Encontrar e reter talentos em customer success é fundamental para que a empresa possa ter um setor bem estruturado, com profissionais competentes e engajados.
Todavia, é um mercado que ainda tem poucos profissionais experientes e capacitados, o que acrescenta algum grau de dificuldade na busca pelos melhores talentos.
Nós trouxemos algumas dicas e informações para te auxiliar a atrair talentos em customer success, que possam fazer a diferença no cotidiano de sua empresa. Confira tudo a seguir.
Como o mercado de CS e os cargos de CSM vem crescendo
Com a mudança comportamental dos consumidores, o mercado de trabalho está sendo diretamente impactado.
Afinal, as empresas buscam talentos em CS que possam ajudar a formar uma jornada de compra encantadora, que fidelize clientes. No entanto, por também ser uma área de atuação relativamente nova, há certa dificuldade de encontrar bons profissionais.
É importante perceber que a empresa precisa se estruturar para ser assertiva na contratação. De modo que, possa atrair talentos em sucesso do cliente de acordo com o orçamento disponível para a contratação.
Bem como, possa desenvolver esses profissionais ao longo dos anos, para que eles tenham um conjunto de habilidades interessante para a empresa.
Leia mais em nosso blog:
- 10 características que você deve considerar na hora de contratar seu novo CSM
- Impactos de Employee Experience na retenção de talentos
Como atrair talentos em customer success
Existem alguns cuidados que podem ser adotados para atrair talentos para CS Ops para sua empresa, como:
Construa uma marca empregadora forte
As pessoas desejam trabalhar em empresas que possuem uma boa reputação. Ninguém quer trabalhar muito e não ter resultado!
Afinal, todo profissional busca um ambiente saudável, onde poderá crescer e impulsionar o negócio com seus esforços.
Portanto, é importante trabalhar a imagem da sua empresa como uma marca empregadora. De modo que, atraia talentos para todos os setores e não apenas o time de CS.
Ofereça oportunidade de crescimento
Os profissionais mais capacitados buscam oportunidade de crescer, progredindo em função e salário. Portanto, é indispensável que a empresa estruture um plano de crescimento para cada colaborador.
Afinal, não adianta encontrar e contratar talentos de alto nível para seu time de CS, se a empresa não é capaz de retê-los.
E a retenção da mão de obra qualificada está intimamente ligada com a realização desse profissional na organização. Portanto, deixe claro na entrevista que o objetivo é crescer e dê espaço para tal.
Dessa forma, o profissional poderá ter uma rotina de trabalho de alto engajamento com o negócio e com a própria carreira.
Ofereça benefícios atrativos
Com o crescimento da demanda por talentos em customer success, os profissionais mais capacitados são altamente disputados.
Portanto, é indispensável oferecer benefícios atrativos. E isso vai muito além de salário! A carga horária, flexibilidade e outras questões devem ser analisadas. Afinal, quem busca um talento de alto nível deve investir para retê-lo.
De modo que, o profissional possa crescer dentro do negócio e consiga ter resultados positivos graças ao engajamento com a organização.
Trabalhe na retenção
É importante trabalhar ativamente na retenção do profissional, oferecendo tudo que foi prometido na entrevista de emprego. Como é o caso de proporcionar um ambiente de desenvolvimento para o profissional e que seja saudável.
Quando a entrevista encanta e o dia a dia de trabalho decepciona, a retenção de talentos cai. Portanto, é indispensável estar atento à taxa de turnover para fazer as correções necessárias.
5 dicas de como construir um bom processo de contratação para profissionais de CS
O sucesso da contratação depende de um processo bem executado. Por isso, trouxemos 5 dicas para que seu negócio seja assertivo em encontrar e contratar talentos em customer success, confira:
01. Descreva corretamente o cargo
É fundamental descrever corretamente a vaga disponível e quais são as atividades que serão executadas no cotidiano pelo profissional. Uma job description pode ser um fator muito importante na hora de contratar um bom profissional de CS.
De modo que, ele saiba exatamente o que esperar da vaga que está pretendendo preencher. Justamente para evitar atrair a atenção de pessoas que não possuem o perfil esperado pela empresa.
02. Defina com clareza o perfil de profissional de CS que está buscando
Buscar “talentos em customer success” é muito amplo! Sua equipe precisa de alguém calmo e tranquilo ou falante e expansivo? Construa um perfil claro sobre quais são as habilidades técnicas e comportamentais que os talentos para CS Ops precisam ter para atuar em seu negócio.
Observe além das habilidades técnicas, todas as questões comportamentais para encaixar um novo colaborador de forma eficiente no time. Observe, por exemplo:
- Conhecimentos das ferramentas usadas na empresa;
- Capacidade de análise de dados;
- Empatia do profissional;
- Seus conhecimentos mercadológicos;
- Se a comunicação é assertiva;
- Qual a capacidade de solucionar problemas.
É possível fazer dinâmicas com os candidatos, para que eles demonstrem suas habilidades ao longo das interações. Dessa forma, é possível ser mais assertivo na contratação.
03. Faça uma entrevista detalhada
A entrevista é um momento para mostrar a empresa como ela é e conhecer os candidatos. Em muitos casos, a falha é justamente em fazer a pessoa conhecer a empresa.
Afinal, se a pessoa percebe na entrevista que ela não combina com a cultura daquele negócio desde o começo, o processo já se encerra. Uma vez que, o profissional entende que aquele ambiente não é compatível com suas preferências.
Dessa forma, ao perceber que é perda de tempo continuar, o próprio candidato encerra o processo e dá a vaga para outro mais compatível. A conduta evita perda de tempo e recursos ao integrar um colaborador que não vai durar na equipe.
Portanto, seja claro sobre expectativas, cultura de trabalho e todos os detalhes pertinentes para evitar erros na contratação.
04. Faça perguntas abertas
É importante dar ao entrevistado a oportunidade de falar. Justamente para que ele possa demonstrar suas habilidades, conhecimentos e expectativas.
Quando a entrevista é feita sem um diálogo aberto e claro, como se houvesse pressa em terminar, algumas lacunas ficam em aberto.
E é justamente este o processo que começa a gerar o pedido de demissão do profissional no futuro. Afinal, é preciso que o candidato conheça a empresa e vice-versa para que a contratação seja uma decisão mútua. Algumas sugestões de perguntas, são as seguintes:
- Qual foi seu último investimento em desenvolvimento profissional?
- Como você se informa sobre novidades do mercado?
- A sua contratação será benéfica para nossa empresa de que forma?
- Me conte sobre a experiência de cliente mais desafiadora que você já vivenciou e qual foi a solução encontrada.
São apenas algumas sugestões de perguntas abertas e que ao mesmo tempo são específicas para o cargo que será ocupado. Dessa forma, é possível conhecer melhor a pessoa que se candidatou para a vaga de CS.
05. Anote seus insights
O entrevistador deve anotar os insights que obteve enquanto conversava com o candidato. De modo que, possa comparar a performance de cada candidato para a vaga.
Entrevistar várias pessoas costuma gerar confusão e dúvida em relação à escolha de quem é mais apropriado para a vaga. Por isso mesmo, é interessante ter os insights anotados para evitar dúvidas.
Aproveite as dicas para atrair e contratar talentos em customer success. E não se esqueça de continuar aproveitando nossos materiais para auxiliar seu negócio.