A carreira Customer Success estĂĄ em alta e muitos profissionais possuem o perfil ideal para ocupar um cargo atuando na ĂĄrea. Todavia, por nĂŁo saber como se preparar, estĂŁo deixando a oportunidade escapar.
Saber o que fazer para ter uma carreira como customer success te deixarĂĄ alguns passos Ă frente dos demais.
Contribuindo para que possa se destacar entre os concorrentes e aproveitar uma das vagas que estĂŁo surgindo para profissionais da ĂĄrea. Confira tudo a seguir e compreenda como desenvolver sua carreira customer success para ganhar bem e agregar em resultados.
O que Ă© Customer Success?
Primeiramente é preciso saber todos os detalhes sobre o que é essa årea de atuação que vem chamando a atenção de grandes empresas. Trata-se de um profissional que gerencia a felicidade e satisfação de seus clientes.
E se ainda nĂŁo ficou claro suficiente, podemos usar a definição de Lincoln Murphy que Ă© referĂȘncia em
customer success âsucesso do cliente Ă© quando seus clientes alcançam o resultado desejado atravĂ©s das interaçÔes com a sua empresaâ.
Portanto, o profissional que lida com essa årea é responsåvel direto por tudo que pode ser feito para atingir o resultado esperado. Garantindo uma interação desde quando se tem um lead até o pós-venda, que seja capaz de agradar, impressionar e satisfazer.
Qual a sua importĂąncia do profissional de customer success para as empresas?
Toda empresa, independentemente de seu porte, deveria investir na contratação de um customer success. Tendo em vista que, o profissional trabalha melhorando a experiĂȘncia do cliente.
O que Ă© importante para que o negĂłcio possa ter resultados que sĂŁo acima da mĂ©dia. Consequentemente a competitividade da empresa e sua sobrevivĂȘncia no mercado sĂŁo maiores. A contratação de um profissional de customer success impacta das seguintes formas:
1. Retenção de Clientes
Tendo um customer success manager, a empresa consegue melhorar sua performance na retenção de clientes.
Uma vez que, o time trabalha de forma alinhada para alcançar a satisfação do cliente.
Aspecto que é fundamental para fidelização.
Um cliente satisfeito é muito mais fåcil de ser fiel à marca. Portanto, é interessante ter um time voltado para a satisfação do cliente.
De modo que, possa aumentar a retenção, gerando uma fidelização que Ă© importante para que a empresa cresça de forma saudĂĄvel e contĂnua. Com a diminuição da taxa de churn a empresa cresce e o negĂłcio se torna lucrativo e saudĂĄvel no curto e mĂ©dio prazo.
2. Melhora da ExperiĂȘncia do Cliente
AlĂ©m de possibilitar que o cliente se mantenha fiel, o gestor de sucesso do cliente consegue garantir que cada cliente tenha uma experiĂȘncia mais satisfatĂłria quando se conecta com a marca.
Ter uma experiĂȘncia positiva com a marca Ă© positivo nĂŁo sĂł para o cliente como tambĂ©m para a empresa.
Afinal, um cliente satisfeito faz a melhor propaganda da empresa.
Uma vez que, essa pessoa satisfeita acaba comentando com os amigos que a empresa oferece um atendimento de qualidade, disponibiliza produtos satisfatĂłrios e serviços eficientes. Portanto, Ă© importante focar na experiĂȘncia de cada cliente para que toda a sua base de consumidores sempre recomende sua empresa.
3. Identificação de Oportunidades
Um profissional que lida com a satisfação do cliente consegue identificar oportunidades e auxiliar a empresa a ter melhores resultados.
Afinal, Ă© possĂvel obter insights poderosos por causa do contato direto com o cliente. E a partir desses insights, beneficiar o crescimento do negĂłcio implementando melhorias que vĂŁo agradar o pĂșblico-alvo
da marca.
Coisas que vocĂȘ deveria estar fazendo para ter uma carreira na ĂĄrea
E finalmente vamos ao ponto mais importante: o que vocĂȘ precisa fazer para seguir carreira customer success e ser um profissional desejado pelas empresas. Afinal, o objetivo ao se especializar Ă© ter um alto salĂĄrio, agregar para o sucesso da empresa na qual trabalha e impactar o mercado positivamente.
Pensando nisso, trouxemos algumas informaçÔes importantes que precisam ser de seu conhecimento, confira:
Estude muito
O profissional que deseja ter carreira customer success precisa estudar o cliente, entendendo suas dores e demandas. Ă importante conhecer ferramentas eficientes de acompanhamento da jornada do cliente, SEO, marketing digital e ter conhecimento sobre a indĂșstria.
De modo que, toda essa dedicação aos estudos possa contribuir positivamente para que o profissional tenha uma comunicação eficiente, compreenda as demandas do cliente e saiba como resolver.
Aspectos que vão ajudar a ganhar a confiança do consumidor, possibilitar a resolução de problemas e trazer ótimos resultados de curto e longo prazo.
Domine todo o processo de vendas
Um profissional da årea precisa compreender das etapas desde a captação do cliente usando SEO, Google ADS e afins, até a etapa de pós-vendas.
Dominando esse conhecimento Ă© possĂvel compreender diferentes dinĂąmicas e potencializar os resultados que vocĂȘ pode alcançar.
Ă Ăłbvio que cada empresa tem a sua prĂłpria realidade. Todavia, Ă© importante considerar o panorama mais geral para estudar e na sequĂȘncia apĂłs a sua contratação, poderĂĄ se especializar ainda mais na empresa onde conseguiu uma vaga.
Ă preciso ser bom em escutar
Um aspecto muito importante Ă© que os profissionais da ĂĄrea de customer success precisam ser bons em escutar os clientes.
Afinal, Ă© preciso exercer sua empatia, demonstrando sua capacidade de compreender o cliente para atender a demanda dele.
O profissional que atua na ĂĄrea precisa ser resiliente, empĂĄtico e exercer diariamente o autocontrole. Caso contrĂĄrio, terĂĄ dificuldade de exercer o cargo.
NĂŁo hĂĄ uma formação especĂfica
à importante destacar que, o profissional que atua em customer success pode ser um publicitårio, administrador ou ter formação em åreas correlatas.
Atualmente, nĂŁo existe uma formação especĂfica que prepare o profissional para exercer esse tipo de cargo.
Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe mais sobre as oportunidades que o mercado oferece, vale a pena aproveitar os dados para que possa se preparar para uma das vagas.
Uma vez que, esse tipo de vaga vai surgir com maior frequĂȘncia nos prĂłximos anos e os profissionais que estĂŁo melhor preparados serĂŁo aqueles que vĂŁo se destacar. Afinal, as empresas precisam desse tipo de profissional para se diferenciarem competitivamente.
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