VocĂȘ sabia que existem empresas que nunca param de faturar? Esses sĂŁo negĂłcios que geram receita de recorrĂȘncia, ou seja, uma receita constante e segura, que garante um determinado valor mensal para o caixa.
Podemos dizer que esse Ă© um modelo que representa uma espĂ©cie de fenĂŽmeno no mundo dos negĂłcios. AlĂ©m de garantir o fluxo de caixa, a recorrĂȘncia fideliza clientes e permite um crescimento escalonĂĄvel.Â
O que Ă© recorrĂȘncia?
RecorrĂȘncia nada mais Ă© do que uma venda que acontece de maneira contĂnua. Ela se dĂĄ atravĂ©s de assinatura ou planos e mensalidades de determinados serviços. Portanto, se a sua empresa trabalha com contratos de longo prazo ela tambĂ©m atua com economia recorrente.Â
Inovação/tecnologia na receita recorrente
Ă praticamente desatrelar a recorrĂȘncia de artefatos tecnolĂłgicos e um perfil inovador. Afinal, esse tipo de serviço baseado em contratos de longo prazo ou assinaturas tĂȘm como finalidade facilitar a vida do consumidor e proporcionar mais conforto.
Ă simples: se o cliente gosta do serviço e tem certeza de que quer consumi-lo por um perĂodo grande, nĂŁo hĂĄ necessidade de dar a ele o trabalho de renovar frequentemente. Basta oferecer um pacote de assinatura ou um plano que garanta o uso pelo perĂodo estipulado.
Isso Ă© feito atravĂ©s de softwares que permitem esse acesso continuo, garantem as atualizaçÔes necessĂĄrias para uso e, alĂ©m disso, proporcionam novas experiĂȘncias durante esse perĂodo de uso, mantendo assim o usuĂĄrio interessado pela marca.
Também podemos destacar a importùncia de adotar um software de cobrança que seja seguro e que garanta esse pagamento mensal, mantendo a assinatura do cliente ativa pelo tempo contratado.
MĂ©tricas de Recurring
O faturamento recorrente requer um acompanhamento assĂduo de seu desempenho. Afinal, a empresa jĂĄ conta com esse valor pelo perĂodo contratado e Ă© importante ter certeza de que tudo ocorre bem durante esse tempo. As principais mĂ©tricas para esse tipo de negĂłcio sĂŁo:
MRR (Monthly Recurring Revenue) â Receita Recorrente Mensal: mĂ©trica que analisa quais sĂŁo os ganhos recorrentes de uma empresa no perĂodo mensal;
ARR (Anual Recurring Revenue) â Receita Recorrente Anual:Â jĂĄ nesse caso o cĂĄlculo Ă© feito para analisar o ganho recorrente no perĂodo de um ano.Â
Exemplos de empresas nesse modelo
Existem muitas empresas que atualmente trabalham com o serviço de Receita de recorrĂȘncia. Alguns exemplos vice com certeza conhece e provavelmente tambĂ©m consome. SĂŁo eles:
Netflix;
Spotify;
SmartFit;
Adobe;
TAG livros, entre outras.Â
SĂŁo empresas que oferecem serviços de assinatura, contratos de longo prazo e que com isso garantem o esses clientes pagantes por um determinado perĂodo. A recorrĂȘncia Ă© um caminho moderno, rentĂĄvel e cada vez mais interessante para os negĂłcios.