Embora seja muito utilizado para definir empresas de grandes operações, o termo Enterprise também pode ser aplicado a um perfil específico de cliente.
Afinal, se a sua empresa atua no ramo B2B então o seu cliente pode ter um perfil Enterprise. Mas, o que isso significa?
Na prática, um cliente Enterprise é aquele cliente que possui um potencial financeiro alto, que vai gerar uma boa receita para o seu negócio, mas existem outras características que podem ajudar a identificar esse perfil.
Principais características de um cliente Enterprise
Se considerarmos apenas o potencial monetário como fator para determinar se o cliente é ou não é Enterprise, podemos cometer erros. Afinal, nem sempre há acesso a esse dado específico.
Então, podemos considerar outros fatores, tais como:
1. Marca reconhecida:
Se a marca é reconhecida e considerada uma autoridade em seu nicho de atuação, pode ser um cliente Enterprise.
2. Credibilidade no mercado:
O mesmo vale para esse caso em que o que se destaca é a credibilidade, ou seja, a relevância dessa marca para o setor em que ela está inserida. Se a credibilidade é alta, a negociação é com um perfil Enterprise.
3. Complexidade Do Fluxo Operacional:
Uma terceira característica que podemos identificar facilmente nesse perfil é a complexidade de seu fluxo operacional. Por isso que nem sempre o tamanho é que conta.
Pode ser que uma empresa de médio ou pequeno porte tenha uma complexidade que demande um investimento alto para resolver determinado problema.
Leia mais: Guia completo da Jornada de Cliente
Como atender esse cliente?
Um dos diferenciais de uma Enterprise empresa para clientes de outras categorias é que se trata de um atendimento que requer maior conhecimento e aprofundamento no problema.
Essa é uma transação que costuma ter uma complexidade maior, e por isso requer experiência para tratá-la. Veja algumas dicas:
Entenda a dor do cliente
Primeiro, entenda exatamente qual é a dor e a demanda desse cliente. Isso é importante para que ele seja atendido com a maestria que exige e precisa.
Selecione uma equipe:
É interessante selecionar uma equipe específica para lidar com clientes Enterprise. Assim, esses atendentes recebem treinamento específico para lidar com esse perfil e para atender a demanda dessa classe.
Direcione o marketing:
Também é importante pensar em estratégias de marketing que atendam especificamente a esse público. Defina muito bem a persona e trabalhe esse perfil a fundo para que as ações surtam os efeitos esperados.
Clientes Enterprise podem aumentar a receita e trazer ainda mais reconhecimento para a sua marca. Por isso, vale a pena investir num atendimento exemplar.
Leia mais: O que é Customer Success?