Existem inúmeras métricas que são utilizadas para medir o sucesso de uma empresa. Para quem negocia em moeda estrangeira, o DRR (Dollar Renewal Rate), por exemplo, é fundamental.
Em português, essa métrica é chamada de Retenção de Dólar Líquido (NDR). Como o próprio nome sugere, se trata de uma medição específica para verificar as oscilações dentro da base de receitas atual em dólares.
Essa taxa é baseada em uma avaliação sobre valor total dos contratos renovados/valor total dos contratos a serem renovados. Fica mais fácil entender vendo alguns exemplos que preparamos.
Como calcular DRR?
O DRR (Dollar Renewal Rate) pode ser calculado a partir de uma equação simples previamente estabelecida onde você apenas deve alterar os valores de acordo com os números reais de sua empresa.
Então, supondo que você trabalha com SaaS, depende de receita Recorrente Mensal (MRR) para garantir um faturamento adequado.
Num cálculo simples, se você tem 100 clientes que pagam $1.000 mensais pelos serviços, sua MRR é de $100.000.
Nesse cálculo ignoramos pagamentos esporádicos e contratações temporárias. Será mantido apenas aquilo que é repetido todos os meses.
Mas, consideramos expansões (upgrades), diminuições de planos (downgrades) e desistência da assinatura (churn).
Vamos supor que além dos 100 mil de receita mensal fixa houve um ganho de $25.000 em expansão, $10.000 em downgrades e $5.000 em churn. Portanto, a fórmula fica:
NDR = ($100.00 + $25.000 – $10.000 – $5.000) /$100.000 =
NDR = 110%.
Portanto, em cálculo houve um aumento na entrada de dólares para a sua empresa. O aumento é bom, porém não é excelente.
Entendendo os resultados de uma DRR (Dollar Renewal Rate)
É considerado um bom resultado de DRR (Dollar Renewal Rate) qualquer valor que se mantenha acima de 100%. Isso porque ele mostra que mesmo com taxa de churn e downgrade, houve um bom ganho financeiro.
Porém, o resultado só é considerado excelente quando ele supera os 110%. Empresas de SaaS com desempenho realmente bom costumam manter uma taxa de DRR (Dollar Renewal Rate) por volta de 120%.
Para que serve?
Basicamente, cancelamentos, upgrades e downgrade não necessariamente influenciam na receita da empresa. Afinal, se você ganha clientes novos pode ser que equilibre e neutralize as perdas.
O DRR (Dollar Renewal Rate) serve justamente para analisar isso em receita. Ou seja, o que conta é cada dólar que entrou, e não a forma como ele veio – se através de um upgrade ou de um novo cliente.
Por isso o DRR (Dollar Renewal Rate) serve para um controle minucioso e cuidadoso a respeito de seu faturamento, independente da quantidade de clientes que você mantém.