Glossário de Customer Success e Customer Experience

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First Value (Primeiro Valor)

jornada do cliente é composta por várias – e importantes etapas. Uma delas é o First Value (Primeiro Valor). Trata-se da prática de orientação e acompanhamento do cliente ao utilizar um determinado produto. 

Pense bem: ainda que toda a experiência de compra tenha sido tranquila e agradável, se o cliente não conseguir ou não souber como usar corretamente o que ele adquiriu, tudo vai por água abaixo. 

O First Value tem como intenção justamente diminuir esses obstáculos e reduzir as chances de decepção do cliente quando já estiver com o produto em mãos. A ideia é oferecer a ele a melhor de todas as experiências. 

O pós-venda como estratégia

Embora seja importantíssimo dar atenção a todas as etapas iniciais de apresentação da marca, primeiros contatos e etc…cuidar de um pós-venda qualificado é essencial também! 

Todos os dias após a compra são importantes para que o cliente desfrute da melhor experiência. 

Leia mais: O que é Customer Success

First Value dentro do Onboarding

Mas, para além do entendimento de First Value Customer Success é importante compreender o sentido dessa estratégia dentro de uma ação de Onboarding. 

Onboarding é a etapa de implementação inicial do seu produto ou serviço em que você consegue atribuir valor ao seu produto, fazendo com que o cliente reconheça isso. Ele vai, de fato, “embarcar” na ideia de que a sua marca é a única capaz de prover determinada solução. 

Dentro do Onboarding existe o conceito de Time To First Value, traduzido como “Tempo até o primeiro valor” é identificado pela sigla TTFV.

TTFV faz referência ao intervalo que ocorre entre a compra de um determinado produto / serviço até o momento em que o cliente vai, de fato, usá-lo e se sentir plenamente satisfeito com a aquisição. 

É nesse intervalo que a métrica de First Value se aplica, entendendo qual é o tempo médio que a empresa leva para despertar essa noção de valor no cliente. 

Leia mais: O que é Customer Experience

Como identificar esses números?

De modo geral, First Value (Primeiro Valor) é um índice que precisa ser medido a partir da opinião de seu cliente. Por ter um aspecto meio subjetivo deve-se consultar o cliente para que ele dê a opinião a respeito do produto. 

Uma das melhores formas de fazer isso é entrar em contato após alguns dias da venda para entender se o cliente se sente satisfeito e se o produto ou serviço atendeu as expectativas por meio de pesquisas de satisfação.

O First Value (Primeiro Valor) é uma métrica importante para fidelizar clientes e descobrir meios de encantar cada vez mais a sua audiência. 
 

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