Atender as expectativas do cliente de maneira exemplar nem sempre é uma tarefa simples. Mas uma estratégia bem elaborada e pensada justamente para isso pode, sim, trazer excelentes resultados.
Customer Happiness é o nome que se dá a esse tipo de ação, cuja principal função é proporcionar a satisfação e felicidade do cliente através de alinhamento de expectativas e principalmente conquistando uma relação de confiança e parceria com a sua clientela.
O que é Customer Happiness?
Customer Happiness pode ser traduzido como “felicidade do cliente”. E é justamente isso que essa estratégia busca, garantir que o cliente se sinta feliz e com isso crie uma conexão emocional com a empresa.
Customer Happiness Vs. Customer Success
Embora Customer Happiness e Customer Success sejam conceitos complementares, eles possuem definições e intenções bem particulares.
Customer Success é a estratégia que propõe garantir que o cliente obtenha sucesso com o seu produto. Já o Customer Happiness propõe esse mesmo sucesso, mas no que diz respeito às relações “pessoais” com a sua empresa.
Ou seja, além de considerar o seu produto realmente bom e indispensável, o cliente também deve sentir que a sua marca propriamente dita é insubstituível.
Isso é feito através da criação de uma relação de confiança, respeito, empatia e transparência. O Analista de Customer Happines deixa de ser um funcionário da empresa, simplesmente, para se tornar um aliado do cliente.
Pilares da estratégia
Existem 3 princípios que podemos dizer que são fundamentais, aqueles que realmente regem a estratégia de Customer Happiness: Empatia, Agilidade e “Go to the extra mile”.
Empatia:
Ter um olhar empático para o seu cliente é algo crucial para estreitar laços e desenvolver uma relação pautada na confiança. Para conseguir alcançar essa tão sonhada “felicidade do cliente” se colocar no lugar do outro, entender a sua dor e trabalhar pelas melhores soluções é crucial.
Agilidade:
O cliente de hoje em dia está conectado, não tem tempo a perder e busca por soluções fáceis, simples e práticas. Por isso a agilidade é um dos pilares mais importantes dessa relação e a construção da cultura de Customer Happiness.
Go to the extra mile:
A expressão em inglês significa algo como “ir além”. A ideia é justamente surpreender o seu cliente, entregando além do básico. Nesse sentido, adotar um perfil inovador, que procure soluções criativas é algo crucial.
Como ingressar na carreira?
Se você pretende se tornar um analista de Customer Happiness renomado é preciso buscar por uma formação qualificada, que ajude a entender de maneira aprofundada como implantar e manter essa estratégia em funcionamento.
Também é necessário buscar compreender de maneira ampla a jornada do cliente, os conceitos de Customer Experience e Customer Success e se manter sempre atualizado com as demandas do mercado.
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