Passeando por suas pesquisas sobre otimização de gestão você com certeza já se deparou com o termo ERP (Enterprise Resource Planning). Essa é uma das soluções mais conhecidas – e mais eficazes – para empresas de diferentes portes.
Em português claro, ERP (Enterprise Resource Planning) significa Sistema integrado de gestão empresarial. É, portanto, um software onde diversas tarefas são integradas e otimizadas, atribuindo agilidade e qualidade à rotina de trabalho;
Para que serve um ERP?
Um bom Sistema integrado de gestão empresarial deve trazer consigo uma série de ferramentas que, quando acionadas, ajudam a elevar a qualidade dos serviços prestados.
Em um ERP você consegue controlar o estoque, por exemplo, evitando exceções ou falta de produtos essenciais. É possível organizar o fluxo de caixa fazendo análises frequentes e gerando relatórios valiosos.
Ele ainda permite a emissão de notas e organização de dados empresariais. Na maioria das vezes o ERP acompanha um sistema de GED – Gestão Eletrônica de Documentos – onde todo o papel de sua empresa é convertido em arquivos digitais seguros.
Leia mais: 9 melhores softwares para Gestão da Experiência do Cliente
A importância de um ERP para a sua empresa
Dar conta de inúmeras tarefas e entregar um resultado exemplar ao seu cliente não é uma tarefa simples. Por isso é preciso investir em ferramentas que de alguma forma lhe ajudem a ter mais controle e mais qualidade no seu serviço.
É justamente isso que um ERP faz. O sistema pode ser integrado, garantindo que as informações e relatórios sejam visualizados rapidamente pelos gestores.
Além disso, você pode definir um controle de acesso, o que significa que somente pessoas previamente selecionadas terão acesso ao sistema para verificar e alterar informações.
7 funções que um bom ERP (Enterprise Resource Planning)
Conheça agora 7 funções que um bom ERP (Enterprise Resource Planning) oferece:
- Gestão de estoque;
- Gestão de contratos e documentos de funcionários;
- PDV (Ponto de Venda) Integrado;
- Emissão de boletos e notas fiscais;
- Gestão de faturamento e controle de fluxo de caixa;
- Customer Relationship Management (CRM);
- Integração entre setores;
- Monitoramento de resultados.
Um ERP (Enterprise Resource Planning) se torna o grande aliado de empresas de diferentes portes; Com o controle e as informações obtidas através do software, você terá muito mais facilidade e segurança em suas tomadas de decisões.
Além disso, o ERP libera a sua equipe de funções que podem ser automatizadas. Os funcionários ganham tempo para se dedicarem ao que realmente importa: fidelizar clientes e captar mais audiência para o seu negócio.