QBR: como criar e conduzir uma reuniĆ£o de sucesso

Realizar reuniƵes regulares com seus usuĆ”rios Ć© um dos pontos essenciais para manter a saĆŗde da relaĆ§Ć£o com os clientes.

Afinal, eles precisam saber que vocĆŖ nĆ£o esqueceu deles depois que o processo de compra foi concluĆ­do. Muito pelo contrĆ”rio: apĆ³s realizar a venda, vocĆŖ precisa assegurar que estĆ” gerando o mĆ”ximo de valor possĆ­vel para esse relacionamento.

Escutar os feedbacks e ajustar suas entregas sĆ£o apenas alguns aspectos que devem estar por trĆ”s da sua filosofia de relacionamento eĀ sucesso do cliente, a fim de proporcionar a melhorĀ experiĆŖncia aos clientesĀ e fazĆŖ-los se tornarem tambĆ©m advogados e evangelizadores da sua empresa.

Assim, a cada um dos encontros agendados com o cliente para a apresentaĆ§Ć£o de resultados, Ć© preciso saber muito bem quais conquistas daquele perĆ­odo devem ser ressaltadas.

Ou seja, Ć© preciso saber organizar a reuniĆ£o, e Ć© por isso que neste post falaremos sobre Quarterly Business Review (QBR), tambĆ©m chamada de Executive Business Review (EBR), ou simplesmente Business Review. EntĆ£o, acompanhe e boa leitura!

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O que Ć© QBR?

TambĆ©m conhecida como Business Review ou Executive Business Review (EBR), a Quarter Business Review (QBR) Ć©, de maneira geral, uma reuniĆ£o com seu cliente realizada trimestralmente em que vocĆŖs discutem o negĆ³cio e como sua empresa pode ajudĆ”-lo.

Em teoria, pode parecer fĆ”cil, mas embora seja fĆ”cil de conceitualizar, tambĆ©m Ć© fĆ”cil de desvirtuĆ”-la. Quarterly Business Reviews devem ser estratĆ©gicas – e nĆ£o tĆ”ticas – por natureza. Ou seja, nĆ£o Ć© o momento de falar sobre questƵes de suporte ou fazer planos para treinamentos extras.

Em vez disso, Ć© uma chance de compreender de maneira ainda mais profunda o negĆ³cio e os planos futuros do seu cliente e criar estratĆ©gias de como vocĆŖ pode gerar mais valor para ele com base nesses fatores.

Ao fazer isso, vocĆŖ deixa de ser apenas um elemento ā€œvendedorā€, sempre tentando vender algo para ele, e passa a ser mais ā€œconselheiroā€. Isso ajuda a criar confianƧa, o que, por sua vez, solidifica a relaĆ§Ć£o com o consumidor.

Leia mais em nosso blog:

Template gratuito de QBR Quarterly Business Review

Por que minha empresa deve fazer QBRs?

Nos estĆ”gios iniciais doĀ crescimentoĀ da sua empresa, vocĆŖ provavelmente interage com seus clientes de uma forma mais regular. HĆ” mais tempo e incentivo para ter uma abordagem mais interativa. Como vocĆŖ provavelmente tem menos clientes do que empresas maiores e mais estabelecidas, Ć© mais fĆ”cil de manter relacionamentos mais prĆ³ximos comĀ cada cliente.

ƀ medida que sua empresa cresce, contudo, essas relaƧƵes se tornam mais difĆ­ceis de se sustentar. Ɖ impossĆ­vel escalar esse tipo de contato one-to-one de forma eficaz. Entretanto, nĆ£o perca de vista que relacionamentos fortes sĆ£o cruciais para o seu sucesso contĆ­nuo em todos os estĆ”gios de crescimento da sua empresa.

Para garantir que os esforƧos para construĆ§Ć£o de relacionamento nĆ£o sejam em vĆ£o, vocĆŖ precisa de uma abordagem mais estruturada.

E uma maneira eficiente de fazer isso Ć© marcar QBRs com seus clientes maisĀ estratĆ©gicosĀ (que podem ser seus clientes top tier, por exemplo). Quando feitas da maneira correta, as EBRs sĆ£o bastante benĆ©ficas para ambas as partes.

