Um bom líder é capaz de estimular a equipe e incentivar os melhores resultados. Há tempos o estereótipo do líder de perfil mais agressivo vem sendo questionado, sobretudo por empresas que apostam em uma cultura Customer Centric.
Entender qual é o perfil ideal para a sua empresa é um dos pontos fundamentais. Por isso preparamos esse guia rápido com informações fundamentais sobre o que é um líder Customer Centric.
O que é um líder Customer Centric?
O líder Customer Centric trabalha continuamente no engajamento de sua equipe. Duas características em especial se destacam nesse profissional: a comunicação não violenta e a empatia.
Comunicação não violenta:
Essa comunicação é mais eficaz e mais empática, tendo como foco principal o diálogo. Portanto, o líder deve ouvir seus subordinados e o próprio cliente com a finalidade de identificar demandas e necessidades.
Empatia:
Uma escuta empática sugere não somente se comover com a dor do outro, mas também se colocar no lugar e, a partir disso, agir como gostaria que fosse com você.
O líder Customer Centric deve sempre adotar esse papel, compreendendo as dores e necessidades dos clientes e propondo soluções que tenham como finalidade entregar a satisfação do público.
Ele também deve se preocupar com o que chamamos de Employee Experience, ou seja, experiência do funcionário. Afinal, uma equipe insatisfeita não é capaz de manter um público cativo.
Benefício de um líder Customer Centric
Essa liderança te como principal foco o bem-estar do cliente. Alguns dos principais benefícios obtidos com isso são:
Melhora na reputação da empresa;
Satisfação do cliente;
Vantagem competitiva;
Diminuição na taxa de Churn;
Aumento do ROI.
Como você pode notar, são benefícios que englobam não somente a receita, mas também o valor proporcionado pela experiência com a empresa. Dessa forma, é possível criar uma legião de consumidores satisfeitos e interessados em gastar mais.
Como se tornar um líder com esse perfil?
A liderança Customer Centric pode, sim, ser aprendida. Existem algumas características que precisam ser desenvolvidas para isso. Esse líder precisa:
Ouvir o cliente, sempre;
Ser empático;
Guias suas soluções baseando-se em dados;
Promover o trabalho em equipe e o bem-estar organizacional;
Manter boa relação com os colaboradores;
Usar métricas para verificar o sucesso do cliente.
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