que Ă© customer analytics
Antes de mais nada, Ă© importante entender o que Ă© customer analytics, que na prĂĄtica, Ă© uma solução Big Data para analisar comportamentos dos clientes. E a partir de entĂŁo, Ă© possĂvel reunir esses dados e usar as informaçÔes para a tomada de decisĂ”es.
Dados como histórico de compras, contatos com a empresa, comportamento online são apenas algumas das informaçÔes usadas para obter um panorama geral de sua clientela.
Suponha que sua empresa tem um fluxo de vendas muito maior entre os dias 10 e 20 todos os meses, sabendo disso, Ă© possĂvel preparar a equipe para tal.
Garantindo que o estoque esteja abastecido, a loja tenha funcionĂĄrios suficientes para atender a demanda com qualidade e dessa forma, os clientes voltem no mĂȘs seguinte.
Bem como, Ă© possĂvel começar a trabalhar açÔes para que entre o dia 21 e o dia 9 do mĂȘs seguinte a queda de vendas nĂŁo seja tĂŁo brusca.
Percebe que, tendo indicativos Ă© possĂvel estruturar a empresa muito melhor? A predição do comportamento de seu consumidor Ă© uma necessidade para que a gestĂŁo esteja sempre preparada.
Qual a sua importĂąncia?
Quando falamos em analytics de forma geral, Ă© indispensĂĄvel entender que Ă© um trabalho de suma importĂąncia para a sobrevivĂȘncia do negĂłcio no mercado.
Analisar os clientes, melhorar o produto, serviço ou atendimento a partir da anålise são cuidados que vão refletir diretamente no faturamento da empresa.
Quando diversos dados coletados sobre seus clientes sĂŁo reunidos em um sistema, Ă© possĂvel ter uma anĂĄlise detalhada, que vai impactar positivamente nas açÔes que os gestores vĂŁo adotar.
Portanto, é muito mais saudåvel que uma empresa faça coleta e anålise de dados que meramente continue trabalhando dia após dia com base em achismo, insights e sem basear decisÔes em dados.
Toda gestão que usa os dados do próprio negócio para se organizar, prever o futuro e tomar decisÔes tende a ser melhor sucedida. Afinal, cada venda e cada interação gera dados que são preciosos para bons gestores. E o segredo consiste em analisar, entender o panorama macro e micro e tomar as decisÔes mais coerentes diante disso.
Como as empresas utilizam essa estratégia?
As empresas coletam os dados dos clientes a partir de monitoramento de seus sites e atĂ© mesmo de pesquisas em loja fĂsica e uso dos dados de sistema de gestĂŁo.
A partir da utilização de customer analytics, Ă© possĂvel reunir dados para obter, por exemplo, um perfil mais completo do cliente e suas necessidades, nĂvel de satisfação e o que a empresa nĂŁo tem atendido no quesito demandas desse cliente.
Dessa forma, Ă© possĂvel obter dados muito precisos e valiosos para que a empresa possa implementar
açÔes de marketing cada vez mais eficientes.
Afinal, a empresa passa a ter um mapeamento aprofundado e detalhado sobre seus clientes, com isso, Ă© possĂvel:
1. Mapear a jornada de compra
A partir do mapeamento da jornada de compra, Ă© possĂvel identificar se o cliente ainda estĂĄ tendo o primeiro contato com a empresa, se estĂĄ em qualificação ou jĂĄ na etapa de venda e fidelização.
Essa identificação de momentos permite que a equipe de vendas intervenha para que consiga direcionar o cliente, fazendo com que ele chegue até a etapa de fidelização.
2. Criação de ofertas personalizadas
Entendendo exatamente a etapa da jornada de compra de seu cliente e suas necessidades, Ă© possĂvel criar ofertas personalizadas para que esse consumidor compre pela primeira vez ou de forma recorrente.
3. Diminuição de cancelamento de assinaturas
Empresas que prestam serviço por assinatura, por exemplo, costumam usar as informaçÔes coletadas com o objetivo não só de aumentar as vendas, como também, visam a redução de cancelamentos.
Afinal, quando o cliente solicita o cancelamento Ă© possĂvel oferecer soluçÔes visando evitar que esse cancelamento seja realmente efetuado.
A diminuição de cancelamentos é essencial para que a empresa continue competitiva em seu mercado. Uma vez que, é mais barato fidelizar quando comparado ao custo para adquirir um novo cliente.
Empresas que focam em customer analytics crescem
Focar os esforços do time em customer analytics é importante por causa do crescimento que pode ser alcançado a partir das estratégias mais adequadas.
Tendo em vista que, todo cliente deseja ter uma experiĂȘncia satisfatĂłria. E a empresa que investe em obter dados sobre como estĂĄ a experiĂȘncia de seus clientes para oferecer melhoria contĂnua naturalmente atende as expectativas.
Aspecto que Ă© fundamental para que seja possĂvel aumentar as vendas tendo a recomendação de quem jĂĄ conhece a experiĂȘncia proporcionada pela empresa.
Bem como, garantir a fidelização desses clientes que não encontram motivos para buscar nos concorrentes diretos produtos ou serviços semelhantes.
Afinal, quando a pessoa estĂĄ plenamente satisfeita, nĂŁo hĂĄ qualquer motivo para procurar outro estabelecimento.
Ă possĂvel começar agora mesmo
Entendendo que o foco na experiĂȘncia do cliente Ă© importantĂssimo para seu negĂłcio, Ă© possĂvel ter dimensĂŁo da importĂąncia de começar essa transição na gestĂŁo.
O ideal é começar a usar os dados jå obtidos no histórico de transaçÔes para traçar relatórios detalhados.
Ă possĂvel entrar em contato com clientes que cancelaram o serviço recentemente buscando mais informaçÔes, por exemplo.
De modo que, o time comece a ter insights valiosos e, com isso, consiga ter uma postura muito mais assertiva na tomada de decisÔes.
Com base em tudo que Ă© colhido como informação nas interaçÔes, Ă© possĂvel estruturar açÔes para reverter cancelamentos, melhorar a experiĂȘncia dos clientes que ainda nĂŁo cancelaram e muito mais.
Sempre com foco em inovar, trazer boas experiĂȘncias para o seu pĂșblico e com isso, construir um relacionamento durĂĄvel com a clientela para o crescimento da empresa.
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