Um CSM (Customer Success Manager) é o Gerente de Sucesso do Cliente. Ele funciona como um braço direito do cliente dentro da empresa, garantindo que este desfrute da melhor experiência com o seu serviço/ produto.
Uma de suas tarefas mais importantes é garantir que o cliente consiga usar corretamente o serviço. Para isso, o CSM participa de todo o processo de onboarding, garantindo as atualizações e prestando suporte para uso.
Qual é a principal função de um CSM?
A principal função de um CSM é estreitar os laços e manter uma excelente relação com os clientes, garantindo que eles desfrutem da melhor experiência com o produto.
Nesse sentido, esse profissional deve dominar as técnicas de vendas, marketing e comunicação. Afinal, essas serão as suas principais ferramentas na tratativa com o cliente.
Algumas de suas funções também incluem:
– Instruir o cliente para que ele tenha uma boa experiência de uso;
– Auxiliar na melhor experiência;
– Fazer follow-ups;
– Acompanhar toda a jornada do cliente;
– Estimular o upsell e cross sell;
– Identificar e solucionar problemas dos clientes.
Há muitas outras atribuições inerentes a essa função. Esse profissional deve se manter atento para que todas as demandas sejam atendidas, atuando como uma espécie de defensor da empresa e do cliente.
Como o CSM ajuda a sua empresa?
Um CSM ajuda a empresa a estabelecer uma relação mais saudável com o cliente. Na prática, isso colabora para que a clientela se torne mais fiel, já que percebe um acolhimento e uma preocupação por parte da marca.
Um CSM (Customer Success Manager) costuma atender mais de uma conta. No entanto, é importante que a empresa não sobrecarregue demais esse profissional, já que a intenção é que ele tenha tempo para lidar com as dores de cada cliente.
Leia mais: Customer Success: conceitos, objetivos, quanto ganha um CSM
Habilidades e atribuições
Um CSM (Customer Success Manager) deve contar com algumas habilidades, muitas delas que podem ser desenvolvidas com estudos e empenho do próprio profissional.
Na hora de contratar um CSM considere os seguintes fatores como primordiais:
– Profissional com boa comunicação;
– Aberto a aprendizados e feedbacks;
– Conheça profundamente o produto;
– Capacidade de se relacionar com a equipe;
– Perfil empático e motivado.
Tudo isso faz parte do perfil de um bom profissional de CSM (Customer Success Manager), mas vai muito além. Além disso, a sua empresa deve garantir que esse profissional disponha de um bom treinamento para aprender a usar o produto oferecido e se torne um porto seguro para o cliente.
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