Cases de sucesso são histórias reais que deram certo e mostram o sucesso de uma estratégia, uma ação de marketing de experiência ou qualquer outra atividade que tenha gerado uma experiência positiva em um – ou mais – cliente(s).
Porém, diferentemente do que se pensa, os Cases de sucesso não existem apenas para registro de uma empresa. Eles são muito importantes como estudo de caso, servindo de exemplo para outros negócios que almejam alcançar o sucesso.
O que é um estudo de Case de sucesso?
O estudo de caso ocorre quando uma empresa encontra uma história de sucesso de outra e decide usá-la como exemplo para seu próprio crescimento. Geralmente, as empresas que servem de exemplo são líderes em seus nichos.
Mas, como ocorre um estudo de caso?
Basicamente o estudo de caso ocorre analisando três etapas importantes na história de sucesso que está sendo analisada:
– O problema que se tinha;
– A solução adotada pela empresa;
– O resultado obtido a partir disso.
É importante, portanto, se debruçar sobre o caso e analisá-lo em suas mais minuciosas características para compreender como gerou resultados tão bons a partir de um problema ou necessidade previamente identificado.
Como usar o caso de sucesso a seu favor
Existem duas situações em que os Cases de sucesso podem ajudar a empresa a crescer: sendo usado como exemplo para a própria empresa se desenvolver ou apresentado como prova de solução para outros clientes.
No primeiro caso, a empresa analisa Cases de sucesso de outras marcas.
A partir desses estudos é possível identificar os erros que foram cometidos e os acertos encontrados, e se basear em ambos para a sua própria estratégia.
Já na segunda possibilidade a empresa usa o seu próprio case de sucesso para conquistar novos clientes.
Basta expor a situação de modo que consiga persuadir outras pessoas ao consumo, mostrando que anteriormente sua marca conseguiu solucionar um problema parecido gerando grande satisfação.
Leia mais: O que é Customer Success?
Dicas para encontrar os melhores Cases de sucesso
Existem inúmeros conteúdos voltados para Cases de sucesso. Ao fazer essa pesquisa no Google você encontra diversos exemplos que podem servir de inspiração para o seu negócio.
O mais importante é entender qual foi o desfecho e verificar se essa solução pode ser adaptada ou pode acrescentar alguma coisa para a sua marca.
Os cases e sucesso se distribuem entre praticamente todos os departamentos de uma empresa: financeiro, RH, atendimento, vendas e, claro, os departamentos responsáveis por conter crises.
Leia aqui um texto sobre os melhores cases de Customer Experience do Brasil.