Time To Value é o termo em inglês para “tempo de Valorizar”. Ele diz respeito justamente ao tempo médio que leva para que um novo lead identifique o valor de seu produto/ serviço.
Quando uma pessoa adquire algo novo, ela precisa experimentar e obter uma certa conexão com aquilo para compreender o valor que carrega.
Por isso, o TTV – Time to Value – considera não somente a etapa da compra como crucial. Na verdade, essa métrica pretende entender o tempo de valorização durante a prospecção e qualificação dos leads até o onboarding – no início do período de uso da solução.
A importância do Time to Value para SaaS
No mercado de SaaS o Time to value é especialmente importante. Isso porque nesses negócios muitas vezes o cliente inicia a experiência com modelos gratuitos.
Nesse caso, há uma corrida contra o tempo para que o cliente aprenda a usar a ferramenta e desfrute de todos os seus melhores benefícios antes do vencimento da assinatura gratuita. Assim aumentam as chances de um upgrade para a versão paga.
Tipos de TTV
Existem diferentes tipos de TTV que você pode analisar. Aqui listamos alguns com base no conteúdo original publicado pelo UserGuiding.
Tempo de Valor Básico:
O primeiro Time to Value que vamos apresentar é o tempo de valor básico. Ele se refere aquele primeiro contato do cliente com a solução e o tempo que ele leva para entender o valor básico de seu produto.
Geralmente isso ocorre durante a experiência free. Então, o período entre a inscrição de interesse e o recebimento do material para uso precisa ser reduzido para que o TTV básico também diminua.
1. Tempo para aumentar o valor:
O segundo tempo medido é aquele que o lead leva para experimentar o pacote básico ou gratuito e entender que há mais a ser extraído, partindo assim para a versão para do serviço.
2. Tempo elevado de valorização:
Nesse caso o Time To Value leva mais tempo para ocorrer porque a própria experiência do cliente requer semanas ou meses para ser completamente integrada à sua solução.
3. Tempo curto ou imediato de valorização:
Por fim, há o TTV curto ou imediato. Ele ocorre em situações em que o produto ou serviço oferecido é aproveitado integralmente imediatamente.
A grande questão a respeito do Time To Value é que a sua empresa precisa ser mais ágil que a concorrência nesse despertar de valorização. Afinal, o cliente escolherá aquele serviço que atingir e exceder as suas expectativas mais rapidamente.
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