Time to Value (TTV): como entregar valor e reter os seus clientes

Time to Value (TTV) é uma métrica muito importante e que tem se tornado cada vez mais popular nas vendas, pois diz respeito ao tempo que o consumidor leva para perceber o valor do seu produto ou serviço.

Portanto, este indicador está ligado diretamente à perspectiva do cliente quanto à solução oferecida pelo seu negócio. Afinal de contas, muitas empresas sofrem com ciclos de vendas longos demais, o que não é o ideal.

Então, é aí que surge o Time to Value e hoje vamos explicar do que ele trata, como entregar valor e reter os seus clientes. Acompanhe abaixo!

O que é Time to Value (TTV)?

O Time to Value, em tradução para o português significa “Tempo de Valorizaçao”, faz referência ao tempo que o cliente entra em contato com o seu produto ou serviço a primeira vez até o momento em que ele consegue valorizá-lo.

Logo, quanto mais rápido o cliente percebe o valor da sua solução, melhor, pois, muitas vezes, o TTV é comparado com outro indicador importante, o Retorno por Investimento (ROI).

Contudo, não estamos falando apenas de valor monetário, pois a sua solução pode agregar outros pontos que são importantes para os clientes, como agilidade e produtividade, por exemplo.

Qual a importância do Time to Value?

Esse indicador é muito importante, já que ele aponta o nível de engajamento do consumidor com o seu produto ou serviço a partir do momento que a percepção de valor acontece.

Inclusive, podemos fazer uma comparação com as compras no seu supermercado, algo cotidiano, onde você:

  • Ver o produto na prateleira (primeiro contato);
  • Comparar com outros produtos existentes no mercado (valor agregado);
  • Decidir se aquele produto atende a sua necessidade ou não (avalia o quanto ele é útil).

Sendo assim, quanto menor é o tempo entre ver na prateleira e passar no caixa, melhor, já que assim a chance de desistência é muito menor.

Por esse motivo, o TTV é uma métrica que ajuda a entender esse tempo que o cliente leva para enxergar valor e isso permite que você analise o que está impedindo a agilidade na tomada de decisão.

Logo, a partir do indicador, se torna mais fácil fazer avaliações e implementar mudanças, tanto nas ações de marketing quanto no time de vendas, por exemplo.

Diante de tudo isso, o Time to Value pode ajudar:

  1. Estabelecer o ciclo de vendas e entender qual é o momento de aprimorar a solução;
  2. Analisar a satisfação do consumidor, que se constrói a partir da entrega do valor;
  3. Contribuir para a fidelização dos clientes, uma vez que consumidores satisfeitos retornam e fazem novos negócios com a sua empresa;
  4. Permitir validar o produto perante o mercado, já que quanto mais rápido a percepção do valor acontece, mais rápido é possível seguir novas estratégias.

Como medir o TTV?

Existem diversos modos de você medir o Time to Value e tudo depende da solução que você oferece para os seus clientes. Abaixo mostramos algumas maneiras. Veja:

  • De grátis para pago – se você disponibiliza uma versão grátis do seu serviço, é possível medir o Time to Value considerando o tempo que o cliente passa de gratuito para pago
  • Tempo para atingir o ROI – já falamos que o Time to Value está, muitas vezes, ligado ao ROI. Então, é possível medi-lo considerando o tempo que o cliente leva para obter o retorno desejado;
  • Adoção de novos recursos – se você disponibiliza novos recursos para os seus clientes e eles demoram a adquiri-los, é um sinal que existem obstáculos e o TTV pode ser medido a partir disso.

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Como entregar valor e reter clientes?

Reduzir o TTV é um grande desafio que exige um trabalho de vários setores da empresa. Então, para ajudar, separamos algumas dicas de como entregar valor e reter clientes. Acompanhe!

Avalie a satisfação dos consumidores

A métrica do TTV está ligada de forma direta com a satisfação do consumidor. Logo, é interessante que se acompanhe ambos em conjunto.

Desse modo, entendendo os níveis de satisfação, se torna mais fácil também entender o que deve ser melhorado, fator esse que tem influência na percepção de valor da solução.

Em razão disso, é interessante que a empresa esteja sempre recolhendo os feedbacks dos clientes.

Melhore o onboarding

O onboarding é um processo que integra o cliente ao produto ou serviço oferecido pela empresa, ou seja, ele é a apresentação que acontece após a compra.

Portanto, se faz necessário garantir que o consumidor entenda tudo sobre aquela solução que ele adquiriu, já que só assim ele vai realmente conseguir aproveitar e usufruir do valor agregado.

Além disso, o onboarding contribui para uma experiência prazerosa e positiva, fazendo com que o cliente enxergue o investimento como positivo.

Considere a experiência completa

Um dos pontos mais importantes quando se pensa em melhorar o índice TTV é a experiência do usuário.
É necessário que a sua solução não somente resolva o problema do cliente, mas promova uma experiência positiva para ele.

Isso não está relacionado exclusivamente ao desenvolvimento, mas também a outros fatores que são de interesse do consumidor, como o suporte, aderência ao mercado e etc.

Inclusive, todos esses detalhes agregam mais valor ao produto perante os olhos do cliente e são pontos que contribuem para fidelização e retenção.

Sendo assim, não considere apenas o produto, mas pense nas necessidades que podem existir ao longo do caminho.

Antecipe as necessidades

Além de tudo que você já viu aqui, antecipar as necessidades é outra estratégia que faz muito sentido para reter e entregar valor aos clientes.

Então, faça uso das experiências anteriores dos seus consumidores para promover melhorias para a sua solução. Logo, esteja ciente dos gargalos existentes.

Conclusão

Quando o cliente busca por um produto ou serviço no mercado, ele vai considerar sua solução somente se ele acreditar que ela é capaz de ajudar naquele problema.

Por isso, é muito importante que você seja capaz de mostrar o valor do seu produto ou serviço o mais rápido possível e aqui você viu como o TTV pode ajudar.

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