“Painel de Controle” é um termo que muitas pessoas conhecem, mas poucas sabem definir. Em inglês se diz Dashboard, e como o nome sugere, é um painel para controlar diversas ações. Dentro de uma empresa Customer Centric o conceito não é diferente.
O dashboard é uma ferramenta que permite que você controle, acompanhe e analise dados empresariais como indicadores chave de performance (KPIs), métricas e outros.
Mas, afinal, para que serve um Dashboard?
O dashboard serve para que você acompanhe diferentes dados simultaneamente.
As informações ficam reunidas e organizadas em um mesmo local, permitindo uma visão panorâmica da saúde de sua empresa.
Os dados são exibidos em tempo real. Isso atribui uma imensa agilidade em qualquer ação que dependa da coleta dessas informações para ser posta em prática.
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Como funciona um Dashboard?
Essa não é uma resposta simples, pois existem diferentes tipos de funcionamento para um dashboard. Além disso, podemos dizer que é uma ferramenta customizável, já que ela responderá aos índices que interessam para cada empresa.
Portanto, um dos pontos essenciais de seu funcionamento é a definição correta do objetivo, ou seja, dos dados que serão analisados efetivamente.
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3 características principais de um dashboard
O conceito de painel de controle é conhecido para além da coleta e tratativa de dados. Ele surgiu na indústria automobilística, mas, a sua finalidade é praticamente a mesma.
A ideia é mostrar os índices que mantêm o veículo em funcionamento, como óleo, combustível, velocidade etc. No caso de uma empresa, ele também aponta índices que são essenciais para o bom funcionamento.
Por isso, podemos dizer que um dashboard funciona a partir de três características essenciais:
Estratégico:
É um meio estratégico de tratar e analisar os dados e índices que são importantes para o seu negócio. Como a análise é em tempo real, você obtém resultados seguros de forma muito rápida.
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Tático:
Um Dashboard carrega um teor tático por ser uma ferramenta de extrema importância para tomadas de decisão assertivas. Então, para além da tratativa de dados, ele oferece suporte para uma visão mais estratégica e funcional.
Operacional:
Ele também tem um teor operacional, já que os dados permitem ações em curto prazo e podem ser aplicados em diferentes departamentos da empresa.
Enfim, ter um dashboard não só facilita a rotina como amplia as possibilidades de sucesso, já que os dados são oferecidos e atualizados em tempo real, o que atribui agilidade e qualidade em todas as ações.