Veja abaixo alguns das vantagens de investir nelas:

  • Fomentar a relaĆ§Ć£o entre a diretoria da sua empresa e executivos da empresa cliente;
  • Permitir a oportunidade de enfatizar o retorno sobre o investimento (ROI) do seu produto, reforƧando o valor dele para o cliente;
  • Mostrar ao seu cliente que vocĆŖ leva a sĆ©rio a missĆ£o de gerar ROI para ele, e que vocĆŖ espera gerar alguma evoluĆ§Ć£o para ele dentro do perĆ­odo de 90 dias;
  • QBRs iniciam debates genuĆ­nos a respeito da saĆŗde geral do cliente e o que vocĆŖ pode fazer para manter e melhorar esse status.

Em Ćŗltima anĆ”lise, as EBRs ajudam vocĆŖ a conduzir seu cliente a uma direĆ§Ć£o mais benĆ©fica para ele – e que tambĆ©m serĆ”, naturalmente, mais profĆ­cua para vocĆŖ tambĆ©m.

Afinal, se o cliente nĆ£o tiverĀ sucessoĀ com sua soluĆ§Ć£o, hĆ” uma boa chance de que ele acabe dandoĀ churn, e isso nĆ£o Ć© bom nem para vocĆŖ nem para ele.

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O que deve ter em uma Quarterly Business Review?

Ɖ comum que Executive Business Reviews acabem caindo em uma discussĆ£o sobre implementaƧƵes de gestĆ£o sem que haja um plano ou propĆ³sito. Mas nĆ£o Ć© para isso que serve uma QBR: vocĆŖ precisa ir para esta reuniĆ£o jĆ” pensando emĀ metasĀ concretas e um caminho para alcanƧƔ-las; caso contrĆ”rio, vocĆŖ sĆ³ estarĆ” fazendo os participantes perderem tempo.

Em outras palavras, vocĆŖ nĆ£o vai gerar mais valor com seus produtos ou serviƧos para seu cliente, vocĆŖ nĆ£o vai reforƧar a boa imagem da sua empresa para os usuĆ”rios, e vocĆŖ nĆ£o terĆ” um entendimento melhor dos objetivos de negĆ³cio do seu cliente.

Afinal, nĆ£o Ć© apenas uma call para que vocĆŖ e seu cliente baterem um papo ou resolverem questƵes especĆ­ficas: vocĆŖ nĆ£o precisa de gestores para resolver bugs de software ou problemas no fluxo de trabalho.

ļ»æEssa Ć© uma reuniĆ£o de nĆ­vel macro e altamente estratĆ©gica. EntĆ£o, para que ela tenha ĆŖxito, precisa ter uma estrutura.

Assim, sugerimos que algumas diretrizes estejam presentes. SĆ£o elas:

  1. Criar um plano e garantir que todos os participantes recebam este plano antes da reuniĆ£o. Isso evitarĆ” que a reuniĆ£o descarrilhe. TambĆ©m ajuda seu cliente a ter uma boa ideia do que Ć© apropriado abordar.
  2. Apresentar dados de benchmarking. Empresas valorizam a capacidade de ver como estĆ£o indo em comparaĆ§Ć£o com a concorrĆŖncia.Ā  Se vocĆŖ conseguir correlacionar o sucesso do seu produto usando algumas mĆ©tricas, Ć© mais provĆ”vel que o cliente continue a fazer negĆ³cio com vocĆŖ.
  3. Definir metas sĆ³lidas para o prĆ³ximo trimestre (ou para a prĆ³xima EBR). Em alguns casos, pode ser um bom momento para abordar oportunidades deĀ expansĆ£o. Por exemplo, mostre ao clienteĀ soluƧƵes adicionais ou complementaresĀ que ajudarĆ£o a empresa dele a atingir as metas estipuladas.
  4. Enfatizar o ROI. Pergunte-se: por que seu cliente comprou sua soluĆ§Ć£o, e vocĆŖ conseguiu atender as necessidades dele? Assim, apresente dados e nĆŗmeros que demonstrem o valor que vocĆŖ entregou naquele perĆ­odo.
  5. Fornecer dados criteriosos sobre aĀ saĆŗde do cliente.

Como vocĆŖ viu, o Quarter Business Review, Ć© o touchpoint mais valioso em operaƧƵes de Customer Success, Ć© onde a revisĆ£o de resultados e o planejamento do prĆ³ximo ciclo serĆ£o feitos.

Esperamos que este conteĆŗdo tenha ajudado vocĆŖ a compreender mais sobre Quarterly Business Review ou Executive Business Review. Se vocĆŖ quiser saber mais sobre esse assunto, conheƧa o nosso cursoĀ Customer Success Essential.Ā Nele, temos um mĆ³dulo especĆ­fico sobre o tema, em que vocĆŖ vai aprender a conduzir bons QBRs.

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