8 tendĂȘncias de Customer Experience para 2022

As empresas jĂĄ perceberam que oferecer um excelente serviço ou produto nĂŁo basta para reter a clientela. É preciso contar com os dados e tendĂȘncias de Customer Experience para garantir a melhor jornada e a melhor experiĂȘncia do cliente.

Para isso, o Customer Experience se tornou o braço direito dos gestores que querem assegurar a felicidade de sua audiĂȘncia em todas as etapas da negociação e atĂ© apĂłs ela, no chamado pĂłs-venda. 

SuperOffice criou um conteĂșdo apontando quais sĂŁo as estatĂ­sticas de CX que podem auxiliar nesse processo. SĂŁo dados que mostram informaçÔes importantes de comportamento e ajudam a compreender as tendĂȘncias.

InformaçÔes divulgadas pelo Temkim Group mostram que empresas bilionårias podem aumentar o faturamento se investirem em CX. Para empresas de SaaS é possível aumentar a receita em até US$ 1 bilhão.

Portanto, veja quais sĂŁo os dados de CX que podem justificar um investimento nessa estratĂ©gia no ano de 2022. 

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1. Contact center de qualidade

Primeiramente, Ă© importante saber que 86% dos consumidores se mostram dispostos a pagar mais caro por uma excelente experiĂȘncia de compra. 

A forma como o cliente se comunica com a empresa e a recepção que ele tem quando apresenta dĂșvidas ou dificuldades Ă© um dos pontos essenciais para assegurar a satisfação.  Uma interação negativa pode ser decisiva para que esse cliente nunca mais volte a consumir. 

É por isso que investir em um centro de atendimento qualificado Ă© um ponto fundamental na hora de criar uma estratĂ©gia de coleta de dados de CX. 

InformaçÔes disponibilizadas pela Gartner apontam que a melhor forma de fazer isso Ă© coletando corretamente os feedbacks e antecipando os problemas dos clientes atravĂ©s de um atendimento qualificado e empĂĄtico. 

Estimativas apontam que 88% das empresas hoje priorizam a experiĂȘncia do cliente garantindo um contact center de alto padrĂŁo, com qualidade de atendimento e agilidade na proposta de soluçÔes. 

2. Canais de atendimento que mantém um padrão Omnichannel

Oferecer uma variedade de canais de atendimento Ă© fundamental para que o cliente se sinta amparado e saiba onde encontrar as soluçÔes que precisa. PorĂ©m, nĂŁo adianta investir em variedade, mas esquecer da qualidade. 

Os canais de interação precisam manter um padrĂŁo de qualidade nivelado, onde todos os suportes – seja por e-mail, chat, telefone, presencial – garantam a satisfação ao final do atendimento. 

Para coletar dados de CX verdadeiramente Ășteis vocĂȘ pode utilizar formulĂĄrios online e pesquisas NPS que ajudem a reunir comentĂĄrios e identificar pontos a serem melhorados a partir de um feedback honesto de sua audiĂȘncia. 

Segundo o relatĂłrio de 2020 da PWC, o nĂșmero de empresas que investem na experiĂȘncia omnichannel aumentou consideravelmente, saltando de 20% para mais de 80%.

3. Atendimento mĂłvel excelente

Todo mundo usa o celular. Por isso, o seu site e seus canais de atendimento precisam ser responsivos para os aparelhos mĂłveis. 

O artigo original do SuperOffice mostra que quase 60% da clientela costuma nĂŁo recomendar uma empresa se o site nĂŁo funciona bem em seus celulares. 

Ao mesmo tempo, 50% do trĂĄfego pode ser perdido mesmo que as pessoas gostem do serviço/ produto, caso nĂŁo considerem que o site Ă© suficientemente responsivo. 

E dados da Stat Counter afirmam que 52% das interaçÔes hoje sĂŁo feitas atravĂ©s dos telefones celulares. Portanto, imagine que mais da metade de seus clientes tentarĂŁo encontrar a sua empresa por esse dispositivo. 

