Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

Soft Skills

Soft Skills são as habilidades que uma pessoa tem e que se refletem tanto em suas relações sociais quanto com relação a suas emoções e autoconhecimento. Elas são divididas em internas e externas. 

O termo Soft skill refere-se às habilidades “finas”, aquelas que vão além do currículo, que são baseadas na maneira como o indivíduo se comunica, se comporta e age em determinadas situações. 

Leia mais: Melhores cursos de Customer Success e Customer Experience

Quais são as Soft skills?

Existem inúmeras soft skills que podem ser desenvolvidas e aprimoradas em uma pessoa. Aqui listamos alguns exemplos para que você compreenda mais claramente quais são essas habilidades. 

Comunicação: 

Ter uma boa comunicação é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. Isso engloba não somente falar, mas também ter a capacidade de ouvir os outros e compreender as suas demandas. A boa comunicação facilita a relação com clientes, fornecedores, colegas, equipe etc.

Leia mais: Como se comunicar com clientes que cancelaram

Raciocínio e pensamento crítico:

Ter a capacidade de analisar uma situação e tomar as melhores decisões é algo crucial. Por isso, uma análise crítica é algo tão importante e extremamente valorizado dentro das empresas. 

Trabalho em equipe:

Saber trabalhar em equipe faz toda a diferença para as relações profissionais. Ainda que você eventualmente trabalhe “sozinho”, saber compartilhar informações e manter uma boa relação é essencial. 

Leia mais: Como ser um líder Customer Centric?

Ética profissional:

De nada adianta ser um profissional tecnicamente qualificado se você não tiver a ética profissional necessária para atuar em uma empresa. Um comportamento ético é extremamente importante em qualquer nicho de atuação.

As Soft Skills mais valorizadas pelo mercado, segundo a Forbes

Segundo a revista Forbes, há uma série de soft skills que são amplamente valorizadas pelo mercado além dessas que já citamos. Veja uma lista com as principais. 

Pensamento criativo:

A criatividade, nesse caso, é usada para propor soluções e ideias para a rotina empresarial. Essa é uma habilidade que pode ser adquirida com o tempo, mas inegavelmente pessoas que a dominam naturalmente são bastante valorizadas. 

Resiliência:

Resiliência é a capacidade de se reerguer após um grande problema, um verdadeiro tombo. É importante dizer que não se trata apenas de força, mas de controle emocional e equilíbrio psicológico, que permitam “fazer o que tem que ser feito” mesmo quando o cenário para isso é hostil. 

Empatia:

Profissionais empáticos demonstram maior facilidade em lidar com o público, solucionar problemas e trabalhar em equipe. Se trata de uma das soft skills mais importantes para líderes e gestores. 

Essas são algumas das qualidades mais importantes e que são muito requisitadas no mercado de trabalho. Desenvolvê-las e reforçá-las durante sua jornada é essencial para conquistar as melhores vagas.

Leia mais: Empatia pelo cliente em 5 passos 

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric: