Lagging indicators é uma métrica usada especialmente para analisar o passado de sua empresa. A partir de um levantamento do que já aconteceu, esse método permite que você defina novas estratégias.
Também conhecidos como “indicadores Lagging”, eles muitas vezes são definidos como indicadores de resultados, já que lidam com informações concretas e mensuráveis. Entenda a seguir como usar e qual é a sua utilidade na empresa.
Leia mais: Leading e Lagging Indicator: quais a diferenças e para que servem?
Lagging indicators x Leading indicators
Ao pesquisar sobre esse termo você pode encontrar muitos conteúdos que citam um outro conceito, o de leading indicator. Podemos dizer que são complementares, embora lidem com dados opostos.
Enquanto o lagging indicator analisa aquilo que já passou, portanto, dados concretos, o leading se vale dessas informações para traçar uma projeção, uma espécie de previsão sobre o que está por vir.
Em geral eles são usados em parceria para definir os resultados futuros. Afinal, analisando o que passou fica mais fácil identificar os pontos fortes e fracos e concluir novas decisões para o que está por vir.
Exemplos de lagging indicators
Há uma série de métricas do passado que podem ser analisadas para checar uma decisão sobre o futuro de sua empresa. Dentre os lagging indicators mais utilizados estão:
Taxa de Churn: taxa que aponta o número de cancelamentos e downgrades que comprometem a receita recorrente de uma empresa, sendo especialmente interessante para SaaS.
Crescimento: através de uma análise criteriosa sobre os indicadores de crescimento do passado também é possível alcançar algumas previsões para o futuro. Retenção, churn, cross-sell e upsell são alguns dos leadings indicators que quando devidamente utilizados podem estimular a taxa de crescimento.
Renovação: a quantidade de clientes que renovam com os seus serviços também pode dar uma visão mais segura a respeito da satisfação deles.
É importante entender que lagging e leading indicators estão relacionados de muitas formas. O leading indicator surge a partir de uma boa definição e lagging indicator. Portanto, só é possível acertar no futuro se olharmos com atenção para o passado.
Leia mais: Melhores cursos de Customer Success e Customer Experience
A importância de olhar para os lagging indicators
Olhar para os lagging indicators é muito importante. Os números comunicam muito sobre sua empresa e nesse caso são dados concretos, que já aconteceram, e que, portanto, oferecem um material valioso para análise.
Tudo aquilo que pode ser contabilizado em uma métrica pode entrar em sua estratégia de análise de lagging indicators.
Portanto, número de vendas, número de leads, número de acessos em um site são alguns dos dados aos quais você pode recorrer para buscar decisões mais assertivas e que garantam o sucesso do seu negócio.
Saiba mais sobre indicadores de Sucesso do Cliente no curso gratuito de Customer Success da CS Academy.