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Ticket Médio

Controlar e medir o desempenho de sua empresa é algo fundamental para o crescimento saudável do negócio. Nesse sentido, saber calcular o ticket médio é um dos pontos mais importantes. 

Esse é um importante indicador que nos oferece dados importantes a respeito do comportamento de compra de seu cliente. 

Através de uma análise bem feita e criteriosa do ticket médio é possível definir estratégias para aumentar o faturamento e melhorar o fluxo de caixa. Vamos entender mais a seguir. 

O que é o Ticket Médio?

Ticket médio nada mais é do que o cálculo do valor médio gasto por um cliente com a sua marca. 

Essa é uma métrica que funciona melhor quando analisada com certa frequência. Assim você consegue gerar um histórico e entender como foi o consumo do cliente em um determinado período. 

Leia mais: Lifetime Value: como calcular o ciclo de vida do cliente?

Veja como calcular

Não é difícil chegar ao ticket médio de sua empresa. A seguir, veja como deve ser feita essa conta. 

Para obter o resultado você precisa o valor total (faturamento) pelo número de clientes. Mas, atenção: deve-se considerar apenas os clientes que estão ativos. A equação é:

Ticket médio (TM) = valor total (VT) / n° de clientes (C)

Se você tem 100 clientes ativos e faturou 10 mil reais, então a conta seria: TM = 10.000 / 100 = 100. 

Portanto, o seu ticket médio – ou seja, a quantidade média que os clientes gastam em sua empresa é de R$100,00.

Esse valor é bom ou ruim?

Naturalmente, de nada adianta entender qual é o ticket médio se você não souber como usar esse índice. É aqui que entra a importância do histórico. Ele servirá para analisar se houve um aumento ou uma queda no valor médio gasto. 

Caso você perceba que os tickets se mantêm estáveis ou em queda é hora de tomar uma providência para mudar o cenário. Afinal, a ideia é elevar isso. 

Analise a sua concorrência:

Outra ideia interessante para medir o quão bom está o seu ticket médio é analisar o TM da sua concorrência. Mas, essa análise não deve ter serventia isoladamente. 

Afinal, as empresas têm comportamentos diferentes e têm relevância diferentes no mercado. Analisar a concorrência lhe dá uma ideia de como está o mercado, mas não serve como base única para as suas estratégias, ok?

Manter a atenção no ticket médio pode lhe fornecer ferramentas para estruturar ações de melhorias e, quem sabe, aumentar o seu faturamento de forma bastante expressiva. 

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