Ter um olhar mais atento e cuidadoso para os seus parceiros é uma estratégia de crescimento. Estamos falando especificamente do PCS (Partner Customer Success), um termo que tem ganhado cada vez mais a atenção dos empresários.
Partner Success pode ser traduzido como “Parceiro de Sucesso”. É justamente isso que o seu significado nos remete: um sucesso que é obtido a partir de boas parcerias e alinhamento de propósitos.
O que faz um parceiro de vendas?
Um PCS (Partner Customer Success) deve garantir o sucesso das parcerias. Portanto, ele administra e gerencia essas relações, provendo informações e suporte que garanta o sucesso do parceiro.
Sites de market place como Mercado Livre e Shopee dependem do sucesso dos seus parceiros para que eles próprios obtenham os resultados esperados. Caso contrário, ninguém atinge metas e conquista o que almeja.
Nessas circunstâncias, tem um PCS (Partner Customer Success), por exemplo, é algo crucial. Se trata de um profissional que se dedica exclusivamente a essas relações e garante que todos os lados obtenham bons resultados.
Leia mais: O que é Customer Success?
Jornada do parceiro de vendas
Assim como há a jornada do cliente, há a jornada do parceiro de vendas. Ela é dividida em 4 etapas e vamos elencar e explicar cada uma delas agora.
- O início: Nessa etapa é preciso atrair os melhores parceiros considerando ideais, metas, relevância e compatibilidade.
- Ganho de relevância: aqui os parceiros começam efetivamente a gerar receita. É importante pensar em estratégias que ajudem a superar essa etapa, como treinos e cursos que preparem melhor os parceiros para as vendas.
- Aceleração: Aqui você consegue analisar quais parceiros e comportamentos deram resultados. É hora de pensar em meios de fortalecer isso e estimular ainda mais o Partner Success;
- Maturação: a relação da parceria está madura. Agora é hora de medir isso corretamente, definindo quais métricas são mais adequadas para avaliar o estágio de seus parceiros.
A jornada do parceiro é fundamental para acompanhar o desempenho dessas figuras e o quanto essa relação de parceria tem dado resultados para a sua marca.
Quanto ganha um Partner Success
Segundo dados coletados no Glassdor, o Partner Success, profissional que assegura e acompanha o sucesso das parcerias, ganha em média R$ 5.000,00 no Brasil.
No entanto, vale a pena ressaltar que esse valor pode variar de acordo com experiência, preparo técnico e região do país em que se encontra.
Mas, ainda assim, falamos de um salário bastante interessante e que supera muitas bases de remuneração no Brasil.
Ser um PCS (Partner Customer Success) pode ser a solução para quem procura uma função com bom salário e que está em plena expansão no país.