O NVS, Net Value Score, foi criado em 1998 por uma companhia de pesquisas de mercado britânica especializada em métricas para B2B. Até hoje, porém, é uma medição extremamente importante.
O seu principal objetivo é medir e propor melhorias que elevem o valor da marca. Basicamente, ele cruza informações sobre o valor entregue e o preço pago em comparação com a concorrência.
Como calcular o (NVS) Net Value Score?
A melhor forma de calcular o NVS é através de pesquisas que envolvam a opinião de seus clientes. Para isso, é preciso se valer de uma pergunta simples e objetiva, tal como:
“Como você classifica a EMPRESA sobre o valor do que é oferecido em comparação ao valor oferecido por concorrentes de produtos/serviços similares?”
Então, você usará as seguintes alternativas como possibilidade de respostas:
Significativamente melhor;
Um pouco melhor;
Nem melhor, nem pior;
Um pouco pior;
Significativamente pior.
Em seguida, é preciso fazer o seguinte:
- Dobre a porcentagem das respostas de “Significativamente melhor” e as de “Significativamente pior”;
- Some o resultado de “Significativamente melhor” ao percentual de “Um pouco melhor”
- Some o resultado do item “2” ao percentual do “Um pouco pior”.
- Agora é só subtrair o valor total de detratores pelo valor total de promotores e dividir o valor por dois.
A conta fica assim:
NVS = (% significativamente melhor x 2 + % um pouco melhor – % significativamente pior x 2 + % um pouco pior) / 2.
Entenda os resultados
Uma vez que você chegue a um resultado de NVS é hora de entender o quão bom ou ruim isso pode parecer. Então, veja quais são as classificações.
O NVS pode variar de -100 até 100. As pontuações têm os seguintes valores:
+ 60: Excepcional!
Entre 40 e 59: Excelente;
Entre 30 e 39: Bom;
Entre 20 a 29: Moderado (pode ser melhor);
Menos de 29: Ruim (PRECISA melhorar).
Acompanhando essa métrica você consegue entender qual é a percepção de valor de sua empresa e pode definir estratégias para melhorar isso, o que impacta diretamente no valor cobrado pelo serviço/produto.
Uma vez com o resultado em mãos, é hora de analisar o que pode ser feito para positivar a opinião do cliente e, consequentemente, gerar mais lucro para a sua empresa.
Pode parecer complexo, mas medir o NVS, Net Value Score, é fundamental para melhorar a experiência do cliente e até mesmo tornar a sua empresa mais competitiva e qualificada no mercado.
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