Annual Recurring Revenue (ARR) é o termo em inglês para Receita Anual Recorrente. Se trata de uma importante métrica que analisa o lucro proveniente de serviços de assinatura.
A ideia é analisar esse lucro durante o tempo de vida útil da assinatura. A ideia é analisar o valor anual e pode ser feito a cada ciclo de 12 meses. Conhecer e saber como fazer esse cálculo é importantíssimo.
Por que o Annual Recurring Revenue (ARR) é importante?
Para empresas que trabalham com assinatura, analisar o valor recorrente é essencial. Com a métrica é possível analisar o crescimento e verificar a saúde do negócio.
O Annual Recurring Revenue (ARR) pode ajudar a definir ações para estratégias específicas como aumento de vendas e de ticket médio. Além disso, serve para entender os dados de downgrade e taxa de churn.
Portanto, ele ajuda em alguns fatores fundamentais para o bem-estar empresarial, bem como:
–Analisar a saúde da empresa;
–Previsão e aumento de receita;
–Retenção de talentos (planejando melhor as estratégias e diminuindo a rotatividade de equipes ao contratar os profissionais adequados), entre outros.
Leia mais: O que é e como calcular Customer Effort Score
Melhore a relação com os clientes
Para empresa de SaaS manter uma boa relação é mais importante do que captar novos clientes. Afinal, esse modelo de negócio sobrevive com a fidelidade, não com a quantidade.
Analisando a Annual Recurring Revenue (ARR) você consegue entender melhor o comportamento do seu cliente entendendo quais são os ápices de cancelamento e downgrades no negócio e bolando estratégias para conter isso.
Como calcular
Para calcular o ARR é preciso dividir o valor total do contrato pelo número de anos relativos. Então, se você possui uma assinatura com contrato de 4 anos no valor de R$4000 é necessário dividir o valor pelos anos.
A conta será:
R$4000 (custo do contrato) / 4 (anos)
ARR = R$1000 por ano.
A conta pode se repetir para cancelamentos. Caso o mesmo cliente decida não prosseguir com o contrato R$ 4000 em dois anos, basta dividir o valor pelos anos que restam.
Portanto:
R$4.000 (custo do contrato) por 2 (anos)
ARR = R$2.000.
É importante lembrar que só devem ser consideradas taxas recorrentes, não cobranças únicas. Portanto, a receita variável deve ser contabilizada separadamente.
ARR vs MRR
Enquanto o Annual Recurring Revenue (ARR) considera a receita anual, o MRR considera a receita mensal. portanto, contratos de curto prazo que permitem cancelamento mensal devem ser calculados por MRR.
Leia mais: MRR (Montly Recurring Revenue)