Hoje, 84% das empresas que focam na experiĂȘncia do cliente investem em bom atendimento mĂłvel. Por outro lado, em empresas que nĂŁo investem nisso, 90% dos clientes relatam dificuldades ao buscarem suporte atravĂ©s do celular.

Os líderes de problemas relatados são tempo de carregamento, dificuldades na pesquisa dentro do site e interrupçÔes na navegação.

EstatĂ­sticas de Customer Experience para 2022

4. AusĂȘncia de feedback negativo Ă© um sinal ruim

Sabemos que clientes satisfeitos compartilham suas experiĂȘncias com algumas pessoas. Dados divulgados por Esteban Kolsky apontam que 72% dos clientes satisfeitos compartilham a experiĂȘncia com atĂ© 6 pessoas. 

PorĂ©m, 13% daqueles que se mostram infelizes com alguma situação chegam a compartilhar com atĂ© 15 pessoas com a finalidade de alertar colegas e conhecidos. 

Portanto, a ausĂȘncia total de crĂ­ticas e feedbacks negativos nĂŁo indica que a sua empresa Ă© um absoluto sucesso. Desconfie disso. Pode ser que, na verdade, aqueles que tiveram qualquer problema simplesmente nĂŁo voltaram nem mesmo para pontuar um erro. 

Um e-mail de acompanhamento da experiĂȘncia do cliente pode ajudar a coletar dados de CX importantes e garantir que vocĂȘ nĂŁo sofra com essa evasĂŁo silenciosa. 

5. A frustração do cliente aumenta a taxa de Churn

A pesquisa de dados de CX promovida pela  PwC  consultou 15.000 consumidores. O resultado mostrou que 1 em cada 3 clientes deixa de consumir com a marca ainda que amem os serviços e produtos apĂłs passarem por uma experiĂȘncia ruim. 

Os dados mostram ainda que 92% abandonariam completamente a empresa apĂłs duas ou trĂȘs interaçÔes negativas, sem possibilidade de retorno de consumo.

6. Autoatendimento deve ser uma prioridade

Cada vez mais os clientes prezam por autonomia e agilidade. Por isso, investir em inteligĂȘncia artificial como forma de automatizar alguns atendimentos Ă© fundamental. 

Para tanto, Ă© importante garantir que, ao identificar um problema o cliente consiga encontrar rapidamente o melhor canal para autoatendimento e consiga, dessa forma, resolver o problema rapidamente sem aguardar um retorno. 

O artigo da SuperOffice mostra que 67% dos clientes preferem obter solução atravĂ©s de um autoatendimento do que ter que falar com um representante da marca. 

O mesmo trecho aponta que 91% das pessoas usariam o serviço de autoatendimento se encontrasse as suas demandas com facilidade. 

7. O passo definitivo para a InteligĂȘncia Artificial

A utilização de InteligĂȘncia Artificial na resolução de problemas se tornou tĂŁo importante que em 2019 25% das interaçÔes com cliente aconteceram atravĂ©s de  IA. 

AtĂ© 2023, porĂ©m, esse nĂșmero deve aumentar consideravelmente, saltando para 40%, jĂĄ que hoje 90% das empresas planejam implantar IA em atĂ© 3 anos.

8. Customer Experience Ă© o novo growth

Um dado importante mostra que o Customer Experience nĂŁo somente pode ajudar na retenção de clientes como tambĂ©m estimula a compra. Uma pesquisa mostra que 49% dos clientes fizeram compras por impulso desencadeada por um bom atendimento. 

JĂĄ um estudo realizado pela Walker mostra que desde 2020 a experiĂȘncia do cliente tem ultrapassado o ranking de prioridade entre os fatores essenciais no estĂ­mulo de uma compra. Ele se sobressai, inclusive, com relação a qualidade do prĂłprio produto. 

Esses dados de CX provam que a estratĂ©gia de manter o cliente como centro do negĂłcio pode trazer excelentes resultados. Investir em uma boa experiĂȘncia Ă© investir no seu prĂłprio sucesso. 

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