O termo FAQ (Frequently Asked Questions) é traduzido como “Perguntas frequentes”. Trata-se, portanto, de um método para automatizar respostas para as perguntas mais comuns.
Antes mesmo da chegada do chatbot, essa estratégia já era utilizada com a finalidade de diminuir o volume de atendimento humano, desafogando os profissionais e agilizando o atendimento.
Mas, afinal, para que serve um FAQ?
O FAQ (Frequently Asked Questions) serve para que os clientes encontrem rapidamente as respostas para as perguntas frequentes. Então, são programadas respostas para os termos mais buscados pelos clientes.
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Como criar um FAQ?
Para criar um FAQ (Frequently Asked Questions) você precisa focar em algumas coisas essenciais:
1. Entender quais são os assuntos mais procurados;
2. Descobrir quais as dúvidas mais frequentes;
3. Definir categorias;
4. Criar respostas simples e objetivas para as questões.
Através desses passos você pode criar um FAQ (Frequently Asked Questions) de qualidade. No entanto, tenha atenção para que as respostas sejam muito claras e objetivas, exaurindo qualquer dúvida que o seu cliente eventualmente tenha.
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Diferenças entre FAQ, SAC e Q&A
Enquanto no FAQ são respondidas as perguntas frequentes de forma muito objetiva e pré-programada, no SAC o cliente tem um contato com um representante da marca.
Além de tirar dúvidas, esse canal também permite que se mande feedback por meio de reclamações, elogios e observações sobre a marca.
O SAC é essencial para gerar uma aproximação entre o público e a empresa e até mesmo para potencializar a relação e estimular a fidelização.
O que é Q&A?
Outra possibilidade é criar um Q&A, que é a sigla para “Questions and Answers”, ou “Perguntas e Respostas”. O Q&A funciona como uma espécie de fórum.
Nele, os internautas postam perguntas e outros podem respondê-las. Outra possibilidade é usar o Q&A ao final de uma palestra, por exemplo, em que você permite que os participantes façam perguntas objetivas ao palestrante.
Vantagens de um FAQ
Agora que você já sabe o que é um FAQ (Frequently Asked Questions) é hora de falarmos sobre suas principais vantagens. São elas:
1. Maior agilidade na resposta de perguntas frequentes;
2. Diminuição da fila de atendimento;
3. Liberação de funcionários para atenderem a outras demandas, entre outras.
De modo geral, o FAQ (Frequently Asked Questions) traz benefícios não somente para a sua empresa, mas também para o cliente e para todos os colaboradores. É uma estratégia essencial para quem quer se destacar no mercado.
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