Realizar reuniões regulares com seus usuÔrios é um dos pontos essenciais para manter a saúde da relação com os clientes.
Afinal, eles precisam saber que vocĆŖ nĆ£o esqueceu deles depois que o processo de compra foi concluĆdo. Muito pelo contrĆ”rio: após realizar a venda, vocĆŖ precisa assegurar que estĆ” gerando o mĆ”ximo de valor possĆvel para esse relacionamento.
Escutar os feedbacks e ajustar suas entregas são apenas alguns aspectos que devem estar por trÔs da sua filosofia de relacionamento e sucesso do cliente, a fim de proporcionar a melhor experiência aos clientes e fazê-los se tornarem também advogados e evangelizadores da sua empresa.
Assim, a cada um dos encontros agendados com o cliente para a apresentação de resultados, Ć© preciso saber muito bem quais conquistas daquele perĆodo devem ser ressaltadas.
Ou seja, é preciso saber organizar a reunião, e é por isso que neste post falaremos sobre Quarterly Business Review (QBR), também chamada de Executive Business Review (EBR), ou simplesmente Business Review. Então, acompanhe e boa leitura!

O que Ć© QBR?
Também conhecida como Business Review ou Executive Business Review (EBR), a Quarter Business Review (QBR) é, de maneira geral, uma reunião com seu cliente realizada trimestralmente em que vocês discutem o negócio e como sua empresa pode ajudÔ-lo.
Em teoria, pode parecer fĆ”cil, mas embora seja fĆ”cil de conceitualizar, tambĆ©m Ć© fĆ”cil de desvirtuĆ”-la. Quarterly Business Reviews devem ser estratĆ©gicas – e nĆ£o tĆ”ticas – por natureza. Ou seja, nĆ£o Ć© o momento de falar sobre questƵes de suporte ou fazer planos para treinamentos extras.
Em vez disso, é uma chance de compreender de maneira ainda mais profunda o negócio e os planos futuros do seu cliente e criar estratégias de como você pode gerar mais valor para ele com base nesses fatores.
Ao fazer isso, vocĆŖ deixa de ser apenas um elemento āvendedorā, sempre tentando vender algo para ele, e passa a ser mais āconselheiroā. Isso ajuda a criar confianƧa, o que, por sua vez, solidifica a relação com o consumidor.
Leia mais em nosso blog:
- Quarterly Business Review: O que não pode faltar em uma QBR
- O que Ć© Success Planning (Plano de Sucesso)?
Por que minha empresa deve fazer QBRs?
Nos estÔgios iniciais do crescimento da sua empresa, você provavelmente interage com seus clientes de uma forma mais regular. HÔ mais tempo e incentivo para ter uma abordagem mais interativa. Como você provavelmente tem menos clientes do que empresas maiores e mais estabelecidas, é mais fÔcil de manter relacionamentos mais próximos com cada cliente.
Ć medida que sua empresa cresce, contudo, essas relaƧƵes se tornam mais difĆceis de se sustentar. Ć impossĆvel escalar esse tipo de contato one-to-one de forma eficaz. Entretanto, nĆ£o perca de vista que relacionamentos fortes sĆ£o cruciais para o seu sucesso contĆnuo em todos os estĆ”gios de crescimento da sua empresa.
Para garantir que os esforços para construção de relacionamento não sejam em vão, você precisa de uma abordagem mais estruturada.
E uma maneira eficiente de fazer isso é marcar QBRs com seus clientes mais estratégicos (que podem ser seus clientes top tier, por exemplo). Quando feitas da maneira correta, as EBRs são bastante benéficas para ambas as partes.
Veja abaixo alguns das vantagens de investir nelas:
- Fomentar a relação entre a diretoria da sua empresa e executivos da empresa cliente;
- Permitir a oportunidade de enfatizar o retorno sobre o investimento (ROI) do seu produto, reforƧando o valor dele para o cliente;
- Mostrar ao seu cliente que vocĆŖ leva a sĆ©rio a missĆ£o de gerar ROI para ele, e que vocĆŖ espera gerar alguma evolução para ele dentro do perĆodo de 90 dias;
- QBRs iniciam debates genuĆnos a respeito da saĆŗde geral do cliente e o que vocĆŖ pode fazer para manter e melhorar esse status.
Em Ćŗltima anĆ”lise, as EBRs ajudam vocĆŖ a conduzir seu cliente a uma direção mais benĆ©fica para ele – e que tambĆ©m serĆ”, naturalmente, mais profĆcua para vocĆŖ tambĆ©m.
Afinal, se o cliente não tiver sucesso com sua solução, hÔ uma boa chance de que ele acabe dando churn, e isso não é bom nem para você nem para ele.
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O que deve ter em uma Quarterly Business Review?
à comum que Executive Business Reviews acabem caindo em uma discussão sobre implementações de gestão sem que haja um plano ou propósito. Mas não é para isso que serve uma QBR: você precisa ir para esta reunião jÔ pensando em metas concretas e um caminho para alcançÔ-las; caso contrÔrio, você só estarÔ fazendo os participantes perderem tempo.
Em outras palavras, você não vai gerar mais valor com seus produtos ou serviços para seu cliente, você não vai reforçar a boa imagem da sua empresa para os usuÔrios, e você não terÔ um entendimento melhor dos objetivos de negócio do seu cliente.
Afinal, nĆ£o Ć© apenas uma call para que vocĆŖ e seu cliente baterem um papo ou resolverem questƵes especĆficas: vocĆŖ nĆ£o precisa de gestores para resolver bugs de software ou problemas no fluxo de trabalho.
Essa Ć© uma reuniĆ£o de nĆvel macro e altamente estratĆ©gica. EntĆ£o, para que ela tenha ĆŖxito, precisa ter uma estrutura.
Assim, sugerimos que algumas diretrizes estejam presentes. SĆ£o elas:
- Criar um plano e garantir que todos os participantes recebam este plano antes da reunião. Isso evitarÔ que a reunião descarrilhe. Também ajuda seu cliente a ter uma boa ideia do que é apropriado abordar.
- Apresentar dados de benchmarking. Empresas valorizam a capacidade de ver como estão indo em comparação com a concorrência. Se você conseguir correlacionar o sucesso do seu produto usando algumas métricas, é mais provÔvel que o cliente continue a fazer negócio com você.
- Definir metas sólidas para o próximo trimestre (ou para a próxima EBR). Em alguns casos, pode ser um bom momento para abordar oportunidades de expansão. Por exemplo, mostre ao cliente soluções adicionais ou complementares que ajudarão a empresa dele a atingir as metas estipuladas.
- Enfatizar o ROI. Pergunte-se: por que seu cliente comprou sua solução, e vocĆŖ conseguiu atender as necessidades dele? Assim, apresente dados e nĆŗmeros que demonstrem o valor que vocĆŖ entregou naquele perĆodo.
- Fornecer dados criteriosos sobre aĀ saĆŗde do cliente.
Como você viu, o Quarter Business Review, é o touchpoint mais valioso em operações de Customer Success, é onde a revisão de resultados e o planejamento do próximo ciclo serão feitos.
Esperamos que este conteĆŗdo tenha ajudado vocĆŖ a compreender mais sobre Quarterly Business Review ou Executive Business Review. Se vocĆŖ quiser saber mais sobre esse assunto, conheƧa o nosso cursoĀ Customer Success Essential.Ā Nele, temos um módulo especĆfico sobre o tema, em que vocĆŖ vai aprender a conduzir bons QBRs.