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B2B – Business to business

O conceito de Business to Business refere-se ao relacionamento comercial entre empresas. Ou seja, são negociações que ocorrem somente entre CNPJs. 

Você também pode encontrar conteúdo a respeito disso usando nomenclaturas como B2B, que é a abreviação do termo. Sua tradução literal é “De empresa para empresa”, justamente a que se refere. 

Diferenças entre B2B e B2C

A principal diferença entre B2B e B2C (Business to Consumer) é que, enquanto o primeiro refere-se a essa relação entre duas pessoas jurídicas, B2C é a relação comercial que ocorre entre uma empresa e uma pessoa física. 

Outro fator que diferencia os termos é a motivação por trás do consumo. 

Uma empresa negocia com outra empresa por uma questão específica, uma necessidade que geralmente traz interesses comerciais. Já o consumo da pessoa física é geralmente pautado na vontade/ necessidade pessoal, além de impulsos diversos – como o aproveitamento de uma boa oferta. 

Podemos ainda apontar outro fator essencial. 

B2B precisa gerar uma demanda. Isso quer dizer que, no B2C, as marcas muitas vezes esperam que o cliente as encontre quando fizer uma pesquisa sobre algo que deseja adquirir. 

Mas, quem atende especificamente empresas precisa trabalhar um marketing mais ativo, que apresente uma solução muito específica para as empresas que deseja atender. 

Outras diferenças

Outras diferenças que não podemos deixar de citar quando comparamos B2B e B2C são:

– Público-alvo;

– Estratégias de marketing;

– Recorrência da compra;

Leia mais: Ideal Customer Profile Vs. Público-alvo Vs. User e Buyer Persona

3 características principais do modelo B2B

Algumas características importantes devem ser consideradas quando falamos em B2B. Elas são praticamente exclusivas desse tipo de negócio. Veja quais são:

1. Mais pessoas envolvidas na decisão de compra:

Quem trabalha com B2B não deve pensar em soar sedutor para um consumidor, mas sim para um grupo de empresários, gestores ou investidores que precisam decidir juntos pela negociação.

2. Ticket médio mais alto:

Também é um tipo de negociação que movimenta valores maiores a cada compra. Isso também impacta a decisão de compra, fazendo com que os clientes sejam mais cautelosos para fechar a negociação. 

3. Ciclo de vendas mais extenso:

Isso nos leva à terceira característica, que é um ciclo de negociação mais longo – já que demanda um envolvimento de mais pessoas e um valor maior de pagamento. 

Modelos de negócios B2B

Para entender melhor o que é Business to Business, veja quais são alguns modelos de negócios que atuam dessa forma:

– Empresas de cartões de benefícios como a VR;

– Grandes fabricantes e distribuidores, como a Ambev;

– Gráficas de grande porte, como a Printi e muitas outras. 

Negócios B2B podem ser bastante lucrativos, mas requerem uma equipe especializada, excelentes vendedores e as melhores estratégias. 

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