Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

Saas (Software as a Service)

Saas (Software as a service) é o termo em inglês para “Software como Serviço”. Ele define uma tecnologia que disponibiliza serviços de softwares que podem ser acessados remotamente, seja através de computadores ou outros dispositivos. 

Pode parecer complexo, mas a verdade é que esse tipo de serviço está presente na vida da maioria das pessoas atualmente. 

Ainda que você desconheça o termo, verá, no decorrer desse conteúdo, que já teve muito contato com Saas (Software as a service). 

Como funciona o Saas (Software as a service)?

O grande trunfo de um Saas (Software as a service) é que para utilizá-lo não há necessidade de comprar o software ou mesmo realizar manutenções e atualizações. 

Na verdade, tudo o que a sua empresa precisa é de uma conexão boa com a internet. Isso será suficiente para utilizar o serviço que permanece disponível em um endereço na web. 

Então, utilizando senha e login você consegue acessar a conta e fazer uso sem necessidade de ser “dono” do software. A empresa responsável por ele é que mantém as atualizações e funcionalidades. 

Principais benefícios 

Os benefícios de um Software as a service são muitos. Vamos listar alguns dos principais para que você entenda melhor. 

1. Baixo custo:

A começar pelo custo, um Software as a service se destaca em relação a outros modelos. Isso porque, como dito anteriormente, o acesso a ele é remoto, sem necessidade de instalação e/ ou manutenção em seu computador. 

Geralmente é cobrada uma mensalidade de custo reduzido para que o serviço permaneça disponível. 

Facilidades de upgrades:

Sem a necessidade de atualizá-lo, o upgrade é feito pela empresa provedora de forma automática, garantindo a qualidade e a atualização do serviço de maneira segura e rápida. 

Integração simplificada:

Também podemos destacar que um SaaS possui uma integração simplificada. Na maioria das vezes é possível dimensioná-lo conforme as suas necessidades. 

Há ainda provedores que podem ser personalizados e que conseguem se integrar facilmente a aplicativos e outros serviços que sua empresa utilize. 

Leia mais: Customer Success B2B e B2C: quais as diferenças?

Exemplos de SaaS

Alguns exemplos de Software as Service que você com certeza conhece são os streamings e armazenamentos em nuvem. Marcas como Netflix e Google Drive utilizam essa tecnologia. 

Por isso o serviço – que para você utilizar de maneira particular demandaria o desenvolvimento de um software caríssimo – funciona perfeitamente bem na internet. 

Podemos dizer que SaaS é o futuro do TI. A tendência é que esse modelo ganhe cada vez mais espaço e conquiste cada vez mais marcas e empresas. 

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric: