O termo upsell é frequentemente citado em conteúdos referentes a estratégias de venda e gestão qualificada. Mas, afinal, o que significa isso?
Literalmente, upsell significa “aumento de vendas”, algo que indica uma “subida” nos números de seu negócio. Mas, é preciso se aprofundar um pouco mais para entender exatamente o seu conceito e aplicação.
Como funciona o Upsell?
A ideia de Upsell é estimular o seu cliente a subir de pacote, consumindo uma versão mais sofisticada do seu serviço. Naturalmente, isso traz junto um valor mais alto que gera receita para a empresa.
Essa é uma das formas mais eficientes de aumentar o ticket médio de sua clientela. É importante entender que o upsell aborda justamente aqueles clientes que tendem a adquirir a versão mais em conta ou que se mantém estagnados no serviço.
Você com certeza já ouviu uma oferta de “cobertura extra por 1 real?” em algum fast food. Pois bem: essa é a versão mais tradicional de upsell.
Leia mais: Upsell, Upgrade e Cross sell, como crescer receita sem fazer novas vendas
Upsell em empresas de software
Mas, saindo das cozinhas de comida rápida, o upsell serve perfeitamente bem para estratégias de marketing e vendas voltadas para empresas que fornecem softwares.
Como ocorre?
Existem inúmeras maneiras de aplicar upsell nesse sentido. Mas, algumas das mais tradicionais oferecem um teste gratuito por um determinado período e após isso um valor promocional para contrato do pacote.
Ou, ainda, a junção de dois serviços por um preço mais em conta, mas que é maior do que o pacote básico – como fazem marcas como GloboPlay e Disney+. Aliás, os streamings são verdadeiros líderes em estratégias e upsell.
Leia mais: 7 poderosas estratégias de upsell e cross-sell
Upsell e Cross-sell são a mesma coisa?
Frequentemente confundidos, cross-sell e upsell são conceitos bem diferentes e vamos explicar por quê.
Enquanto o upsell pretende aumentar o ticket oferecendo serviços variados, o cross-sell faz isso adicionando algo que tem relação com aquilo que o cliente já adquiriu. A segunda estratégia visa melhorar a experiência.
Por exemplo, o cliente compra um blu-ray e você oferece junto um aparelho home theater que vai complementar aquele uso.
Já no upsell o ideal seria oferecer a ele um aparelho melhor, que traga mais funções, mais qualidade e que tenha um custo mais alto para aquisição.
É importante ressaltar que as estratégias de upsell são pautadas sempre em bons argumentos que mostrem quais são as vantagens em elevar o pacote/ serviço.
Dominar essa estratégia é fundamental para quem quer se destacar em vendas. Por isso, estude e aplique upsell em sua empresa.