A renovação de contratos pode se tornar um desafio para as empresas. Estabelecer estratégias para que os clientes permaneçam consumindo com a marca é um dos pontos fundamentais para qualquer estratégia de crescimento e fidelização.
Pesquisas apontam que conquistar um novo cliente pode custar até 7 vezes mais caro do que manter aqueles que você já tem. Pensando nisso, vale a pena pesquisar e entender mais sobre o processo de renovação.
Dicas para aumentar as chances de renovação
É um erro tratar a renovação como algo orgânico, sem pensar em ações que estimulem isso. Por isso separamos algumas dicas para que você aumente as possibilidades de fidelizar e renovar clientes.
Contratos longos:
Comece a pensar na possibilidade de fechar contratos mais longos. Você pode migrar do mensal para o trimestral e ao fim para o contrato por ano. Assim você garante essa parceria por um período maior e tem mais tempo para encantar o seu cliente.
Analise o cliente:
Analise o seu cliente constantemente identificando as demandas e reais necessidades. Afinal, esse cliente muda e suas expectativas com relação ao serviço prestado também. Métricas que ajudam a interpretar o sucesso do cliente podem ajudar bastante nesse sentido.
Alinhe expectativas:
As expectativas também precisam ser alinhadas para que a renovação aconteça. Para isso, procure ouvir o seu cliente e leve em consideração as opiniões e os feedbacks fornecidos por ele.
Se as expectativas não são alinhadas o cliente acaba esperando um resultado que nem sempre a sua marca pode realmente entregar. Com isso vem a frustração e o cancelamento.
Importância da renovação para a empresa
Além do fator econômico, já que manter clientes é mais barato do que prospectar novos, você também deve considerar que clientes antigos evoluem melhor na sua jornada. Por isso, eles acabam aproveitando mais o serviço e consequentemente ajudam a divulgar o serviço.
Benefícios da renovação de contrato
Os benefícios em manter uma alta taxa de renovação são inúmeros. O principal deles é a possibilidade de criar uma receita recorrente, o que traz mais segurança e conforto financeiro para o seu negócio.
Para empresas de SaaS isso é ainda mais importante, já que esse modelo sobrevive especialmente de assinaturas.
Além disso, a renovação permite que você continue trabalhando com clientes que já conhece, cujas expectativas são mais claras e a comunicação mais fluída e familiar para ambos os lados.