Framework pode ser traduzido como “estrutura de trabalho”. E é justamente isso o que a palavra representa. Trata-se de um conjunto de técnicas e/ ou ferramentas que têm como finalidade resolver o problema de um projeto específico.
Essa estrutura é formada por funções pré-estabelecidas que atuam e se moldam às necessidades da empresa. Portanto, não se trata de um método engessado, onde não cabem evoluções. Muito pelo contrário.
Para que servem os frameworks?
Uma empresa é composta por uma série de processos. Muitas vezes, esses processos variam de setor para setor, o que compromete piamente os resultados.
Os Frameworks atuam justamente numa nivelação de processos, fazendo com que eles sejam melhorados e aperfeiçoados, entregando, portanto, os melhores resultados aos clientes.
Leia mais: Customer Success Vs. Customer Experience
Exemplos de Frameworks
Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas como frameworks. Algumas das mais comuns são: a implantação de um business plan, a utilização da matriz SWAT, criação de OKRs (Objective and Key Results) etc.
Customer Success Framework
Dentro do conceito de Sucesso do Cliente é possível também incluir o Framework.
Para isso, é necessário pensar de fato na “estrutura” do sucesso do cliente analisando todas as etapas da jornada de compra e da jornada do cliente. No geral, essas jornadas são acontecem 6 passos:
1. Conscientização da marca;
2. Aquisição;
3. Integração do cliente;
4. Geração de valor;
5. Lealdade;
6. Expansão.
Em um mercado cada vez mais competitivo, compreender e otimizar todas essas etapas é fundamental para que a empresa se destaque e se torne relevante para a clientela.
Leia mais: Guia completo da Jornada do Cliente
Colaboração entre administração e tecnologia
O conceito de Business Framework entende que a atuação de uma boa administração depende de elementos tecnológicos de alto padrão.
Mas, eles precisam ser adaptáveis, precisam acompanhar a velocidade com que o mercado varia e se atualiza.
Por isso, os frameworks podem ser alterados e adaptados considerando as demandas de cada negócio. Através da implantação de Framework é possível apostar no que chamamos de Gestão Ágil.
Esse conceito busca otimizar tecnologicamente os processos para tornar a comunicação interna mais eficiente, uma gestão de projetos mais flexível e transparente, e resultados que estejam alinhados à expectativa do cliente.
Os frameworks são, portanto, as metodologias ágeis que permitem que os processos corporativos sejam otimizados e se tornem mais rápidos e eficientes.
Nesse sentido, ocorre a devida divisão de processos em tarefas menores e de curto período. Também são divididas equipes que trabalham de maneira paralela, mas que vão, em algum momento, se unir para a conclusão de um determinado objetivo.
Frameworks contribuem para que a sua empresa ganhe tempo, dinheiro e qualidade na entrega de cada resultado.