Como o feedback pode ajudar a melhorar a experiência do seu cliente

O feedback do cliente é essencial para melhorar uma série de aspectos em seu negócio. Por isso mesmo, saber como coletar essas informações é fundamental.

Aproveitando não só a possibilidade de contar com a sinceridade de seus clientes, como também, a possibilidade de fazer os ajustes sugeridos da forma correta, para que o cliente possa perceber que sua empresa se importa com a opinião dele.

Afinal, quando o cliente é ouvido e as melhorias são implementadas, ele se sente reconhecido. Portanto, confira a seguir algumas dicas sobre feedback que podem impactar sua gestão.

O que é feedback?

Feedback é uma prática comum que tem como objetivo o alinhamento entre as partes envolvidas. Uma vez que, permite identificar o grau de satisfação do consumidor em relação a um produto ou serviço.

Para obter feedback é necessário dar espaço ou ainda, consultar o consumidor. De modo que, seja possível obter as informações desejadas, aproveitando a interação para receber feedbacks positivos ou negativos.

Os negativos permitem identificar eventuais melhorias que podem ser implementadas.

Enquanto os positivos possuem caráter mais motivacional, como um estímulo para manter a atuação coerente visando agradar os clientes.

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Como obter feedback de clientes?

Quem já trabalhou com o público sabe que alguns clientes são mais espontâneos ao oferecerem suas opiniões durante as interações. Enquanto a maior parte do público tende a ser mais reservado.

Por isso, é importante usar mecanismos que possam coletar o feedback de diferentes formas. Uma loja, por exemplo, pode ter um display interativo para o cliente deixar a avaliação sobre o atendimento.

De modo que, seja possível pedir a avaliação ao final do atendimento e receber um feedback de clientes bastante rápido.

Assim como, uma empresa que vende online pode enviar e-mails alguns dias após a compra para que o cliente informe como foi a experiência.

Esse tipo de informação é vital para que o negócio possa implementar melhorias e continuar evoluindo em padrão de atendimento.

Se muitos clientes gostam de uma característica e reclamam apenas de algum detalhe, é possível corrigir. Sempre com o foco em implementar as melhorias e manter aquilo que vem demonstrando que dá certo.

Existem inúmeras formas de pedir o feedback do cliente. Para ter um bom resultado, é interessante que a pessoa perceba que pode ser autêntica. Por isso, vale a pena dar ao cliente condições de emitir o feedback sem se identificar.

Quais os benefícios de coletar e aplicar o que ouve no feedback?

Quando a empresa ouve o feedback atentamente, mesmo que ele seja negativo, é possível fazer com que essa informação se torne positiva para o negócio. Uma vez que, a informação será usada da melhor maneira possível para garantir um atendimento de alta qualidade e que vai resultar em processos mais eficientes. Confira alguns benefícios do feedback quando bem usado pela empresa:

1. Promove correção de falhas

O feedback negativo permite ao empresário a correção de falhas que não estavam sendo percebidas pela equipe.

Dessa forma, é possível evitar que os próximos clientes enfrentem o mesmo tipo de falha. Garantindo assim, um procedimento eficiente, rentável e de alta qualidade.

O aprimoramento de processos com foco em correção de falhas deve ser uma preocupação constante de toda empresa que busca seu crescimento. Afinal, é justamente esse processo de correção que beneficia e impulsiona a empresa.

Um atendimento de excelência e um produto de excelência diferenciam a sua marca das demais.

2. Melhora o relacionamento com o cliente

Quando o consumidor percebe que a empresa pede feedback e faz as melhorias sugeridas, a tendência natural é que essa relação com o público seja cada vez melhor.

Aspecto que faz toda a diferença para alcançar bons resultados no curto e no médio prazo. Portanto, é interessante dar ao cliente esse tipo de retorno.

Sempre que uma melhoria é aplicada, vale a pena mostrar ao público por meio de campanhas que estão trabalhando continuamente em aperfeiçoamento.

Revelar que se preocupa a opinião dos clientes é fundamental para melhorar o relacionamento e estreitar laços.

3. Aumenta a fidelização

Todo cliente que é bem atendido e tem suas reclamações solucionadas com eficiência tende a ser fiel.

Por isso mesmo, vale a pena para a empresa trabalhar esse critério a partir da implementação de melhorias e sugestões obtidas no feedback.

Afinal, todo cliente ama se sentir ouvido, valorizado e bem cuidado pela empresa. Portanto, é natural que as adaptações feitas para atender melhor tragam resultados significativos na fidelização.

E fidelizar um cliente é muito mais barato que meramente procurar soluções novas de captação de clientes.

Utilize o feedback de cliente para beneficiar sua empresa

Seja positivo ou negativo, o feedback é sempre um fator que funciona como a visão que o público tem sobre alguns aspectos de sua empresa.

Seja o serviço, o atendimento, preço, experiência como um todo, o cliente sempre está avaliando a empresa e o feedback dele é o resultado da avaliação.

Por isso, toda empresa que coleta feedback precisa ter o cuidado de analisar os dados e a partir de então, trabalhar com as informações.

É fundamental usar todos os dados para agregar valor na experiência que a marca oferece. Uma vez que, o cliente pode enxergar um problema e dar um feedback que nenhum gestor viu antes.

Afinal, são perspectivas diferentes sobre a mesma questão. Por isso, os feedbacks são tão valiosos.

Eles trazem a visão do cliente e conseguem ser usados para agregar valor ao atendimento, vendas e ainda, oferecer novas soluções mediante uma demanda existente.

Melhorar seu produto ou serviço a partir de uma demanda é um caminho sem volta para o sucesso. Portanto, vale a pena agregar valor para sua marca a partir da estratégia de uso dos feedbacks de seus clientes.

Sempre aproveitando para analisar as informações com critério, entendendo que o cliente não está em 100% dos casos com a razão. Ter capacidade analítica faz total diferença na hora de lidar com os dados obtidos nas interações com os clientes. Aproveite os feedbacks como ferramenta de crescimento para a empresa.

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