Partner Success Manager (PSM) é um profissional que é um grande aliado das empresas que desejam crescimento e sucesso no mercado.
Por isso, o PSM é uma figura que está obtendo cada vez mais relevância no mercado e entender sua atuação é importante. Não só para quem pode contratar esse profissional para seu time, como também, para se especializar na área e alcançar uma boa remuneração.
Pensando nisso, trouxemos todas as informações sobre o que é um PSM, o que ele faz e uma série de outros dados para te ajudar a entender a carreira. Confira tudo a seguir.
O que é e o que faz um PSM?
PSM significa Partner Success Manager, ou seja, gestor de sucesso do parceiro. Isso significa que é um profissional voltado para a atuação nos canais parceiros da empresa.
O profissional que atua como PSM é responsável por alinhar todos os serviços que a empresa presta nesses canais, garantindo que o cliente tenha uma boa experiência de compra em qualquer canal onde tenha contato com a empresa.
Suponha que sua empresa é uma loja pequena com apenas uma unidade no Brasil e o objetivo de atingir todo o país.
Ao invés de criar um site e investir centenas de reais em campanhas publicitárias, a primeira estratégia é se tornar parceiro de um gigante marketplace que alcança todo o país.
Dessa forma, sua loja anuncia no canal que já chega a milhares de usuários todos os dias. Nessa estratégia o PSM é fundamental, por ser o colaborador que vai alinhar a qualidade dos serviços prestados em todos os canais onde o cliente tem contato com a sua marca.
Gerenciamento de todas as relações
Além de alinhar estratégias para que o cliente tenha sucesso na compra através de qualquer canal, o PSM é um gestor que também deve lidar com a relação junto aos canais onde a empresa está posicionada.
Dessa forma, todos terão o sucesso desejado, trazendo bons resultados para as relações comerciais. Aspecto que é fundamental para que a empresa tenha uma boa reputação no mercado e construa relações de parcerias que sejam duradouras e benéficas.
Uma vez que, é possível potencializar resultados a partir de um trabalho transparente, com foco em manter os clientes satisfeitos e garantir todo um processo comercial de qualidade.
Afinal, para atingir a satisfação do cliente é importante que toda a logística de entrega, precificação e outros aspectos que foram estabelecidos em parceria estejam funcionando conforme o acordado.
Caso contrário, a parceria com o marketplace tende a não entregar o que a empresa esperava inicialmente.
Quanto ganha um Partner Success Manager?
Uma vez compreendida a importância do PSM nas empresas, é normal ter curiosidade sobre a faixa salarial do profissional.
Principalmente por ser um colaborador que tem grande importância, desencadeando bons resultados para a empresa quando a contratação é assertiva.
Atualmente no Brasil a média salarial do PSM é de R$4.807 ao mês, todavia, é importante perceber que existem remunerações no intervalo de R$3.185 até R$16.170 segundo dados da Glassdoor.
A remuneração do profissional varia significativamente de acordo com a região onde ele atua, porte da empresa contratante e também a sua capacidade de gerar resultado para o negócio.
Portanto, é interessante que os profissionais que desejam atuar no cargo estejam atentos para que possam se preparar. De modo que, construam um bom currículo para ocupar uma vaga de trabalho e agregam positivamente na empresa visando um salário elevado.
Benefícios de ter esse profissional no time
As empresas que contratam um PSM conseguem alcançar inúmeros benefícios para o time como um todo, pensando nisso, listamos os principais diferenciais que o profissional oferece, são eles:
1. Identificação e priorização dos parceiros ideais
Estabelecer uma parceria comercial é importante e deve ser benéfico para as suas partes envolvidas. De modo que, seja possível alcançar um crescimento estratégico benéfico, para que se tenha um retorno sobre a parceria.
O PSM é um profissional capacitado para negociar e identificar bons parceiros, visando que o negócio possa crescer a partir do fechamento de bons negócios.
Embasado em dados como a previsão de retorno sobre o investimento, o profissional consegue fechar parcerias assertivas e que trarão o rendimento desejado.
Além disso, o colaborador conseguirá administrar as parcerias, de modo que possa fazer os ajustes necessários conforme o feedback obtido.
Portanto, é uma contratação estratégica quando a empresa deseja crescer a partir de boas decisões de parcerias comerciais.
2. Acompanhamento de indicadores
Uma vez que o profissional estabelece as parcerias desejadas, ele passa a acompanhar os indicadores essenciais para identificar se o retorno está sendo conforme o esperado.
O ROI, por exemplo, é um indicador de retorno sobre o investimento que costuma ser acompanhado pelo PSM.
Ao estabelecer um acompanhamento próximo o profissional terá um panorama de oportunidades e desafios que precisam ser explorados e enfrentados em seu cotidiano.
De modo que possam ser feitos ajustes para que a parceria seja benéfica para as duas empresas envolvidas. E caso algum investimento não esteja trazendo o resultado esperado, é possível fazer migrações.
Tendo como principal objetivo que os interesses da empresa sejam representados e que os parceiros que são mantidos no longo prazo, sejam aqueles que realmente justificam sua posição sendo estratégicos para os objetivos da empresa.
Seja vender mais, ampliar o reconhecimento da marca ou qualquer outro objetivo estabelecido pela empresa ao estabelecer a parceria, é papel do PSM acompanhar se o resultado esperado está sendo alcançado ou não.
3. Alcançar a satisfação do cliente
Por meio de sua atuação nos canais de parceria, o PSM é um profissional capaz de alcançar a satisfação do cliente.
Aspecto que é fundamental, principalmente se a empresa tem muitos parceiros. Afinal, a experiência de compra do cliente deve ser a melhor possível em todos os canais de contato.
Uma vez que, o objetivo é sempre manter o cliente satisfeito para que ele seja fidelizado. Portanto, o profissional que atua na gestão das parcerias é fundamental para que esse resultado seja alcançado.
O que faz com que o PSM seja cada vez mais relevante dentro das empresas, tornando-se uma contratação estratégica que viabiliza o crescimento do negócio.
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