Scorecards: Descubra como aplicar essa metodologia

Scorecards e outros recursos que permitem melhorar a gestão estratégica acompanhando o progresso da empresa são fundamentais no dia a dia do negócio.

Por isso mesmo, vamos te explicar o que é um balanced scorecard, qual sua importância e como aplicar a metodologia em seu negócio. Afinal, os indicadores devem ser acompanhados de perto para que a gestão consiga atuar de forma assertiva sempre melhorando o negócio.

O que são Scorecards?

Balanced Scorecard também conhecido como BSC é uma metodologia de gestão com o objetivo de medir o progresso que a empresa está fazendo em relação às suas metas de longo prazo.

BSC é um conceito que foi criado por David Norton e Robert Kaplan, dois professores de Harvard. Em 1992 ambos ganharam reconhecimento no meio acadêmico e empresarial por causa da publicação sobre o método.

Desde aquela época BSC é uma das metodologias mais respeitadas em relação à medição de desempenho e definição de estratégias para planejamento nas organizações.

Por isso, é um método usado nos mais diversos tipos de negócios, visando que seja possível ter clareza estratégica para a tomada de decisões.

Como o método Scorecards funciona?

Para compreender mais detalhes é importante entender que o BSC é norteado por 4 componentes estratégicos (objetivos, metas, indicadores, iniciativas) e 4 perspectivas (financeira, dos clientes, processos internos, aprendizado e crescimento).

4 componentes estratégicos

Os Scorecards são baseados em 4 componentes estratégicos, são eles:

  1. Objetivos: usados para definir o que a organização deseja alcançar em cada área, por exemplo, nas vendas da empresa;
  2. Indicadores: mostram o desempenho obtido em cada objetivo da empresa;
  3. Metas: revelam a performance esperada de cada indicador;
  4. Projetos estratégicos: são as ações que precisam ser realizadas para alcançar as metas.

Dessa forma, o método detalha cada aspecto até chegar ao nível operacional. Aspecto que é fundamental para que todos os membros da empresa tenham clareza sobre o que precisam fazer para alcançar os objetivos pretendidos pela diretoria da empresa.

4 perspectivas do BSC

As perspectivas são responsáveis por trabalharem de forma integrada, ajudando a alcançar os objetivos, entenda:

  1. Perspectiva financeira: analisa principalmente os impactos que as decisões estratégicas possuem sobre as metas. Por isso, é necessário que a empresa tenha objetivos financeiros de longo prazo;
  2. Perspectiva do cliente: nesse caso a perspectiva analisa a satisfação dos clientes e a participação da empresa no mercado. É preciso definir quais são os aspectos avaliados: satisfação, rentabilidade, fidelização, etc.
  3. Perspectiva dos processos internos: avalia a qualidade dos processos internos, não só em termos de operação como também pós-venda e inovação.
  4. Perspectiva do aprendizado e crescimento: avalia a satisfação dos colaboradores da empresa, analisando engajamento, capacitação e satisfação.

Como aplicar o Scorecards na prática?

Uma vez que você já compreende como funciona o método, é importante compreender como aplicar na prática. O processo se dá em 4 processos segundo os próprios criadores do método:

Traduzir a visão e estratégia

O primeiro passo do balanced scorecard requer traduzir a visão empresarial na estratégia que será aplicada. O processo deve sempre ser realizado com todos os membros da equipe.

Dessa forma é possível clarear a visão e estabelecer um consenso, para que na sequência se transforme em estratégia e possa ser aplicado por todos.

Comunicar e vincular

O sucesso do processo depende diretamente do engajamento da equipe, afinal, todos precisam se dedicar ao plano de ação.

É interessante orientar os colaboradores em relação ao plano de ação e vincular recompensas claras e interessantes aos indicadores de desempenho que serão monitorados.

Planejar e fixar objetivos

Todo processo que envolve a busca por alcançar um objetivo requer recursos, sejam financeiros, infraestrutura ou até mesmo aumento da equipe.

Para tal, é preciso planejar, fixar os objetivos e fornecer os recursos necessários, visando que o time alcance tudo que foi planejado.

Dar feedback

É preciso dar o feedback para todos os membros da equipe. Afinal, a gestão estratégica depende justamente do aprimoramento para funcionar.

Portanto, com os processos de feedbacks bem estabelecidos, é possível garantir que todos vão progredir, alcançando sucesso na aplicação das estratégias definidas.

A mensuração dos resultados, apontamentos e acompanhamento constante são indispensáveis para que se tenha resultados contínuos.

Quais os benefícios de adotar esse método em seu negócio?

Ainda não está convencido em adotar Scorecards em seu cotidiano de gestão? É importante estar atento aos principais benefícios que o método pode oferecer, são eles:

01. Clareza estratégica

A partir do uso de Scorecards é possível ter clareza de quais são os principais objetivos que a empresa pode e precisa alcançar.

Essa clareza é interessante para que se possa tomar decisões que são mais condizentes com os resultados que a empresa deseja alcançar.

02. Acompanhamento detalhado

O acompanhamento dos avanços é um diferencial importante que é trazido como principal benefício do método.

Afinal, é necessário fazer um acompanhamento detalhado para que se possa melhorar o que não está trazendo o resultado pretendido e continuar mantendo as estratégias que se revelam eficazes.

03. Facilidade de definir ações estratégicas

Aproveitando-se da clareza estratégica, a organização terá maior facilidade de definir as principais iniciativas que deverá adotar.

Aspecto que é importante para que as ações da empresa sejam eficientes. Evitando investimentos pouco focados que resultam em falta de consistência nos resultados ou alcance ineficiente frente aquilo que era esperado.

04. Correção eficiente

Muitas vezes um plano de longo prazo deixa de ser tão eficiente por não existir um acompanhamento eficaz das ações adotadas pelas equipes.

E com isso, é como se cada setor da empresa caminhasse em uma direção, gerando múltiplos esforços que muitas vezes não ocasionam o resultado pretendido.

Portanto, ter um método que prevê análise esporádica para que o feedback possa ser dado e a correção feita, é muito importante para que possa garantir que a empresa alcance todos os objetivos de longo prazo.

Aproveite que já conhece mais sobre o método para implementá-lo em seu negócio! Uma gestão com foco no longo prazo desencadeia resultados positivos para a empresa.

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