Como a InteligĂȘncia Artificial pode impulsionar o sucesso do seu cliente

Sabia que inteligĂȘncia artificial e sucesso do cliente possuem total relação? Muitas empresas ainda atuam como se fossem questĂ”es completamente distintas.

Todavia, na prĂĄtica, a inteligĂȘncia artificial pode impulsionar o sucesso do seu cliente!

Entender o cenĂĄrio atual e como isso pode funcionar na prĂĄtica Ă© um enorme diferencial competitivo para o negĂłcio. E Ă© justamente isso que iremos abordar hoje.

InteligĂȘncia Artificial: entenda um pouco mais sobre

A inteligĂȘncia artificial (IA) Ă© um avanço tecnolĂłgico que estĂĄ revolucionando o cotidiano de inĂșmeros brasileiros e negĂłcios.

Tendo em vista que, Ă© capaz de transformar o relacionamento com o cliente, aumentar a eficiĂȘncia de atendimento e trazer uma sĂ©rie de benefĂ­cios.

No entanto, se engana quem pensa que a IA é uma tecnologia recente. Na realidade, tudo começou nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, Jonh McCarthy e outros pioneiros que desenvolveram robÎs com o intuito de que se tornassem mais humanos.

O desejo sempre foi de construir mĂĄquinas capazes de reproduzir a capacidade humana. De modo que, fosse possĂ­vel usar a tecnologia no cotidiano.

É óbvio que nos anos 50 não havia tecnologia suficiente para fazer um projeto tão moderno quanto temos hoje. Todavia, os pioneiros precisam ser lembrados. Afinal, eles deram ideias importantes que contribuem positivamente para o que conhecemos como IA nos dias de hoje.

Qual a importĂąncia da inteligĂȘncia artificial no cenĂĄrio atual?

Nos Ășltimos anos a inteligĂȘncia artificial ganhou um papel cada vez mais expressivo no cotidiano das pessoas.

Afinal, quem nĂŁo ouviu falar sobre Alexa ou ChatGPT nos Ășltimos meses? Sem que a maior parte das pessoas percebam, a inteligĂȘncia artificial se tornou parte de seus cotidianos.

Portanto, Ă© perfeitamente compreensĂ­vel que a inteligĂȘncia artificial tenha total importĂąncia no cenĂĄrio atual. Principalmente para as empresas.

Uma vez que, a maior parte das empresas jĂĄ usam sistemas pautados pela IA para que possam acelerar o processo de atendimento ao cliente, por exemplo.

Praticamente todos os brasileiros jĂĄ tiveram contato com algum atendimento automatizado ou tecnologia de inteligĂȘncia artificial no dia a dia. No entanto, por ser algo extremamente normalizado Ă© natural que as pessoas sequer percebam a importĂąncia da tecnologia no prĂłprio dia a dia.

Apesar de jĂĄ fazer parte do cotidiano de inĂșmeros brasileiros, a inteligĂȘncia artificial ainda Ă© uma tecnologia que tende a crescer ao longo dos prĂłximos anos. E isso acaba oferecendo inĂșmeras vantagens para as empresas que utilizam corretamente.

Como a inteligĂȘncia artificial pode ser usada no sucesso do seu cliente?

E quem ainda nĂŁo se deu conta, a inteligĂȘncia artificial pode ser parte importante do processo de impulsionar o sucesso do cliente. Uma vez que, Ă© possĂ­vel usar IA para diferentes demandas, como:

01. Automação do atendimento inicial

Aquelas perguntas que os clientes fazem de forma frequente, por exemplo, são passíveis de automação.

A inteligĂȘncia artificial Ă© capaz de oferecer respostas detalhadas para as dĂșvidas dos clientes. De modo que, sequer seja necessĂĄrio encaminhar o contato para o atendimento humano.

Além disso, até mesmo quando o cliente precisa de atendimento humano, acaba tendo a demanda solucionada com maior facilidade e a empresa tem redução de custos.

Afinal, Ă© natural que o nĂșmero de atendimentos que chegam atĂ© os profissionais caia, justamente por existir uma sĂ©rie de informaçÔes e interaçÔes que jĂĄ foram passadas pela IA.

Aspecto que faz com que mesmo uma equipe menor de atendentes seja capaz de atender toda a demanda diĂĄria da empresa. O que Ă© fundamental para o crescimento da mesma.

02. Personalização

A personalização Ă© possĂ­vel a partir do uso da IA para melhorar a experiĂȘncia do cliente. Nesse caso, sĂŁo usadas anĂĄlises de dados e a capacidade de aprendizado da IA.

Dessa forma, Ă© possĂ­vel oferecer produtos de acordo com as preferĂȘncias de cada cliente, o que tem potencial para aumentar a satisfação do cliente e consequentemente a sua fidelização.

Afinal, um cliente que percebe o uso de tecnologia para sugerir boas opçÔes de produtos que estão de acordo com suas expectativas, naturalmente usufrui do serviço por completo.

Além disso, o cliente percebe valor na ação da empresa ao oferecer aquilo que ele espera. Portanto, é natural que esse consumidor se mantenha fiel ao produto ou serviço por muito mais tempo.

03. Monitoramento

Com a inteligĂȘncia artificial sendo aplicada ao cotidiano do negĂłcio, Ă© possĂ­vel monitorar na internet o que as pessoas falam sobre a empresa.

Aspecto que Ă© fundamental para a equipe conseguir identificar problemas e impulsionar o sucesso do seu cliente. Tendo em vista que, sabendo exatamente o que as pessoas pensam, Ă© possĂ­vel otimizar processos e se tornar muito mais assertivo.

Uma vez que, a empresa terå um panorama de reclamaçÔes, elogios e apontamentos que não passam por filtros.

Afinal, não é raro que as pessoas suavizam críticas quando são questionadas durante interaçÔes com colaboradores da empresa.

Todavia, online se sentem livres para falar mais abertamente suas opiniÔes e isso pode ser muito interessante para dar ao gestor a oportunidade de receber críticas construtivas.

De modo que, seja possível ter um resultado adequado a partir da implementação de melhorias de acordo com o que é recebido como crítica dos consumidores.

A inteligĂȘncia artificial tambĂ©m pode ser usada para melhorar a tomada de decisĂŁo

O setor de sucesso do cliente precisa lidar com um significativo volume de dados, bem como, precisa ter líderes que sejam capazes de tomar decisÔes frente às demandas do setor.

Diante disso, Ă© importante perceber que, a inteligĂȘncia artificial tambĂ©m pode ajudar nestes desafios.

Uma vez que, os sistemas podem otimizar a anĂĄlise de dados, contribuindo com relatĂłrios detalhados que identificam padrĂ”es e tendĂȘncias.

Além disso, é possível usar IA para descobrir oportunidades e minimizar riscos das decisÔes. Aspectos que são fundamentais para impulsionar o sucesso do seu cliente.

Afinal, o setor trabalharĂĄ com maior eficiĂȘncia, contribuindo para que os consumidores sejam diretamente impactados pelas decisĂ”es assertivas da equipe.

Agora que jĂĄ sabe mais sobre inteligĂȘncia artificial, aproveite a tecnologia para impulsionar o sucesso do seu cliente. Uma vez que, ambos estĂŁo intimamente relacionados.

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