Glossário de Customer Success e Customer Experience

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Growth Hacking

De forma simplificada, podemos dizer que Growth Hacking é uma estratégia de crescimento ágil que muitas empresas têm adotado em todo o mundo. 

Se tem uma palavra que pode definir bem essa estratégia é: inovação. Ela foi desenvolvida justamente para sugerir uma gestão mais criativa, apostando em um marketing menos convencional. 

Como funciona Growth Hacking?

O Growth Hacking tem como principal objetivo estimular um crescimento acelerado da empresa. Isso é feito a partir de um profissional designado para tal, o Growth Hacker. 

Leia mais: Customer Success Growth: saiba o que é e como aplicar na sua empresa

O que faz um Growth Hacker?

O Growth Hacker é responsável por estabelecer ações que consigam gerar um crescimento escalonável. Portanto, a empresa ganhará mais sem gastar mais. 

Para isso, ele utiliza como base o chamado “Funil de Growth” que consiste nas seguintes etapas:

  • Aquisição: conquistar novos clientes
  • Ativação: entregar uma boa experiência inicial;
  • Retenção: fidelização dos clientes cativos nos passos anteriores;
  • Receita: gerar receita a partir desses novos clientes;
  • Indicação: os clientes se sentem tão satisfeitos que indicam o serviço para conhecidos. 

Pensando nessa estrutura, é papel do profissional de Growth Hacking propõe soluções que ajudem a empresa a avançar em cada uma das etapas do funil. 

Para isso, ele utiliza testes que coletam dados e mostram o comportamento do cliente através de experimentações constantes. 

Quanto ganha um profissional de Growth Hacking?

O salário de quem atua na área de Growth Hacking pode variar, é claro. Isso depende de sua experiência, preparo, e até mesmo do local em que está trabalhando. 

Porém, com base em dados do Glassdor o salário médio é R$ 4.975. Essa é uma remuneração bem boa em comparação a outros cargos de uma empresa. 

Growth Hacking em CS e CX

Não podemos falar sobre Growth Hacking significado sem citarmos a importância dessa estratégia dentro de uma ação de Customer Success ou Customer Experience.

Veja algumas dicas de como aplicar:

  • Teste sempre: Realize testes de processos e dados que já são familiares. Isso facilita bastante a coleta e análise dessas informações;
  • Menos é mais: Para começar, prefira realizar testes pequenos. Aumente a complexidade gradualmente, conforme se sinta mais acostumado com a estratégia;
  • Mantenha a frequência: a espinha dorsal de um Growth Hacking é o acúmulo e tratamento de resultados e dados. Mantenha a frequência utilizando testes que aumentem gradativamente os seus números. 

Embora sejam citados como estratégias separadas, Growth Hacking e CS ou CX podem funcionar muito melhores quando utilizados em parceria.

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