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Cultura Organizacional

O termo Cultura Organizacional tem sido cada vez mais usado e debatido no Brasil. Muitas empresas perceberam que isso é um fator competitivo importante e que pode ajudar a marca a se estabelecer no mercado. 

Nós sabemos que cada país tem a sua cultura. Ela determina muitas coisas a respeito desse povo e funciona como uma espécie de sinopse para que o mundo compreenda quem são aquelas pessoas e como elas se comportam de modo geral. 

Não é diferente quando falamos em cultura organizacional. Se trata justamente das características e comportamentos que são prezados, difundidos e reproduzidos dentro da empresa, e que, ao final, impactam diretamente como o público enxerga essa marca. 

Entendendo a cultura organizacional

A Cultura Organizacional, portanto, reúne uma série de regras, hábitos e costumes que são valorizados dentro da empresa. Obviamente isso parte de seus fundadores, que são os primeiros a decidirem como as pessoas devem se comportar. 

Importância disso para o negócio:

A cultura bem estabelecida ajuda a manter a rotina de trabalho mais organizada, já que todos sabem quais são os principais valores a serem respeitados. Além disso, ela ajuda a determinar uma identidade mais forte e particular da marca, o que é um importante fator competitivo. 

Para finalizar, também podemos destacar que a cultura organizacional é essencial para o bom clima da empresa. Funcionários que não concordam ou não valorizam a cultura interna tendem a não se encaixar, o que gera conflitos e problemas relacionais. 

Como saber se tem uma boa cultura organizacional?

Saber se você tem uma boa cultura organizacional requer que observe atentamente a sua equipe. É importante notar se os funcionários compreendem qual é a missão da empresa e entender como alcançar esses objetivos de forma ética dentro dos valores da empresa. 

Além disso, a cultura tem relação direta com o clima organizacional, já que, quando ela é respeitada e priorizada por todos, há menos conflitos e problemas de relação entre funcionários. 

Medir a satisfação do cliente interno a partir de testes como Perfil e Performance pode ser um indicativo importante também para analisar se os ideais e as expectativas dos funcionários estão alinhados com a cultura interna. 

Missão, visão e valores

Missão, visão e valores são alguns dos pilares da cultura organizacional. Definindo bem esses três aspectos, fica mais fácil entender qual é o proposito de sua empresa e quais ações devem ser executadas para realizá-lo. 

No entanto, é importante entender que tanto a cultura quanto os pilares podem ser ajustados com o passar do tempo para se adequarem a uma nova realidade empresarial.

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