De forma simplificada, podemos dizer que Growth Hacking é uma estratégia de crescimento ágil que muitas empresas têm adotado em todo o mundo.
Se tem uma palavra que pode definir bem essa estratégia é: inovação. Ela foi desenvolvida justamente para sugerir uma gestão mais criativa, apostando em um marketing menos convencional.
Como funciona Growth Hacking?
O Growth Hacking tem como principal objetivo estimular um crescimento acelerado da empresa. Isso é feito a partir de um profissional designado para tal, o Growth Hacker.
Leia mais: Customer Success Growth: saiba o que é e como aplicar na sua empresa
O que faz um Growth Hacker?
O Growth Hacker é responsável por estabelecer ações que consigam gerar um crescimento escalonável. Portanto, a empresa ganhará mais sem gastar mais.
Para isso, ele utiliza como base o chamado “Funil de Growth” que consiste nas seguintes etapas:
- Aquisição: conquistar novos clientes
- Ativação: entregar uma boa experiência inicial;
- Retenção: fidelização dos clientes cativos nos passos anteriores;
- Receita: gerar receita a partir desses novos clientes;
- Indicação: os clientes se sentem tão satisfeitos que indicam o serviço para conhecidos.
Pensando nessa estrutura, é papel do profissional de Growth Hacking propõe soluções que ajudem a empresa a avançar em cada uma das etapas do funil.
Para isso, ele utiliza testes que coletam dados e mostram o comportamento do cliente através de experimentações constantes.
Quanto ganha um profissional de Growth Hacking?
O salário de quem atua na área de Growth Hacking pode variar, é claro. Isso depende de sua experiência, preparo, e até mesmo do local em que está trabalhando.
Porém, com base em dados do Glassdor o salário médio é R$ 4.975. Essa é uma remuneração bem boa em comparação a outros cargos de uma empresa.
Growth Hacking em CS e CX
Não podemos falar sobre Growth Hacking significado sem citarmos a importância dessa estratégia dentro de uma ação de Customer Success ou Customer Experience.
Veja algumas dicas de como aplicar:
- Teste sempre: Realize testes de processos e dados que já são familiares. Isso facilita bastante a coleta e análise dessas informações;
- Menos é mais: Para começar, prefira realizar testes pequenos. Aumente a complexidade gradualmente, conforme se sinta mais acostumado com a estratégia;
- Mantenha a frequência: a espinha dorsal de um Growth Hacking é o acúmulo e tratamento de resultados e dados. Mantenha a frequência utilizando testes que aumentem gradativamente os seus números.
Embora sejam citados como estratégias separadas, Growth Hacking e CS ou CX podem funcionar muito melhores quando utilizados em parceria.