CRM – Customer Relationship Management é o termo que define uma tecnologia que é usada especificamente para gerenciar o relacionamento com o cliente.
Ele serve não somente para lidar com os contatos externos, mas também é usado para administrar os contatos internos, como funcionários, fornecedores, parceiros etc.
Todos os dados relevantes da empresa ficam arquivados e organizados em um SaaS – o CRM – permitindo que muitas tarefas sejam automatizadas e devidamente monitoradas pelas lideranças.
Para que serve um CRM?
Um CRM – Customer Relationship Management – tem diversas finalidades. Mas, ele age como um sistema central que reúne todos os dados dos clientes internos e externos, mantendo essas informações seguras e organizadas.
Na prática, isso facilita desde as tarefas mais simples até as mais complexas, agilizando os processos, diminuindo custos e ajudando a gestão a garantir a qualidade do atendimento.
Leia mais: Guia do Atendimento e Suporte ao cliente
3 vantagens de usar um CRM
As vantagens de usar CRM são muitas! Mas, a seguir destacamos 3 das mais importantes – que são fatores essenciais para empresas que almejam ganho de mercado e aumento da receita.
1. Relacionamento com clientes ativos:
Tão importante quanto captar novos clientes é manter aqueles já conquistados, cativos. Com CRM isso se torna mais fácil pois essa gestão de relacionamento com cliente permite que você identifique hábitos e necessidades, direcionando melhor as suas estratégias.
Leia mais: O que é Customer Experience?
2. Integração de setores:
Muitos problemas podem ser evitados se setores essenciais – como marketing e vendas – mantiveram uma boa integração. Com um CRM – Customer Relationship Management – isso é possível, mas sempre com acesso liberado apenas a pessoas autorizadas previamente.
3. Estratégias para elevar o ticket médio:
Com dados reunidos e organizados fica mais fácil pensar em estratégias para elevar o ticket médio, fazendo com que o seu cliente gaste mais. O resultado é uma melhoria na receita da empresa.
Qual a diferença entre CRM e ERP?
Embora possam funcionar muito bem juntos, CRM e ERP são sistemas diferentes. ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning. Ele é usado especialmente para melhor a estratégia organizacional.
Enquanto o CRM atua na relação com clientes, propondo melhorias nesse fator, o ERP tem como finalidade principal aumentar a produtividade, diluir gargalos na rotina de trabalho e melhorar o alinhamento estratégico.
Qual escolher?
Ambos são fundamentais para uma empresa que quer crescer e se destacar perante a concorrência. Portanto, CRM – Customer Relationship Management e ERP podem ser usados em parceria para promover excelentes resultados.