A taxa de abandono de atendimento é um indicador importante, que precisa ser corretamente calculado e monitorado.
Todo call center tem como objetivo reduzir o abandono de atendimento, justamente para que seja possível garantir a qualidade de interação com os clientes.
Afinal, se o consumidor está abandonando o atendimento, significa que ele não teve suas expectativas atendidas. E isso obviamente é muito prejudicial para a organização. Nós trouxemos informações úteis e dicas sobre a taxa de abandono, para que entenda como acompanhá-la e o que fazer para reduzi-la.
O que é taxa de abandono?
A taxa de abandono é uma métrica usada para acompanhar o atendimento em call center. O objetivo é compreender qual é o número médio de clientes que desligam a ligação antes de conseguirem atendimento de um profissional.
O mais habitual na atualidade é que o call center tenha um atendimento automático inicial para acelerar o direcionamento. O direcionamento para o setor de atendimento adequado para a demanda apresentada aumenta a qualidade do atendimento, oferecendo uma solução mais rápida para o cliente.
Após o atendimento inicial ter sido concluído, o cliente aguarda o atendimento humano. Todavia, dependendo da demanda é possível que entre a interação com o sistema e o humano exista uma demora considerável.
Por não ter paciência para aguardar o atendimento humano muitas pessoas desligam, desistindo de seus atendimentos e mantendo sua insatisfação. E é justamente esse abandono que precisa ser monitorado, para que seja possível minimizá-lo.
Uma vez que, a empresa precisa atender o máximo de clientes possível, com o intuito de manter uma alta taxa de satisfação dos consumidores.
Existem várias estratégias que podem ser adotadas para minimizar a taxa de abandono, melhorando a qualidade de seu atendimento ao cliente.
Como calcular a taxa de abandono de atendimento?
Para calcular é preciso somar os tempos de espera de atendimento e dividir pelo número de chamados atendidos.
A fórmula é: TMA = tempo de conversa + tempo total em espera + tempo after call work / total de chamados atendidos.
Uma taxa acima de 10% é um indicador de que algo precisa ser melhorado em seu call center. A média global de abandono está na faixa entre 5% e 8%.
Afinal, é natural que os clientes não estejam dispostos a perder tempo esperando em filas de atendimento. Todavia, existem ferramentas que são úteis e podem ser utilizadas para minimizar taxas de abandono.
Como diminuir a taxa de abandono na operação de atendimento ao cliente
Existem muitas estratégias que contribuem para diminui a taxa de abandono no call center, trouxemos algumas sugestões:
Organize o atendimento
Cada empresa tem suas particularidades em termos de processos. Para que possa oferecer uma boa experiência de interação, tenha o cuidado de personalizar a interação.
Ao configurar sua URA é importante que considere as particularidades de seu negócio e tenha as etapas bem configuradas. De modo que, os clientes possam ter agilidade em todas as interações.
Por exemplo, considere colocar como opção de sua URA a principal reclamação de seus clientes. Se os consumidores ligam para reclamar sobre cartão de crédito, ele não deve ser a opção 9.
Organizando cada etapa para que fique mais prática para o cliente é natural que ele tenha a sensação de uma interação satisfatória.
Considere o volume de ligações
É preciso considerar se a sua equipe realmente dá conta do volume de ligações que a empresa está recebendo.
Afinal, em muitos casos a demora se dá por um aumento gradativo do volume de ligações que não foi monitorado pela equipe de gestão. E com isso, a equipe fica sobrecarregada, precisando lidar com clientes insatisfeitos dada a demora de atendimento.
Outro ponto extremamente relevante é que em algumas empresas há maior volume de ligações em períodos específicos. Como ocorre em bancos que possuem maior demanda na semana de pagamento.
Por isso, é importante analisar o volume, observando o histórico para obter insights e perceber quais são os momentos que exigem atenção. Em muitos casos, a solução é reforçar o time em dias específicos ou usar automações que otimizem a interação.
Call back para diminuir a taxa de abandono
A solução conhecida como call back é excelente para empresas que lidam com aumento sazonal de ligações. Tendo em vista que, permite oferecer ao cliente que a equipe ligue para ele ao invés de aguardar na fila de atendimento.
O cliente poderá solicitar o call back sem sequer precisar interagir com um humano, otimizando a interação.
Uma vez que, a equipe poderá entrar em contato após o momento de pico de atendimentos ser controlado, garantindo que o cliente não perca tempo.
Na opção de call back a equipe consegue se organizar em relação ao fluxo de ligações, otimizando todas as interações. O que faz com que seus clientes tenham um grau de satisfação maior com a interação eficiente.
Organize a equipe estrategicamente
Analisando o histórico de atendimentos, é possível identificar dias e horários de pico nas ligações. A partir de então, basta organizar o horário de trabalho de seus colaboradores estrategicamente.
Escolher o dia assertivo da folga da equipe, por exemplo, otimiza o atendimento sem precisar contratar mais profissionais para lidar com a demanda.
Afinal, por estarem disponíveis no horário correto e organizados em escala para os dias de maior demanda a equipe disponível supre a necessidade.
Desenvolva a cultura focada em seu cliente
A taxa de abandono elevada revela a insatisfação com o atendimento oferecido e é motivada por inúmeros fatores.
É de grande importância que a organização desenvolva a cultura centrada no cliente, com o intuito de reduzir a taxa de abandono de atendimento.
Clientes satisfeitos são fiéis à marca e trazem ótimos resultados para o negócio. Aproveite todas as nossas dicas e materiais para melhorar as interações entre seus clientes e sua marca.
Invista em formações e treinamento para que sua equipe seja capaz de atender com excelência. Ao encantar um cliente, é natural que ele se torne um verdadeiro defensor de seu negócio, proporcionando ótimo retorno sobre o investimento em atendimento de excelência.
Seja um profissional referência em Atendimento e Suporte ao Cliente
Se você deseja se tornar um profissional referência no mercado nos setores de atendimento ou suporte ao cliente, nós da CS Academy com certeza vamos te ajudar!
Aqui na nossa plataforma você vai aprender com os maiores Experts do mercado e aplicar de forma prática estratégias de gestão de atendimento e suporte que vão te ajudar a decolar a sua operação!
Quer conhecer mais sobre os nossos cursos, eventos, especializações, mentorias e masterclasses? Veja aqui!