Comunicação: Aprenda como desenvolver essa soft skill

A comunicação é uma soft skill importantíssima no cotidiano de bons profissionais e das empresas. Afinal, sem eficiência nesse quesito é impossível tirar projetos do papel e ser assertivo em suas demandas.

Portanto, é interessante atuar para desenvolver uma comunicação eficaz como profissional e também na empresa. Pensando nisso, nós trouxemos informações relevantes que vão te ajudar a melhorar de uma vez por todas a sua comunicação.

O que é comunicação?

Comunicação não é apenas falar algo! Só existe comunicação quando algo é falado para alguém e essa pessoa entende a mensagem.

Portanto, toda pessoa precisa ter clareza quando deseja transmitir uma mensagem, afinal, uma comunicação precisa ser transparente, clara e detalhista para que seja possível garantir que o outro compreenda o que foi solicitado e seja eficiente em executar o que foi pedido.

Dentro de uma equipe, é indispensável trabalhar a comunicação para que falhas no entendimento não se tornem parte corriqueira do cotidiano.

Afinal, falhas de entendimento geram equívocos nos processos, ocasionando dificuldade de obtenção de resultados.

Todo profissional precisa trabalhar a própria comunicação com o intuito de melhorar, visando que a clareza de sua fala traga entendimento em todas as conversas de seu cotidiano.

Soft Skill comunicação: A mais requisitada do momento

As soft skills são habilidades que não estão diretamente ligadas a uma função específica de trabalho, mas que trazem melhores resultados na função.

A comunicação, por exemplo, é uma das soft skills mais requisitadas pelas empresas atualmente. E não é de se espantar, uma vez que, ser eficiente na comunicação permite que o profissional se conecte com os colegas, clientes, fornecedores e tenha uma dinâmica de trabalho facilitada.

É por isso que todo profissional deveria investir em melhorar sua própria capacidade de comunicação.

Com o objetivo de alcançar melhores resultados em sua carreira, tendo uma atuação capaz de impactar o cotidiano de funcionamento do negócio de forma positiva.

Portanto, é perfeitamente natural que a capacidade de comunicação seja avaliada por recrutadores em entrevista, por exemplo.

Fazendo com que os profissionais que possuem essa habilidade tenham mais chances de contratação em detrimento daqueles que não conseguem se expressar com clareza.

Afinal, seja qual for a função que a pessoa pretende exercer na empresa, a capacidade de se comunicar impacta nos resultados obtidos.

Dicas para desenvolver uma comunicação mais eficaz

Uma vez que você já entende a importância de ter uma comunicação eficaz, é interessante aproveitar algumas orientações e dicas para desenvolver a comunicação de forma mais eficaz, confira a seguir alguns segredos:

1. Adeque o diálogo para cada demanda

Um gestor, por exemplo, precisa transmitir uma mensagem clara para todos os colaboradores com os quais têm contato ao longo de um dia.

E isso significa que é necessário adequar seu vocabulário para que todos compreendam suas mensagens.

Não adianta usar vários termos técnicos ou de outros idiomas, como é hábito de alguns profissionais achando que todos vão compreender.

Utilizar um linguajar que é claro, coerente e fácil de entender é sempre a forma mais adequada de falar.

Por isso, use termos técnicos somente quando realmente está dialogando com técnicos que são capazes de compreender o que você está falando.

Pode parecer algo óbvio, no entanto, a não adequação do linguajar é uma das principais dificuldades na comunicação, afinal, quem não é técnico da área não consegue entender a mensagem transmitida.

2. Utilize palavras que transmitem segurança

É importantíssimo que um profissional use expressões confiantes. Ao invés de “eu acho que” utilize “eu acredito que”.

As informações que você fala precisam transmitir segurança, credibilidade e adequação. Um líder não inspira conversando com sua equipe na base de achismos. Mas é plenamente capaz de inspirar ao transmitir suas crenças e valores em cada discurso.

Portanto, sempre tenha o cuidado de se comunicar com clareza e um bom uso das palavras, transmitindo aquilo que realmente pensa.

Leia mais em nosso blog:

3. Evite vícios de linguagem

Vícios como a repetição de “é, né, hm” são comuns no dia a dia. No entanto, precisam ser revistos em sua jornada profissional.

Use os seus gestos com o objetivo de reforçar aquilo que fala, mas também tenha cuidado com o excesso de gesticulação em seus discursos.

Uma pessoa que repete muitas vezes o vício de linguagem como “né?” ao longo de uma fala, acaba deixando o espectador cansado.

Além disso, os vícios chamam a atenção de quem ouve o que você está falando e acabam deixando a comunicação poluída.

O ideal é ter cuidado de evitar esse tipo de hábito, para que possa ser muito mais eficiente em sua fala e garantir que as pessoas estão prestando atenção naquilo que você está de fato querendo comunicar.

4. Comunicação também exige saber ouvir

Um profissional precisa ter o cuidado de saber ouvir sem pontuar a fala dos outros excessivamente. Afinal, a comunicação é uma via de mão dupla, é necessário que alguém fale e outra pessoa ouça.

Durante encontros profissionais é perfeitamente comum querer pontuar o que o outro está falando, para agregar informação e contribuir.

Mas é importante ter bom senso em relação ao hábito de pontuar a fala dos outros. Justamente para que não seja excessivo nas interrupções, ocasionando cansaço na audiência e dificultando o entendimento da mensagem.

Afinal, se uma pessoa é constantemente interrompida ou informações desnecessárias são agregadas ao discurso por terceiros, a audiência poderá ficar confusa e isso não é nada bom.

5. Saiba ouvir feedbacks

É muito comum que a própria equipe aponte feedbacks em relação à capacidade de um líder de comunicar.

Se você ouve frequentemente que o colaborador entendeu errado ou que existiu alguma falha na comunicação, é um forte indicativo que o processo precisa ser revisto.

Mesmo quando o feedback não é direto, é importante estar atento para os apontamentos, visando ser assertivo e melhorar sua habilidade de falar com todos os membros de sua equipe.

Que tal implementar todas as dicas para melhorar a forma como está transmitindo as mensagens para sua equipe? Quanto maior a clareza das informações, melhores tendem a ser os resultados alcançados por todos.

Descubra como a CS Academy pode ajudar você a alavancar sua carreira

Aqui na CS Academy nós nos orgulhamos em dizer que já mudamos a vida e a carreira de milhares de pessoas através da educação Customer Centric. Em nossa plataforma, oferecemos trilhas de aprendizagem que vão de conteúdos básicos a especializações.

Além disso, em nossa comunidade, você pode trocar experiências de carreira com especialistas e ter acesso a diversas vagas exclusivas.

Venha se juntar a maior comunidade customer centric do Brasil, e alavancar a sua carreira com a CS Academy!

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS