Para entender o que significa PSM (Partner Success Manager) é importante compreender como funciona um modelo de vendas de canais de parceiros.
Como o nome sugere, canais de parceiros é uma estratégia em que parte de sua operação é terceirizada. Isso pode ocorrer dentro de qualquer departamento, incluído setores como marketing, vendas, ou até Customer Experience.
Nesse caso, buscando melhorar os resultados, a empresa repassa alguns serviços bem específicos para uma equipe especializada.
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O que faz um PSM (Partner Success Manager)
Dentro desse contexto temos o PSM (Partner Success Manager). Esse é o profissional responsável por alinhar os serviços prestados por esses canais parceiros com aqueles oferecidos pela sua marca.
Afinal, para o cliente não há diferenciação: vocês são todos parte de uma mesma equipe a quem ele confiou algum tipo de serviço. Alinhar isso requer também que você alinhe à cultura de Customer Success.
Mais do que isso, o Partner Success Manager tem como finalidade garantir o sucesso do próprio parceiro também. Ele deve gerenciar essa relação para que todos obtenham sucesso, o que trará resultados em diferentes instâncias.
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Quais são os benefícios de uma estratégia de PSM
Trabalhar com parceiros têm inúmeros benefícios. O principal deles é a economia, já que terceirizar serviços custa bem menos do que manter profissionais contratados em sua empresa.
Porém, uma das maiores dificuldades com parcerias e terceirização é garantir uma qualidade nivelada de serviços e manter uma boa relação com os contratos.
Afinal, você está lidando com outra empresa, outros profissionais e outras culturas empresariais. É isso que o profissional de PSM (Partner Success Manager) soluciona.
Ele identifica quais parceiros podem ter o mesmo cuidado que a sua empresa e podem adotar estratégias de Customer Success para melhorar a experiência do cliente.
Além disso, ele media negociações e garante a boa relação com o parceiro, evitando conflitos e sempre tentando equilibrar os ideais para que se construa uma convivência sólida e duradoura.
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Mais benefícios para o cliente
Com esse alinhamento de pensamentos, o cliente tem o conforto e a garantia de ter o melhor atendimento e o melhor serviço em qualquer circunstância.
Uma gestão adequada focada no sucesso de parceiros eleva a experiência de clientes internos e externos de maneira ágil e eficiente.
É justamente o que fez o blog ContaAzul ao criar um programa de parcerias que presta mentoria para que os contadores do Blog tenham o sucesso almejado e, consequentemente, ofereçam serviços cada vez melhores ao cliente final.
É assim que atua um PSM (Partner Success Manager).
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