Como aumentar a taxa de renovação de clientes?

Taxa de rotatividade de clientes

A taxa de renovação de clientes é um processo vital para a manutenção de um faturamento saudável para empresas que lidam com contratos de prestação de serviços.

Acompanhar a taxa de renovação e adotar medidas estratégicas para aumentar essa taxa mantendo em níveis saudáveis é o que faz a empresa continuar viável. Se o negócio começa a ter dificuldade de renovar e conquistar novos clientes, em poucos meses a conta deixa de fechar.

Por isso mesmo, trouxemos algumas dicas e informações úteis sobre como aumentar a taxa de renovação de clientes, visando a boa saúde financeira do negócio.

O que é taxa de renovação?

Trata-se de um indicador que revela a proporção de clientes que decidem manter os serviços da empresa, renovando seus contratos.

Toda empresa que lida com contratos temporários de prestação de serviço precisa ter atenção para este indicador.

Uma vez que, baixas taxas de renovação indicam problemas que precisam ser corrigidos o quanto antes, com o intuito de garantir a perpetuação do negócio. 

Se a empresa não estiver atenta para a dificuldade de renovar com clientes, dificilmente continuará sendo competitiva na área em que atua.

Em alguns casos, a falta da correção de problemas que impedem a renovação é o que faz com que o negócio feche suas portas.

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A importância de manter uma boa taxa de renovação

A taxa de renovação é um indicador que revela a satisfação da sua base de clientes. Se a empresa é incapaz de manter a satisfação dos clientes gerando renovações, é um indicativo muito importante de problema.

Afinal, o custo de adquirir novos clientes é alto comparado ao custo de fidelização. Além disso, se a empresa não tem uma base de clientes fiéis em algum momento o negócio se tornará insustentável.

Portanto, se trata de um indicador relevante demais para negócios que lidam com contratos de prestação de serviços. Uma vez que, revela dados sobre a satisfação do cliente e saúde financeira do negócio.

Como aumentar a taxa de renovação de clientes da sua empresa

Existem muitas estratégias que podem ser adotadas para aumentar a taxa de renovação da sua empresa, entre elas:

1. Ofereça um método de pagamento recorrente

Quando a empresa oferece um método de pagamento recorrente, é possível se beneficiar de diferentes formas. Como a conquista de inadimplência baixa, bem como, facilita a renovação de contrato.

Dessa forma, o método de pagamento recorrente auxilia de diferentes formas para que a empresa tenha fidelização.

2. Agregue valor ao serviço oferecido

Quando se fala em renovação de contrato, é importante que a empresa agregue valor ao serviço prestado para se destacar frente aos concorrentes.

Portanto, é importante atuar em diferentes frentes, com o intuito de garantir que o cliente perceba que vale a pena renovar, como:

  • Se atualizar de acordo com as tendências do mercado;
  • Otimizar as rotinas internas para desburocratizar processos;
  • Oferecer serviços de alta qualidade;
  • Analisar os dados e interações recentes para conhecer as demandas de seus clientes.

Dessa forma, é possível adotar uma postura que diferencia a empresa das demais, contribuindo para que os clientes queiram a renovação.

Afinal, empresas que são percebidas como parceiros valiosos naturalmente tendem a conquistar uma alta taxa de fidelidade. 

3. Valorize o relacionamento com o cliente

Quem deseja fidelizar precisa trabalhar o relacionamento com o cliente. Por isso mesmo, é importante que o cliente sempre possa contar com a marca.

Oferecer um atendimento ágil, fazer ações como o envio de e-mail de felicitações no aniversário do cliente e outros cuidados diferenciam sua empresa. De modo que, seja possível construir um relacionamento saudável com o consumidor.

É importante ter um time de relacionamento ativo, que constrói estratégias de aproximação. Justamente para que a marca faça parte do cotidiano do cliente e o mantenha satisfeito.

Dessa forma, é possível garantir que esse consumidor tenha interesse em manter a relação de longo prazo com a marca. O que evita a perda de receita para a concorrência. 

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4. Acompanhe a satisfação de seus clientes

A empresa deve sempre monitorar a satisfação dos clientes por meio de pesquisas periódicas. Tendo em vista que, é possível resolver problemas pontuais quando o consumidor demonstra sua insatisfação.

Sabendo o que gera a insatisfação a equipe consegue se organizar para reverter o problema e deixar uma boa imagem de proatividade. Justamente com o intuito de não dar tempo para que seu cliente procure a concorrência.

5. Invista em entender o que seu cliente busca

É indispensável conhecer as necessidades de seu público-alvo profundamente. De modo que, a empresa possa estar em constante processo de evolução, visando alcançar a excelência.

Quando se sabe o que gera interesse dos clientes, é natural que a empresa se organize em prol de atender as demandas desse público.

O que faz com que se torne diferente de todos os concorrentes que atuam na mesma região. Afinal, por conhecer profundamente seu público, a sua empresa está sempre um passo à frente.

6. Faça ações pontuais com clientes em risco

É importante que a equipe monitore aqueles clientes que apresentam maior risco de cancelamento. De modo que, possa fazer ações pontuais de fidelização com esse cliente que apresenta maior insatisfação.

Em muitos casos é possível reverter o problema no início. Sempre garantindo que o cliente volte a ficar satisfeito quando a equipe entra em contato e dá suporte para reverter problemas. Cuidar desde o início é mais interessante que tentar reverter um problema maior.

Realmente vale a pena investir em ferramentas de renovação?

Uma das estratégias mais comuns quando se fala em aumentar a taxa de renovação é investir em ferramentas apropriadas.

Sem dúvidas, vale a pena realizar este tipo de investimento, com o intuito de otimizar processos e consequentemente gerar mais receita para a empresa.

Justamente por ser um método que facilita o cotidiano, tornando a equipe mais eficiente na renovação.

Obviamente somente investir em ferramentas de renovação sem antes trabalhar os aspectos que ajudam a aumentar a taxa de retenção é ineficaz.

Portanto, é interessante aproveitar os insights, visando adotar as estratégias necessárias para aumentar a taxa de renovação.

Justamente com o intuito que somado ao investimento em ferramentas específicas, seja possível ter os resultados esperados.

Agora que já sabe mais sobre a taxa de renovação de clientes não deixe de conferir nossos conteúdos sobre o tema.  

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