Scorecards é uma metodologia de análise de estratégias para empresas que tem como principal função ajudar na organização de planos a longo prazo.
Essa é uma ação essencial para auxiliar não somente na demanda de tarefas como também para a concretização de planos de crescimento empresarial.
Entender como funciona e como usar Scorecards pode ser o ponto chave para o sucesso do seu negócio.
Como funciona o Scorecards?
Também conhecido como BSC (Balanced Scorecard), a tradução do termo para o português é “Indicadores Balanceados de Desempenho”.
Sabemos que para crescer uma empresa precisa pensar em seus ativos financeiros. Porém, isso não é o suficiente para garantir sucesso no mercado. Os Scorecards sugerem uma análise mais ampla que engloba diversos fatores.
Leia mais: Customer Experience: conceitos, como melhorar e ferramentas
O que pode ser analisado com os Scorecards
Finanças:
O Scorecards entende que não há somente questões financeiras que são fundamentais para o funcionamento de uma empresa. Porém, elas também são cruciais.
Então, é preciso olhar com atenção para as suas perspectivas nesse sentido. Então, considerando as expectativas de seus investidores é hora de olhar para as perspectivas financeiras em curto, médio e longo prazo da empresa.
Para isso, use métricas como Retorno sobre Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e outras.
Leia mais: 4 principais métricas de Customer Success
Clientes:
Outra análise importante é com relação aos clientes. Para criar bons Scorecards você deve pensar em como manter a clientela e conquistar mais público daqui um tempo.
Para isso, analise taxas como Retenção de clientes e Aquisição de clientes, pensando em estratégias para ambas.
Processos internos:
Os processos internos impactam – e muito – a sua produção. Entenda quais requerem melhorias e aperfeiçoamento e trace estratégias para obter melhores resultados com eles.
Meça questões como Produtividade, Atendimento ao cliente e pós-venda e Compliance.
Aprendizado e crescimento:
Por fim, defina estratégias para crescimento e aprendizado. Pense em treinamentos e código interno que possam ajudar a sua equipe a entregar melhores resultados.
Para isso, analise o clima organizacional e proporcione um ambiente de trabalho de qualidade para a sua equipe, garantindo a satisfação dos colaboradores.
Monte o seu Scorecard
Com esses e outros dados reunidos é hora de criar um mural visual onde possa entender todas as informações coletadas e as ações definidas para as melhorias.
Uma planilha simples no Excel pode lhe ajudar a montar esse quadro visual. Em último caso, os bons e velhos post-its servem muito bem.
Os Scorecards podem atuar em suas estratégias de CX e CS proporcionando uma visão mais ampla e otimizada das estratégias e perspectivas que podem ajudar na melhoria da experiência do cliente.
Uma ferramenta simples e prática que pode impulsionar o crescimento empresarial de maneira verdadeiramente expoente.