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Análise de Cohort

A Análise de Cohort é uma métrica usada dentro das estratégias de Customer Success, cujo principal objetivo é analisar o tempo de vida útil do cliente. Ou seja, a intenção é entender quanto tempo aquele cliente permanece ativo para a sua marca.

Como funciona a análise Cohort?

Essa é uma métrica que funciona a partir da análise de dados. Por isso mesmo é tão importante garantir uma amostragem com quantidade suficiente de informações, assim a análise será mais assertiva. 

A palavra Cohort significa algo como “safra”. Portanto, a análise foca na verificação de um determinado grupo de pessoas por um determinado período. A partir disso será possível identificar comportamentos em comum e tendências neste grupo. 

Leia mais: Análise de cohort: por que e como fazer?

Escolha muito bem quais clientes analisar

Na hora de implantar uma análise de Cohort, muitas empresas optam por fazer isso considerando toda a base de clientes. Mas essa não é a forma mais adequada de usar a estratégia. 

O ideal é separar os clientes em grupos que façam sentido, que possuam algumas familiaridades entre si. Essa segmentação de clientes permitirá a identificação dos pontos de intersecção entre cada cliente e entender melhor quais comportamentos se repetem. 

Como aplicar Cohort?

O cálculo de Cohort, como dissemos anteriormente, é feito a partir de uma base concreta de dados a respeito de sua audiência. Por isso mesmo não é uma estratégia indicada para empresas que estão começando. 

É preciso ter informações suficientes por um determinado período para que a estratégia seja bem alimentada com informações válidas. Para fazer a estratégia funcionar você precisa:

  • – Definir o que quer descobrir (taxa de cancelamento, retorno financeiro, taxa de retenção entre outros);
  • – Quais dados serão usados na análise – utilize o seu CRM para obter essas informações assim queescolher o que quer analisar;
  • – Definir métricas de vendas que podem ser usadas na análise (LTV, ROI, Ticket Médio etc);
  • – Estabelecer o intervalo de tempo para análise (mensal, trimestral, bimestral…);

Analise os dados continuamente

Para fazer a análise você pode reunir as informações coletadas em uma planilha Excel, por exemplo, ou usar funcionalidades de seu CRM para isso. Com as informações coletadas e reunidas é hora de pensar:

  • – O que eu posso fazer com isso?

A análise Cohort permite que você tenha uma visão mais ampla a respeito do comportamento de seus clientes. Portanto, ela oferece insights para melhorias fundamentais que ajudam a alcançar os melhores resultados. 

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