CRM : O que é e como funciona o Customer Relationship Management

Fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente não é uma tarefa fácil, por isso é necessário encontrar meios de facilitar com que essa ação aconteça de forma eficiente.

O CRM é uma ferramenta que reúne grande parte das ações ditas fundamentais para fazer um bom gerenciamento de relacionamento com os clientes da sua empresa.

Quer saber o que é, e como funciona o CRM? Então continue lendo nosso texto.

O que é CRM?

O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em livre tradução, é um conjunto de estratégias e ferramentas que são utilizadas para gerenciar de forma mais eficiente o
atendimento ao consumidor.

O CRM é considerado uma das tecnologias corporativas mais inovadoras disponíveis para as empresas atualmente.

Com o poder de gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único lugar, ele se tornou muito importante no processo de atendimento de várias empresas.

Mesmo que tenha sido pensada como uma ferramenta para gerenciar clientes e armazenar contatos externos, ela também pode ser utilizada para gerenciar contatos internos, como fornecedores, funcionários e parceiros, por exemplo.

O CRM é uma ferramenta customer centric, que ganhou muito destaque com a transformação digital.

Com diversas possibilidades, as organizações podem utilizar este recurso no setor de atendimento ao cliente, vendas e até marketing.

Porque ter um CRM na sua empresa

Ter o CRM vai eliminar boa parte do trabalho manual e burocrático que a sua equipe desempenha diariamente. Ele vai fazer com que seus colaboradores produzam mais e consigam agregar mais valor junto aos clientes, o que só ajuda a sua empresa a progredir no mercado.

Com o CRM você vai poder encontrar mais leads e fechar mais negócios, mantendo as suas informações seguras e bem organizadas , o que agiliza os processos internos e que pode até diminuir os custos da sua operação.

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Como funciona o CRM?

O CRM funciona armazenando dados de clientes e potenciais clientes, como nomes, telefone, e-mails, e etc, a fim de monitorar as atividades e pontos de contato que ele tem com a sua empresa, que podem ser através de visitas, ligações, e-mails, entre outros.

Esse software possui as funcionalidades necessárias para otimizar o contato com os clientes, visto que ao armazenar essas informações ele facilita o trabalho da equipe de vendas em todos os aspectos, já que
basicamente organiza todo o processo de vendas.

Independentemente do modelo de software que você utiliza, algumas funcionalidades são consideradas indispensáveis ​​em CRMs. São elas:

  • A de rastrear, registrar e gerenciar todas as informações dos seus clientes;
  • A de agilizar os processos de envio de e-mails, propostas e contratos;
  • A de fornecer relatórios completos sobre o processo de vendas, além de recomendações e insights instantâneos;
  • A de simplificar tarefas repetitivas para que sua equipe possa fazer um acompanhamento de leads mais eficiente.
  • A de acessar todo o histórico dos clientes de maneira rápida e prática, incluindo suas preferências de compras.

Um CRM pode conter todas essas funcionalidades, mas não se limita necessariamente a elas.

Afinal de contas, sua empresa expande e personaliza esse processo de acordo com seu crescimento.

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Quais os tipos de CRM

Atualmente existem dois tipos principais de CRM no mercado, e a empresa vai escolher qual usar a partir das suas necessidades e orçamento. Estamos falando do CRM local e o CRM na nuvem, e abaixo explicamos um pouco melhor sobre cada um deles.

O CRM local

O CRM local ou CRM On-Premise como também é conhecido, é mantido por um servidor físico dentro da empresa.

Para utilizá-lo é necessário a instalação de um software de CRM no servidor ou computador que se deseja utilizar a ferramenta.

CRM local exige que se tenha uma equipe de TI própria, pois é necessário manutenção e dedicação completa para a solução de possíveis problemas.

CRM na nuvem

Já o CRM na nuvem ou também chamado de CRM cloud, é um CRM online, ou seja, não precisa ser instalado.

Pode ser acessado a partir de uma página de login a qualquer hora por meio de um navegador.

No CRM cloud, um time de especialistas em solução realiza todas as tarefas de manutenção de forma remota, eliminando a necessidade de uma equipe de TI.

Exemplos de outros CRMs utilizados:

  1. CRM de vendas;
  2. CRM operacional;
  3. CRM colaborativo;
  4. CRM estratégico;
  5. CRM analítico;

Quais os benefícios de usar o CRM

Já vimos que ter uma ferramenta de CRM é de fato muito importante para as empresas que desejam otimizar o relacionamento com seus clientes, mas isso não significa que acabou por aí.

Vamos ver mais alguns benefícios que essa ferramenta pode oferecer? 

Relacionamento com clientes ativos

Manter um cliente dentro da sua empresa, é bem mais barato do que conseguir captar um novo. E pra isso acontecer é necessário manter um bom relacionamento com os clientes que são ativos da sua marca.

O CRM facilita essa gestão de relacionamento, e permite que você consiga identificar as necessidades e hábitos do seu cliente.

O que permite que assim você consiga criar e dar um melhor direcionamento para as suas estratégias de relacionamento.

Integração dos dados

Quem já utilizou planilhas para organizar os dados dos clientes sabe o quanto é trabalhoso mantê-los em uma boa integração. Por isso o CRM é um benefício gigante quando falamos em simplificar esse processo.

Simplifica o armazenamento e a organização das informações, possibilitando acesso de maneira mais rápida e prática, permitindo que sua equipe otimize os atendimentos.


Maior organização e controle

O CRM possibilita ter um controle maior sobre todos os seus leads e clientes, o que deixa todo o processo de organização muito mais intuitivo para o seu time, simplificando o processo de vendas, por exemplo.

O software também possibilita a simplificação de dados armazenados, e análise dos indicadores necessários.

Aumento das Vendas

Ao centralizar o gerenciamento de relacionamento e informações em um único local, também possibilita que os profissionais que atuam no time de vendas realizem o gerenciamento das vendas através dele, facilitando suas vidas.

Com a agilidade que o CRM fornece os dados para os vendedores, economiza-se tempo, e aumenta a qualidade do atendimento, o que gera mais vendas, e consequentemente mais lucro para a empresa.

Nesse artigo te explicamos melhor o que é o Customer Relationship Management, e como ele pode ser um grande diferencial na hora de organizar e armazenar dados dos clientes na sua empresa.

Além de facilitar a vida da sua equipe, substituindo vários dos trabalhos manuais executados, ele ainda é uma ótima ferramenta para se conseguir mais vendas, e melhorar o relacionamento com o seu consumidor.

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