As empresas jĂĄ perceberam que oferecer um excelente serviço ou produto nĂŁo basta para reter a clientela. Ă preciso contar com os dados e tendĂȘncias de Customer Experience para garantir a melhor jornada e a melhor experiĂȘncia do cliente.
Para isso, o Customer Experience se tornou o braço direito dos gestores que querem assegurar a felicidade de sua audiĂȘncia em todas as etapas da negociação e atĂ© apĂłs ela, no chamado pĂłs-venda.
O SuperOffice criou um conteĂșdo apontando quais sĂŁo as estatĂsticas de CX que podem auxiliar nesse processo. SĂŁo dados que mostram informaçÔes importantes de comportamento e ajudam a compreender as tendĂȘncias.
InformaçÔes divulgadas pelo Temkim Group mostram que empresas bilionĂĄrias podem aumentar o faturamento se investirem em CX. Para empresas de SaaS Ă© possĂvel aumentar a receita em atĂ© US$ 1 bilhĂŁo.
Portanto, veja quais são os dados de CX que podem justificar um investimento nessa estratégia no ano de 2022.
1. Contact center de qualidade
Primeiramente, Ă© importante saber que 86% dos consumidores se mostram dispostos a pagar mais caro por uma excelente experiĂȘncia de compra.
A forma como o cliente se comunica com a empresa e a recepção que ele tem quando apresenta dĂșvidas ou dificuldades Ă© um dos pontos essenciais para assegurar a satisfação. Uma interação negativa pode ser decisiva para que esse cliente nunca mais volte a consumir.
à por isso que investir em um centro de atendimento qualificado é um ponto fundamental na hora de criar uma estratégia de coleta de dados de CX.
InformaçÔes disponibilizadas pela Gartner apontam que a melhor forma de fazer isso é coletando corretamente os feedbacks e antecipando os problemas dos clientes através de um atendimento qualificado e empåtico.
Estimativas apontam que 88% das empresas hoje priorizam a experiĂȘncia do cliente garantindo um contact center de alto padrĂŁo, com qualidade de atendimento e agilidade na proposta de soluçÔes.
2. Canais de atendimento que mantém um padrão Omnichannel
Oferecer uma variedade de canais de atendimento é fundamental para que o cliente se sinta amparado e saiba onde encontrar as soluçÔes que precisa. Porém, não adianta investir em variedade, mas esquecer da qualidade.
Os canais de interação precisam manter um padrĂŁo de qualidade nivelado, onde todos os suportes â seja por e-mail, chat, telefone, presencial â garantam a satisfação ao final do atendimento.
Para coletar dados de CX verdadeiramente Ășteis vocĂȘ pode utilizar formulĂĄrios online e pesquisas NPS que ajudem a reunir comentĂĄrios e identificar pontos a serem melhorados a partir de um feedback honesto de sua audiĂȘncia.
Segundo o relatĂłrio de 2020 da PWC, o nĂșmero de empresas que investem na experiĂȘncia omnichannel aumentou consideravelmente, saltando de 20% para mais de 80%.
3. Atendimento mĂłvel excelente
Todo mundo usa o celular. Por isso, o seu site e seus canais de atendimento precisam ser responsivos para os aparelhos mĂłveis.
O artigo original do SuperOffice mostra que quase 60% da clientela costuma nĂŁo recomendar uma empresa se o site nĂŁo funciona bem em seus celulares.
Ao mesmo tempo, 50% do tråfego pode ser perdido mesmo que as pessoas gostem do serviço/ produto, caso não considerem que o site é suficientemente responsivo.
E dados da Stat Counter afirmam que 52% das interaçÔes hoje são feitas através dos telefones celulares. Portanto, imagine que mais da metade de seus clientes tentarão encontrar a sua empresa por esse dispositivo.
Hoje, 84% das empresas que focam na experiĂȘncia do cliente investem em bom atendimento mĂłvel. Por outro lado, em empresas que nĂŁo investem nisso, 90% dos clientes relatam dificuldades ao buscarem suporte atravĂ©s do celular.
Os lĂderes de problemas relatados sĂŁo tempo de carregamento, dificuldades na pesquisa dentro do site e interrupçÔes na navegação.
4. AusĂȘncia de feedback negativo Ă© um sinal ruim
Sabemos que clientes satisfeitos compartilham suas experiĂȘncias com algumas pessoas. Dados divulgados por Esteban Kolsky apontam que 72% dos clientes satisfeitos compartilham a experiĂȘncia com atĂ© 6 pessoas.
Porém, 13% daqueles que se mostram infelizes com alguma situação chegam a compartilhar com até 15 pessoas com a finalidade de alertar colegas e conhecidos.
Portanto, a ausĂȘncia total de crĂticas e feedbacks negativos nĂŁo indica que a sua empresa Ă© um absoluto sucesso. Desconfie disso. Pode ser que, na verdade, aqueles que tiveram qualquer problema simplesmente nĂŁo voltaram nem mesmo para pontuar um erro.
Um e-mail de acompanhamento da experiĂȘncia do cliente pode ajudar a coletar dados de CX importantes e garantir que vocĂȘ nĂŁo sofra com essa evasĂŁo silenciosa.
5. A frustração do cliente aumenta a taxa de Churn
A pesquisa de dados de CX promovida pela PwC consultou 15.000 consumidores. O resultado mostrou que 1 em cada 3 clientes deixa de consumir com a marca ainda que amem os serviços e produtos apĂłs passarem por uma experiĂȘncia ruim.
Os dados mostram ainda que 92% abandonariam completamente a empresa apĂłs duas ou trĂȘs interaçÔes negativas, sem possibilidade de retorno de consumo.
6. Autoatendimento deve ser uma prioridade
Cada vez mais os clientes prezam por autonomia e agilidade. Por isso, investir em inteligĂȘncia artificial como forma de automatizar alguns atendimentos Ă© fundamental.
Para tanto, Ă© importante garantir que, ao identificar um problema o cliente consiga encontrar rapidamente o melhor canal para autoatendimento e consiga, dessa forma, resolver o problema rapidamente sem aguardar um retorno.
O artigo da SuperOffice mostra que 67% dos clientes preferem obter solução através de um autoatendimento do que ter que falar com um representante da marca.
O mesmo trecho aponta que 91% das pessoas usariam o serviço de autoatendimento se encontrasse as suas demandas com facilidade.
7. O passo definitivo para a InteligĂȘncia Artificial
A utilização de InteligĂȘncia Artificial na resolução de problemas se tornou tĂŁo importante que em 2019 25% das interaçÔes com cliente aconteceram atravĂ©s de IA.
AtĂ© 2023, porĂ©m, esse nĂșmero deve aumentar consideravelmente, saltando para 40%, jĂĄ que hoje 90% das empresas planejam implantar IA em atĂ© 3 anos.
8. Customer Experience Ă© o novo growth
Um dado importante mostra que o Customer Experience não somente pode ajudar na retenção de clientes como também estimula a compra. Uma pesquisa mostra que 49% dos clientes fizeram compras por impulso desencadeada por um bom atendimento.
JĂĄ um estudo realizado pela Walker mostra que desde 2020 a experiĂȘncia do cliente tem ultrapassado o ranking de prioridade entre os fatores essenciais no estĂmulo de uma compra. Ele se sobressai, inclusive, com relação a qualidade do prĂłprio produto.
Esses dados de CX provam que a estratĂ©gia de manter o cliente como centro do negĂłcio pode trazer excelentes resultados. Investir em uma boa experiĂȘncia Ă© investir no seu prĂłprio sucesso.